Além da opção de fazer um consórcio ou comprar à vista, adquirir um apartamento financiado direto com a construtora é uma das maneiras de conquistar um imóvel. Esse é um método que conta com características definidas, assim como vantagens e desvantagens, pois se trata de uma espécie de empréstimo.

Saiba que essa operação de crédito precisa ser aprovada e acaba seguindo as normas financeiras específicas de cada tipo de construtora. Por isso, se você quer entender melhor sobre como financiar um apartamento, continue lendo esse conteúdo exclusivo do Blog do Meu Imóvel.

Como comprar um apartamento financiado direto com a construtora?

prestação de contasSe você quer comprar um apartamento direto com a construtora, a primeira condição que deve conhecer é que cada empresa realiza a estrutura da própria transação. Não existe um formato definido, então algumas apenas financiam imóveis novos durante a construção, servindo para quem quer comprar um imóvel na planta.

Certas construtoras tornam as condições mais flexíveis, podendo personalizá-las de acordo com o perfil e o objetivo dos clientes. Vale lembrar que o processo para comprar apartamento financiado direto com a construtora é muito parecido com o financiamento feito com as instituições financeiras.

Isso acontece porque as construtoras procuram pela garantia de que a operação tenha o mínimo de risco possível para o andamento das obras. Você pode contatar a empresa para conhecer as condições, as formas de pagamento, as taxas e os prazos da entrega das documentações necessárias desse financiamento.

Quais são as principais vantagens e desvantagens desse tipo de financiamento?

Uma vantagem do apartamento financiado direto com a construtora é que não há cobrança durante o tempo em que o empreendimento está sendo construído. Por outro lado, a maior parte dos bancos apenas faz o financiamento da compra do imóvel depois que a obra estiver finalizada.

Os bancos são considerados mais burocráticos na hora de aprovar o crédito. Por conta disso, a construtora acaba tendo um ponto positivo ao facilitar esse empréstimo. Assim, além da facilidade em fechar o negócio, existe a grande possibilidade de que o apartamento seja valorizado durante esse período.

Ao decidir pelo financiamento pela construtora, veja se o preço do imóvel fica mais caro depois que ele já estiver pronto. As desvantagens dependem do momento econômico do país, pois esse tipo de transação tem juros variáveis e parcelas reajustadas conforme a inflação.

Quem consegue comprar um apartamento financiado por uma construtora?

Qualquer pessoa que queira comprar um apartamento financiado direto com a construtora consegue alcançar esse objetivo, desde que corresponda aos requisitos exigidos pela empresa escolhida. Cada companhia tem suas próprias regras de financiamento, que precisam ser conhecidas antes de dar início à negociação.

As construtoras são mais flexíveis por conta do interesse na consolidação da venda, sendo um fator positivo para você. Por isso, se encontrar resistências com os bancos, financiar apartamento direto com a construtora pode ser uma excelente alternativa.

Detalhes que precisam de atenção para fazer um financiamento mais seguro

A construtora é a responsável pelo andamento da obra e deve entregar uma edificação de acordo com as normas técnicas requeridas pelos órgãos públicos locais competentes. Aqui, é comum que a empresa tenha contratos com outras firmas do mercado imobiliário, como as incorporadoras, por exemplo.

Esse tipo de negócio é responsável por comprar os terrenos com o intuito de vender os imóveis, apesar de que alguns também acabam vendendo os imóveis que constroem. Por conta disso, é importante verificar os tipos de financiamento imóvel e a instituição inclusa nesse procedimento.

Lembre-se de ficar atento aos quatro principais pontos essenciais: 

  • o valor do imóvel;
  • os aspectos voltados à capacidade financeira da construtora;
  • a reputação da empresa;
  • o contrato e as cláusulas especiais,

Acompanhe outras novidades aqui, no blog do Meu Imóvel

conjunto residencialGostou de saber mais detalhes sobre apartamento financiado direto com a construtora? Agora, basta escolher o que faz sentido para a sua vida. Para entender sobre assuntos voltados ao lar e à decoração ou dicas de empreendimentos, dê uma conferida nas outras publicações aqui, no blog.