Hoje em dia, é difícil pensar como seria a vida se não houvesse os inúmeros aparelhos eletrônicos que fazem parte do nosso cotidiano. A tecnologia cada vez mais avançada permitiu a criação de casa inteligente, na qual os computadores são o “cérebro” de diversos cômodos de um apartamento.

São inúmeros os benefícios proporcionados pelas casas inteligentes, desde uma economia de até 30% no consumo de energia, até o aumento na segurança e comodidade dentro do imóvel. Para conhecer tudo o que as inovações do século XXI podem proporcionar ao seu apartamento, confira as informações selecionadas pelo Meu Imóvel sobre esse assunto!

O que é casa inteligente?

A casa inteligente corresponde a um espaço com uma  infraestrutura completa de serviços, como segurança, economia de energia, conforto e iluminação, baseado nas tecnologias da informação.

Pensando em uma maior comodidade, nos ambientes inteligentes é possível regular a temperatura de todos os cômodos de um apartamento, controlar a abertura e fechamento das portas e janelas, ligar aparelhos eletrônicos e os interruptores de luz, apenas usando um smartphone, tablet ou computador como controle remoto.

Maior segurança e comodidade

As casas automatizadas são capazes de oferecer uma maior comodidade graças aos dispositivos modernos que proporcionam economia para o seu bolso e ainda um ambiente tranquilo e seguro.

Ao sair de casa atrasado, é normal esquecermos de fazer uma série de coisas habituais. Uma delas, é passar a chave na porta principal. Mas, você sabia que uma casa inteligente pode te alertar quando ocorrer algo parecido? Isso mesmo! Graças a um sistema de segurança eficiente, o morador é avisado caso alguma porta ou janela fique aberta quando não há ninguém no apartamento, bem como se alguém entrou ou saiu do imóvel na sua ausência.

Adolescentes, muitas vezes, saem de casa para curtir a noite, deixando os pais preocupados até eles retornarem. Ao morar em um apartamento moderno, essa preocupação irá desaparecer! Você pode oferecer aos membros da família um código de acesso único por meio de fechaduras eletrônicas e ainda se manter informado sobre o horário que cada um entrou no imóvel.

Já pensou acordar de manhã e ter um café quentinho te esperando na cozinha? Pois bem, isso pode se tornar realidade a qualquer momento! As casas tecnológicas proporcionam essa e inúmeras outras facilidades para você não ter se preocupar com nada. Por exemplo, apagar a luz sem sair do sofá, gerenciar câmeras de segurança por meio de aplicativos inteligentes, etc.

Relação custo-benefício oferecidas pelas casas inteligentes 

Até pouco tempo, transformar um apartamento em inteligente custava muito caro e apenas pessoas milionárias podiam executar essa tarefa. Entretanto, hoje em dia, está cada vez mais fácil modernizar um imóvel a ponto de deixá-lo mais seguro e inovador.

Uma das grandes vantagens que um sistema de automação residencial pode oferecer é a redução no consumo de energia, graças a um dispositivo encarregado de desligar os interruptores de todos os cômodos da casa quando não há ninguém dentro.

Por essa razão, o valor de energia elétrica economizado já será o suficiente para suprir o gasto que você terá para equipar seu imóvel com a mais alta tecnologia.

O que você pode instalar em uma casa inteligente

A maioria dos apartamentos novos já vem preparados para, a qualquer momento, ser instalado um sistema automático em todos os aposentos dos mesmos.

Ao adotar um sistema inteligente em seu apartamento, será possível  instalar uma série de aparelhos eletrônicos modernos capazes de facilitar e muito seu dia a dia com inúmeras praticidades. Conheça alguns deles!

Iluminação por dimerização

Um sistema de dimerização permite um maior controle da intensidade e suavização da luz do seu apartamento por meio de um smartphone ou tablet dentro do seu bolso e a qualquer distância.

Além disso, você pode controlar as luzes do imóvel nos períodos em que estiver fora dele, simulando a presença de pessoas dentro do mesmo em nome de uma maior segurança.

Cortinas e persianas eletrônicas

A automatização das cortinas e persianas de um imóvel resultam em uma maior praticidade enquanto você estiver realizando alguma tarefa. Por exemplo: se, ao ligar a TV, o reflexo do sol estiver atrapalhando a tela, é só apertar um botão para abaixa-lás sem ser preciso sair do conforto do sofá.

Ainda, o sistema inteligente permite com que você possa regular o horário da abertura e do fechamento da cortina, sem ser preciso estar dentro do apartamento. Por exemplo: se começar a chover e não haver ninguém por perto, as janelas serão fechadas e as persianas irão se abaixar sozinhas, impedindo a entrada de água dentro de casa.

Climatização automática

Em dias de muito calor, não existe nada melhor do que ficar perto de um ar-condicionado né? Por esse motivo, cada vez mais os novos apartamentos estão instalando um sistema de refrigeração, permitindo deixar o ambiente o mais fresquinho possível.

Na casa inteligente, o ar refrigerado é capaz de ajustar até mesmo a temperatura do piso de um cômodo, deixando-o mais gelado durante o verão. Já no inverno, a situação se inverte: o sistema de climatização deixa o apartamento mais quentinho por meio da calefação.

É incrível como podemos controlar todas as coisas existentes em seu imóvel apertando um único botão né? Por isso, que tal encontrar um apartamento novo e deixá-lo ainda mais moderno acessando o site do Meu Imóvel e conferindo nossas opções? Você irá adorar!