Você trabalha em casa? Sabe como organizar seu espaço de home office? A organização é fundamental para ter conforto e produtividade no trabalho remoto, por isso deve ser planejada com cautela.

Pensando nisso, a equipe do blog do Meu Imóvel separou algumas dicas para você, que trabalha em casa e não sabe ao certo por onde começar a se organizar. Continue lendo e saiba mais sobre como fazer o home office dar certo!

O que é home office?

Inicialmente, é importante entender o que é home office ou trabalho remoto. O termo se refere uma forma de trabalho à distância em que o colaborador presta serviços de casa ou do local que desejar, como espaços de coworking, cafeterias e hotéis.

Em geral, fazer home office nada mais é que realizar as tarefas do trabalho longe do ambiente empresarial, o que proporciona mais independência e liberdade ao profissional. Com isso, ele é quem escolhe onde é mais conveniente exercer suas funções e cumprir sua carga horária total.

Como criar um escritório home office?

home-office

Quem prefere fazer o expediente em casa deve pensar na estrutura do local usado. Assim, o escritório home office é a chave para o sucesso de quem deseja que as coisas fluam bem.

Para criar essa área, é interessante seguir alguns passos, atentando-se aos detalhes que possam atrapalhar a concentração e o bem-estar durante a jornada de serviço.

É preciso analisar se o cômodo comporta os instrumentos de trabalho, como notebook, impressora e afins. Seja um quarto ou um espaço na sala, dimensioná-lo e organizá-lo faz toda a diferença.

Além disso, existem alguns segredos do home office que podem contribuir muito nessa arrumação. Entre eles, estão:

Móveis

Uma das partes vitais do escritório são os móveis, porque moldam o ambiente e favorecem o desempenho de quem trabalha no local. Por exemplo, sem uma cadeira e um apoio aos instrumentos de trabalho, como uma escrivaninha, fica muito complicado exercer as atividades.

Por isso, na hora de montar a área, é essencial pensar na mobília que será utilizada. Quanto mais confortável e convidativa ela for, mais fácil será ficar ali durante algumas horas.

Iluminação

Um ambiente com uma iluminação adequada facilita qualquer ocupação. Por isso, ao criar seu escritório home office em casa, busque áreas com uma boa iluminação natural, além de, é claro, uma luminária na mesa.

Se houver uma janela com uma vista agradável no seu escritório, explore-a. Tanto a visão quanto a luminosidade natural são favoráveis nos momentos de descompressão.

Decoração

Trabalhar em um lugar com uma decoração otimizada ajuda muito na concentração e até na disposição física. Assim, pense em uma estrutura aconchegante, onde tudo fica no devido lugar, ocupando o espaço de uma forma consciente.

Alguns itens como lixeiras, calendários e portas-canetas para decorar o ambiente garantem mais funcionalidade durante o uso e também dão um toque personalizado ao local.

Cores

Procure móveis com cores neutras. Além de trazerem sensação de amplitude ao espaço, elas permitem combinações com outras tonalidades em detalhes como quadros, papéis de parede e demais itens de decoração.

Dicas para fazer um home office saudável

Além de pensar na organização e na decoração do lugar, é fundamental exercer o trabalho em home office com cuidado, para que os excessos não pesem e gerem problemas.

Por isso, aqui estão algumas dicas práticas para você manter a ergonomia home office e continuar cumprindo as normas de um trabalho seguro mesmo à distância. Confira:

Observe o conforto

É importante verificar se o local está aconchegante. Um lugar sem conforto pode gerar problemas e colocar a saúde em risco. Por isso, atente-se à distância entre a mesa e a cadeira, à postura durante a realização das tarefas e opte por móveis reguláveis e firmes que tenham encosto acolchoado.

Não ultrapasse a carga horária de trabalho

Defina um horário com os gestores e siga-o corretamente. Sabendo quando começar e quando terminar, fica mais fácil não exagerar, nem prejudicar o rendimento.

Siga os horários das refeições

Da mesma forma que acontece no trabalho presencial, é importante seguir os horários de alimentação no home office. Por isso, mantenha o ritmo e faça a costumeira hora das refeições.

Mantenha a rotina com pequenas pausas

home-office-imovel

A pausa para o café e o lanche ajudam o corpo a manter um bom funcionamento. Assim como no escritório, tire um tempo para se livrar do estresse e recarregar as energias.

Blog Meu Imóvel: você por dentro de todos os detalhes

Se ficou interessado e deseja saber mais sobre temas como esse, acesse o blog do Meu Imóvel e confira nossas publicações. Com elas, você fica por dentro de todos os detalhes sobre decoração e design, estilo de vida, mercado imobiliário e muito mais. Confira!