Sim, ainda vale a pena fazer investimentos imobiliários, isto é, comprar imóveis para alugá-los. Esse tipo de aposta era bastante comum há alguns anos, quando a oferta de investimentos era menor. Agora, com tantas possibilidades, é comum se questionar se esse tipo de negócio faz sentido.

O primeiro ponto a considerar é que o mercado imobiliário oferece mais segurança para todos os tipos de investidores. Confira as vantagens e desvantagens de optar por esse investimento e como fazê-lo da melhor forma!

Vantagens dos investimentos imobiliários

Comprar um imóvel continua sendo um dos investimentos mais sólidos que existe. Ao adquirir uma propriedade, o consumidor tem três possibilidades, basicamente: morar no imóvel, alugá-lo ou vendê-lo. Portanto, não há muito risco de perder dinheiro.

Existe um ditado que diz “quem tem terra não erra”. Então, na dúvida, mais vale a pena comprar um imóvel do que se envolver em uma operação arriscada.

Além disso, geralmente, os imóveis costumam apresentar boa rentabilidade. Ao comprar um apartamento na planta, os preços estão muito mais baixos e, assim que ficam prontos, tendem a se valorizar.

Desvantagens desses investimentos

Assim como outros investimentos e aplicações financeiras, investir em imóveis também tem alguns pontos fracos que precisam ser considerados. Se a ideia, por exemplo, for comprar um apartamento ou sala comercial para alugar, talvez você tenha que arcar com as despesas até encontrar um locador.

Os custos com imóvel incluem IPTU, limpeza e pagamento de condomínio. Dependendo da região em que a propriedade estiver localizada, pode ser que ela sofra com períodos de desocupação — o que aumentaria as despesas de manutenção.

Outro aspecto que precisa ser pensado é a liquidez. Mesmo que o imóvel aumente muito de preço e passe a valer bastante, não é possível vendê-lo rapidamente se precisar de dinheiro.

Nesse sentido, é importante considerar investir em imóveis comerciais e residências a médio e longo prazo. Além desse investimento, o indicado é que o indivíduo tenha uma parte do dinheiro em uma aplicação líquida para momentos de emergência.

Projeções para o futuro

De acordo com IGMI-R (Índice Geral de Preços Imobiliários – Comercial), parâmetro que analisa as variações dos preços dos imóveis, em 2018, o setor teve aumento de 0,64%. Essa é a primeira alta registrada em três anos.

Por causa da crise econômica que afetou o Brasil a partir de 2014, o mercado viu o preço dos imóveis cair para atrair os clientes. Agora que a situação está voltando a se normalizar, a expectativa é que os valores voltem a subir.

Dessa forma, quem comprar um imóvel neste momento, em pouco tempo, poderá ver o valor do patrimônio aumentar. Essa é uma das maiores vantagens de investir em imóveis atualmente.


Como começar a investir em imóveis

Embora haja muitas vantagens em investir nos imóveis, é importante tomar alguns cuidados para que o negócio dê certo. Confira as principais dicas para seguir nesse tipo de investimento!

Conheça os tipos de imóveis

Antes de comprar o segundo imóvel para investir, é importante conhecer os diversos produtos que esse mercado possui e as particularidades deles. Por exemplo: há regiões em que as pessoas se interessam mais por studios.

Em outros bairros, o perfil familiar predomina, o que faz com que haja maior busca por apartamentos a partir de dois dormitórios. Atualmente, existe uma grande diversidade de empreendimentos, por isso, é importante conhecê-los antes de investir.

Analise a localidade

Muitos bairros das grandes metrópoles estão se modernizando e se tornando mais visados pelos consumidores. Nessas regiões, a chance de fechar negócios é grande.

Também é importante considerar que, se uma localidade tem chances de se tornar mais valorizada daqui a alguns anos, significa que o preço dos imóveis aumentará. Portanto, o retorno do seu investimento será muito maior.

Use a lógica

Ao investir em um imóvel, a lógica deve guiar as análises e negociações. Mesmo que você não goste de um bairro, ele pode te dar um grande retorno se estiver próximo do comércio e/ou de uma grande universidade.

Lembre-se de que o que vale não é o gosto pessoal, mas a possibilidade de obter retorno com o mercado imobiliário. Coloque todos os pontos positivos e negativos do imóvel em um papel e opte por aquele que é melhor. No Meu Imóvel, você encontra diversos imóveis em várias regiões para fazer os melhores investimentos imobiliários. Confira as opções e compre na fase de lançamento para obter as melhores condições!