O corretor de imóveis é muito conhecido por ser o profissional que apresenta casas à venda para interessados em comprar novos imóveis. Mas, ao contrário do que muitos possam pensar, as funções desse cargo vão muito além de exibir propriedades.

Por conta da flexibilidade de horário de trabalho e também pelo mercado imobiliário estar em constante expansão, a corretagem imobiliária se tornou uma profissão buscada por muitas pessoas. Mas, afinal, quais são as responsabilidades de um corretor e como se tornar um?

O que faz um corretor imobiliário

corretor de imóveisO corretor imobiliário é o profissional responsável por facilitar as transações imobiliárias, como compra, locação, incorporação e até mesmo permuta de imóveis e demais tipos de propriedades. Além disso, ele ajuda interessados em comprar ou locar imóveis a encontrar o ideal para moradia ou trabalho.

Completando a lista de o que faz um corretor de imóveis, há a responsabilidade de cuidar dos contratos e demais documentos necessários para realizar os trâmites de negociação das propriedades ou até mesmo ações judiciais, como as de despejo.

O que é preciso para ser um corretor de imóveis

Antes de mais nada, para trabalhar como corretor de imóveis, é preciso ter uma inscrição no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis). Sem ela, não é possível exercer a profissão.

Uma dúvida muito comum entre os interessados em atuar com o mercado imobiliário é se há a necessidade de ser graduado em algum curso de corretor de imóveis. A resposta é: não.

Pessoas das mais diversas profissões, como advogados, jornalistas e contadores podem ser corretores, mas, para quem deseja ter uma especialização na área, pode-se cursar Ciência Imobiliária.

Onde um corretor de imóveis trabalha?

Assim como os horários de trabalho, também há flexibilidade nos locais de atuação do corretor de imóveis. Ele pode atuar como autônomo, bem como em imobiliárias e construtoras ou, até mesmo, abrir seu próprio negócio no ramo imobiliário. Para ser sócio de um negócio desse segmento, também é necessário o registro no CRECI.

O corretor imobiliário também pode se especializar para atuar como consultor imobiliário, bem como correspondente imobiliário de instituições como a Caixa Econômica Federal.

Onde encontrar cursos de especialização

Um dos cursos de corretores de imóveis é o Exame de Proficiência. Com ele, além de ter ainda mais conhecimento sobre o mercado imobiliário, o profissional ainda recebe a autorização para abrir uma imobiliária. O curso é ministrado pelo COFECI (Conselho Federal de Corretores de Imóveis).

Salário de um corretor de imóveis

Com tantas vantagens de trabalho, quanto ganha um corretor de imóveis, afinal? Esses profissionais costumam ter uma renda mensal variável, isso porque é muito comum que eles trabalhem com o sistema de comissão: recebem uma porcentagem de cada propriedade negociada — que varia com o volume de negociações do mês.

Mas, mesmo sendo raro, é possível que alguns locais estipulem um valor mínimo a ser pago mensalmente para seus corretores. Nesse caso, o valor fixo costuma ser somado à comissão das negociações realizadas no mês.

corretor de imóveis

Conheça melhor outras profissões do segmento imobiliário

Assim como você pode saber mais sobre a atuação de um corretor de imóveis, você pode aprender mais sobre outras profissões do segmento com as nossas postagens. Então, se você quer se manter informado também sobre as notícias do mercado imobiliário, não deixe de acompanhar as publicações do blog Meu Imóvel.