Animaizinhos de estimação sempre proporcionam alegria para o ambiente e um fortalecimento do laço de amizade e amor existentes entre eles e seus tutores. Ao contrário do que muito falam, morar em um prédio não é empecilho para você ter a companhia desses adoráveis bichinhos.

Entretanto, alguns cuidados precisam ser tomados em nome de um melhor bem-estar do bichinho. Por isso, é importante escolher uma raça que se adapte perfeitamente a um ambiente fechado e, em seguida, educá-la para uma maior segurança e proteção. Confira a seguir algumas informações importantes a respeito de criar um cachorro em apartamento!

O apartamento ideal para ter um cachorro 

Quando um cãozinho chegar ao seu lar, o mesmo precisa estar preparado e adaptado para receber o seu mais novo ilustre morador. Durante os primeiros dias, é comum o bichinho estranhar o ambiente, mas, no decorrer das semanas, ele já vai ter se acostumado com a nova família.

Criar um cachorro em apartamento requer um ambiente composto por alguns acessórios e brinquedos que o estimulem a brincar e praticar atividades físicas. Os passatempos preferidos dos nossos melhores amigos são, geralmente, ossinhos e mordedores.

Ao instalar o comedouro, o bebedouro e a casinha do pet, recomenda-se ambientes internos arejados, como a sala ou um cantinho no dormitório. Varandas não são ideais para confinar o bichinho, pois, por ser um espaço aberto, não oferecem toda a proteção necessária.

Feito isso, chegou a hora de decidir o local certo para colocar um tapete higiênico para o cão realizar suas necessidades sem sujar o apartamento inteiro. O ideal é que sua instalação ocorra longe do comedouro e em um ambiente interno de fácil acesso.

Tamanho não é documento! Já ouviu esse ditado? Pois então, mesmo os cães para apartamento serem de pequeno porte, eles adoram aprontar todas com a mobília da casa quando não adestrado corretamente. Por isso, é ideal que móveis como o sofá sejam forrados com uma manta para evitar que suas patas estraguem todo o estofamento.

Quais as raças mais indicadas para apartamento? 

Por se tratar de um ambiente fechado e, muitas vezes, não ter um grande espaço,  cãezinhos pequenos são os mais indicados para você ter como companhia em um apartamento.

Existem diversas raças de pequeno porte, entretanto, algumas tendem a se adaptar mais rapidamente a viver em condomínios. Conheça abaixo alguns cãezinhos indicados para apartamentos!

Pug

O pug é um cãozinho originado provavelmente na China Antiga e é um excelente animal de companhia para quem deseja um companheiro sempre por perto.

Geralmente, os pugs são extremamente fiéis aos seus tutores a ponto de os acompanharem em todos os momentos, mesmo quando não são convidados. Inteligentes e brincalhões, se adaptam facilmente com um ambiente novo e não possuem maiores problemas em conviver com pessoas desconhecidas.

Apartamentos novos são os ambientes ideais para esses bichinhos, pois não precisam de uma grande quantidade de exercícios diários, não costumam latir demasiadamente e se dão muito bem com outros animais.

Shih tzu 

O shih tzu é um adorável cãozinho de pequeno porte que costuma chamar a atenção facilmente das pessoas amantes de animais de estimação, devido a sua pelagem suntuosa, focinho curto e achatado e olhos cor de amêndoa.

Essa raça, recomendada para quem deseja ter cachorro em apartamento, pode ser encontrada em diversas colorações de pelos, sendo as mais comuns a preta, vermelha, dourada, tigrado, cor de chocolate, cinza e tricolor. Todas podem ser acompanhadas com manchas brancas nas patas e peito.

Alegres e extrovertidos, são excelentes cães de companhia e se apegam facilmente aos tutores e criança da casa. Além disso, podem exercer a função de guarda, pois costumam latir fortemente quando presenciam algo estranho a sua volta.

Yorkshire terrier 

Surgido na Inglaterra, o yorkshire terrier chegou ao continente americano no final do século XIX e, atualmente, é considerado uma das menores raças e uma das mais luxuosas de pelo longo existentes no mundo.

Mesmo dispondo de uma grande quantidade de energia, o yorkshire é um cachorro para apartamento pequeno, pois não necessita praticar muitos exercícios físicos diariamente e possui uma tolerância muito baixa ao frio de ambientes externos.

Um cão fácil de ser adestrado, seu relacionamento com outros pets costuma ser um pouco tímido, indo na contramão do comportamento com pessoas estranhas, em que costuma ser bastante amigável.

Cuidados com o bichinho

Viver com um cãozinho dentro do apartamento não é tão simples quanto parece. Alguns cuidados são fundamentais para os melhores amigos do homem terem uma excelente qualidade de vida, sem correrem o risco de apresentar problemas de saúde no futuro.

Um cachorro em apartamento precisa fazer a mesma quantidade de exercícios físicos diários do que um de casa com quintal. A falta de atividades pode levá-lo a apresentar problemas de obesidade e sedentarismo ao longo dos anos.

A limpeza é outro ponto fundamental para o ambiente onde o pet reside. Recomenda-se passar um aspirador em todos os cômodos do imóvel ao menos três vezes na semana, para eliminar quaisquer resíduos de fezes, bactérias e poeiras concentradas nos pisos,  assoalhos e sofás.

Quando o assunto é decoração, procure sempre manter objetos de vidro ou frágeis fora do alcance do cachorro, pois o risco dele se ferir é muito grande. Outra informação importante diz respeito a produtos tóxicos, que precisam ser guardados em armários altos cujo acesso é impossível.

Não é muito difícil criar cachorro em apartamento, desde que seja escolhida uma raça ideal e possua todos os cuidados necessários para seu melhor bem-estar. Se você está a fim de encontrar um empreendimento novo com uma área de lazer ampla para brincar com seu amiguinho, acesse o site do Meu Imóvel e confira nossas opções!