Em tempos de maior preocupação com a saúde e adoção de hábitos mais saudáveis, poder desfrutar de academia em condomínio é uma grande vantagem. A área útil, que tanto valoriza um empreendimento, se tornou uma tendência nos prédios.

Para os adeptos de atividade física, é de grande comodidade ter essa área útil à disposição e — literalmente — a poucos metros de distância de sua residência. No entanto, essa não é a única vantagem oferecida pelo espaço. Confira, a seguir, outros pontos positivos.

Flexibilidade na agenda

Um dos grandes empecilhos de frequentar uma academia tradicional são os horários. Conciliar a malhação com a agenda do trabalho, estudo e demais atividades acaba sendo uma tarefa ainda mais cansativa que os exercícios.

Contudo, para quem pode desfrutar do uso de academia no condomínio que reside, fica mais fácil criar uma rotina de atividade física, mesmo que a área comum tenha limites de horário. É possível utilizá-la, por exemplo, aos finais de semana.

Comodidade

Nem sempre os alunos têm a sorte de residir tão perto da academia, o que implica em trânsito, ou ainda, não encontrar vaga para estacionar ao chegar no local. Com uma academia no piso térreo do condomínio em que mora, basta pegar o elevador.

Outro ponto que pode incomodar os alunos de academia é a indisponibilidade de equipamentos. Em horários de pico, as áreas de musculação costumam ficar um pouco mais cheias e, nesses casos, há a necessidade de revezamento de aparelhos.

academia-em-condominio

Economia

Enquanto em uma academia tradicional é necessário o pagamento de mensalidades, na academia para condomínio o custo é bem mais baixo, no caso da contratação de um personal trainer, ou até mesmo custo zero, caso treine por conta própria.

Além disso, não haverá gastos extras, como taxas de matrícula, multas e afins. Pode-se incluir na conta, ainda, o gasto com o transporte até o local, ou ainda, com alimentação, caso tenha passado o dia inteiro fora de casa.

Interação com os vizinhos

Mesmo morando no mesmo prédio, ou até mesmo no mesmo andar, pode acontecer de não conhecermos nossos vizinhos, seja por conta dos horários diferentes ou por falta de oportunidade de se encontrarem em áreas comuns.

Em um condomínio com academia, é muito mais fácil encontrar seus vizinhos e criar, assim, um bom relacionamento com eles. Esse ponto é favorável, ainda, no apoio à continuidade de prática esportiva entre os moradores.

Cuidados que devem ser tomados

Mesmo sendo uma atitude saudável, é importante contar com o auxílio de um profissional, uma vez que praticar exercícios de maneira incorreta, poderá acarretar em problemas de saúde, como lesões.

Cuidado, ainda, com as atividades que você pretende praticar. Em caso de algum problema de saúde, como lesões na coluna ou nos joelhos, certifique-se de que o exercício escolhido por você não prejudicará seu problema.

academia-em-condominio

Atenção às regras

Mesmo sendo um espaço que pertence à sua residência, tenha em mente que outras pessoas também fazem uso dele. Por isso, regras são necessárias para que haja um bom aproveitamento da área e, assim, todos possam aproveitar o benefício.

Por isso, é importante respeitar os horários de funcionamento da academia no condomínio e, também, seguir as regras de uso impostas pelo síndico, como o armazenamento de equipamentos e manuseio de aparelhos.

Acompanhe nosso conteúdo

Se você gostou das vantagens oferecidas por academias de condomínio, não deixe de conferir os demais conteúdos publicados aqui, no blog Meu Imóvel. Fique por dentro das principais normas e novidades sobre condomínios!