Se você está cansado de pagar aluguel, mas ainda não sabe quanto guardar por mês para comprar um apartamento, saiba que existem várias dicas para deixar sua vida financeira mais organizada para dar entrada no seu imóvel. Assim, é possível substituir o aluguel pela prestação de financiamentos.

Entenda esse e outros detalhes sobre o assunto, além de perceber na prática como sair do aluguel pode ser mais simples do que você imagina. Por isso, confira mais informações no conteúdo exclusivo feito pela equipe do Meu Imóvel.

Tenha um planejamento financeiro bem detalhado

prédio urbanoPara a maior parte das pessoas, não há como guardar dinheiro sem elaborar um planejamento detalhado das finanças. Por isso, vale a pena colocar os pés no chão e analisar todos os seus gastos.

Assim, o que fazer para conseguir guardar dinheiro envolve ser realista e avaliar quanto você consegue economizar sem passar grandes dificuldades. Nessa etapa, recomenda-se o uso de uma planilha eletrônica para organizar tudo.

Nela, você deve inserir todos os seus lucros e gastos, inclusive aqueles valores que são ajustes anuais, como IPVA, IPTU e materiais escolares, por exemplo. Essa ferramenta vai servir como uma espécie de ‘’fluxo de caixa’’, te ajudando a entender os gastos para os meses seguintes.

Faça o seu dinheiro trabalhar por você

Depois de inserir tudo na planilha, observe qual valor acaba sobrando todo mês. Caso você perceba que restam por volta de R$ 500, por exemplo, busque informações sobre as melhores aplicações desse dinheiro. Existem várias alternativas, mas, antes de começar, é preciso descobrir qual o seu perfil de investidor.

Certas aplicações financeiras garantem liquidez, porém limitam o acesso ao dinheiro por um certo tempo, enquanto outras são mais agressivas e trazem maiores riscos. Independente da sua escolha, não deixe de acrescentar esse valor de investimento na sua planilha mensal, sempre pensando nele como um objetivo a ser cumprido, que não deve ser usado.

Não deixe nenhum dívida pendente

Você acredita que não é possível guardar dinheiro por causa dos seus boletos em aberto? Então, a atitude recomendada é colocar tudo na ponta do lápis e buscar uma negociação.

Vale lembrar que para conseguir comprar um apartamento financiado é necessário ter o nome limpo. Por isso, converse com as empresas para as quais você está devendo e, se for possível, faça o pagamento em parcelas ou ainda quite tudo e comece logo a economizar.

Se não for o caso, pague essas dívidas primeiro e logo em seguida faça uma reserva estratégica sem que nenhuma outra pendência atrapalhe a compra do seu imóvel.

Realize cortes de gastos no seu orçamento mensal

Se você ainda está curioso sobre quanto guardar por mês para comprar um apartamento, saiba que cortar gastos desnecessários é essencial. Para isso, basta olhar para os gastos do mês anterior e perceber quais itens não eram muito relevantes.

Além disso, você também pode diminuir ou eliminar alguns custos, como pedidos de comida por delivery, tamanho do pacote da internet ou tipo do plano da academia. Portanto, é importante pensar muito antes de comprar por impulso e também diminuir suas saídas, sem deixar de se divertir, mas sempre lembrando do seu objetivo principal para cortar essas despesas.

Afinal, quanto guardar por mês para comprar o seu apartamento?

Na hora de se planejar sobre quanto guardar por mês para comprar um apartamento, se você decidir fazer um financiamento imobiliário, é muito importante ter essa noção na hora de dar a entrada. O valor mínimo é de 20 a 30% do valor do imóvel, por isso, quanto mais você juntar esse dinheiro, menos juros vai pagar.

Porém, lembre-se de que é importante guardar dinheiro também para os gastos extras ligados à compra do imóvel e que envolvem a parte de como aprender a guardar dinheiro. Por isso, todas as questões burocráticas acabam rendendo gastos e precisam de atenção para não render surpresas inesperadas, como emissões ou pagamentos de documentos, certidões, seguros, prestações de condomínio e taxas administrativas, por exemplo. 

Acompanhe as novidades do blog Meu Imóvel

finanças pessoaisGostou de saber quanto guardar por mês para comprar um apartamento? Então dá uma olhada nas outras publicações e confira mais conteúdos tão bacanas como este! Se  quiser ficar muito bem informado sobre o mercado imobiliário, não perca nenhuma novidade sobre o mercado imobiliário aqui no blog do Meu Imóvel!