O número de imóveis à venda em São Paulo cresce a cada dia que passa. Isso só reforça a ideia de que o sonho da casa própria não é algo impossível de se conquistar, especialmente nos dias de hoje, com todas as facilidades oferecidas pelas construtoras.

A vontade de ter uma casa para chamar de sua, somada aos benefícios cedidos no momento da negociação, é tão grande que, muitas vezes, o comprador não avalia alguns pontos fundamentais. Portanto, para não errar na hora de fechar negócio, confira as dicas as seguir!

Tenha certeza de que é a hora certa

Ao contrário do que muitos pensam, a questão financeira não é a única a ser analisada na hora de comprar um imóvel. É necessário ter metas definidas em sua mente, além de garantir que sua vida profissional, familiar e conjugal estejam estabilizadas.

Se vai morar sozinho, mas a família mora longe, vale a pena investir em um apartamento com um quarto a mais para hospedar os visitantes. Ou então, uma casa com três dormitórios pode ser a opção ideal para um casal que deseja ter dois filhos, por exemplo.

Seu estilo de vida também conta muitos pontos na hora de definir o tipo de imóvel mais adequado para você. Analise a distância entre a residência e o trabalho, ou então se o bairro atende suas necessidades, como mercados, agências bancárias e transporte público.

Imóveis em SP

Estude suas finanças

É preciso ter em mente que a compra de uma casa é a maior dívida que uma pessoa terá em toda a sua vida. Portanto, não se encante com a opção de um financiamento de 30 anos, por exemplo. Às vezes, parcelar em muitas vezes pode ser um péssimo negócio.

Compare o valor a ser pago em 30 anos e em 10 anos de parcelamento, além do valor que será pago a cada mês. Quanto maior o financiamento, mais caro ficará o imóvel, por conta dos juros.

Especialistas recomendam que o ideal é pagar o maior valor possível na entrada, ou ao menos 60% do valor total do imóvel. Assim, caem as chances de fazer um financiamento longo e, consequentemente, diminuem os riscos de inadimplência.

Tenha em mente que mudanças na sua renda e desemprego são realidades que comprometem inteiramente o seu investimento. Nesse caso, a dica é ter uma reserva de pelo menos oito meses de renda para possíveis emergências e contratempos.

Defina o tipo ideal de imóvel

Imaginar como será a sua futura casa é fundamental! Na hora de pesquisar imóveis à venda, faça comparativos entre os que se aproximem ao máximo com o que você imaginou como ideal ao seu estilo de vida e finanças.

Se você vai morar sozinho, mas não tem pressa para se mudar, comprar um apartamento na planta pode ser o melhor negócio. Agora se você tem uma família grande, ou então crianças, e precisa de mais espaço, pesquisar casas é o mais indicado.

Reformas e reparos

Para quem não tem urgência ou então para quem pode investir um pouco mais, os imóveis novos são opções mais práticas, já que não terá problemas com reformas, por exemplo.

Já para quem está se mudando para um imóvel usado, a dica é avaliar bem a residência, para saber se o que vai gastar com reformas e reparos compensará na conta final.

Em qualquer caso, o recomendado é fazer uma visita na companhia de um especialista para que a estrutura do imóvel seja avaliada com precisão – especialmente para quem deseja comprar apartamento –, além de analisar os reparos necessários, no caso de uma casa com antigos donos.

Reputação

Para quem vai comprar apartamento na planta, é fundamental conhecer a reputação da construtora para não correr risco de sair no prejuízo caso a obra seja abandonada, por exemplo.

O mesmo vale para imobiliarias. Se os seus planos são de comprar uma casa usada, estude sobre a imobiliária na qual pensa em fechar negócio. Suspeite de valores muito abaixo da média e, também, de muitas facilidade.

Imóveis a venda em São Paulo

Observe a região

Ok, você fez pesquisou os imóveis à venda em São Paulo, organizou suas finanças e, finalmente, achou a casa dos seus sonhos. Agora é hora de avaliar o bairro em que está localizada.

Visite o local em horários diferentes. Assim, será possível analisar o barulho, o trânsito e os costumes dos possíveis vizinhos. Aproveite para conversar com alguns residentes e se informe sobre a segurança do local.

E se o bairro estiver em desenvolvimento?

A dica para quem está buscando os melhores bairros para morar em São Paulo é investir em locais que já estão estruturados, pois eles dão uma visão mais ampliada da qualidade de vida ofertada.

As regiões que estão em desenvolvimento podem causar dor de cabeça. Pode ser que, depois de algum tempo, seja construída uma estação de metrô próximo à sua casa, por exemplo. A obra te causará transtorno por um período considerável.

Acompanhe o Meu Imóvel

Se você já fez toda a sua lição de casa e já tem o valor certo para investir na sua tão desejada casa própria, dê uma olhada nas opções de imóveis à venda em São Paulo oferecidas aqui no Meu Imóvel. Com certeza teremos a residência mais indicada e os melhores valores para você.