A otimização dos espaços na quarenta é uma forma de fazer com que o isolamento social seja mais fácil de lidar. Para deixar a casa um local mais aconchegante, os itens de organização, móveis compactos e espaços bem iluminados são elementos mais do que essenciais.

O que é otimização de espaços?

Primeiramente, você sabe o que é otimização de espaços? Otimizar um ambiente consiste basicamente em ocupar o espaço de forma mais consciente. Fazendo escolhas de decoração mais precisas, por exemplo, você acaba criando um cantinho muito mais gostoso de habitar e, consequentemente, se sente muito mais acolhido em casa.

Esse é o momento de abrir mão de alguns objetos e móveis desnecessários e focar naquilo que tem maior coerência para o desenvolvimento da sua rotina. Mas, para além da praticidade cotidiana, é importante ter como objetivo o bem-estar.

Em um momento em que o acesso ao mundo é quase que totalmente limitado e a casa acaba sendo o único local para interação social, ela precisa transmitir calma, acolhimento e ser decorada de modo a trazer praticidade à rotina.

5 Dicas para Ter uma Decoração Otimizada

Para começar a decorar a sua casa de uma forma otimizada, nada melhor do que uma lista com 5 dicas:

  • Utilize itens organizadores, uma vez que eles possibilitam que os cômodos fiquem organizados e que cada objeto tenha um lugar. No armário de cozinha, por exemplo, você pode utilizar potes para organizar e conservar alimentos.;

cozinha arrumada

 

  • Tenha móveis multifuncionais, porque eles irão te ajudar a ocupar o espaço da melhor forma. Um belo exemplo desse tipo de móvel é o pufe que também é baú, onde você pode não somente sentar, mas também pode guardar pequenos objetos.;
  • Faço uso de uma paleta de cores neutra, já que a neutralidade é ideal para a elaboração de um espaço sereno. E também facilita bastante a hora de criar uma composição e combinar tonalidades.;
  • Aposte em prateleiras, principalmente se estiver otimizando um espaço pequeno, elas sempre realizam muito bem o trabalho de aproveitar os espaços nas paredes.,
  • Tenha espelhos nos ambientes, porque além de serem ótimos acessórios decorativos, também são boas ferramentas para ampliar os cômodos. E nada melhor do que a sensação de amplitude, não é?

Sala de Estar Otimizada

A sala de estar é o cômodo em que os moradores compartilham momentos juntos e relaxam. Na maioria das vezes, ela precisa cumprir o papel de ser uma sala de interação e de tv. Então, os móveis precisam ser escolhidos de forma a suprir as principais necessidades do ambiente.

sala de estar

Os sofás de canto são ótimas ideias de decoração para espaços integrados, porque eles fazem o papel de delimitar o local. Em uma sala de estar pequena ele também é uma boa escolha, já que pode ser colocado no canto da parede e é um modelo que acomoda mais pessoas.

Os pufes baús são perfeitos para esse ambiente, porque você pode guardar objetos dentro do assento.

E as mesas de centro ou mesas laterais são boas pedidas para os momentos de lazer. Você pode utilizá-las como suporte para algum acessórios decorativo, mas elas também são ótimos móveis de apoio.

Por fim, não se esqueça de apostar em cores mais neutras, como o bege e o cinza. Essas tonalidades criam um cômodo mais calmo e possibilitam que você aposte em acessórios decorativos mais precisos, que expressam verdadeiramente a sua personalidade, como quadros decorativos e plantas pendentes. 

Os itens organizadores de quarto e closet são grandes aliados na missão de ocupar o local de forma mais proveitosa. Você pode utilizar caixas organizadoras para armazenar pertences pessoais e os organizadores de armário te ajudam a ter um guarda-roupa mais prático.

Agora que você sabe tudo o que precisa sobre otimização de espaços, que tal aplicar essas dicas e criar um ambiente mais aconchegante para viver?