O barulho em condomínio é uma das grandes causas de estresse nos moradores. A festa que ultrapassou o horário permitido, o salto alto da vizinha de cima, o barulho das patas do cachorro no assoalho ou a música alta do apartamento ao lado são fatores que podem tirar, literalmente, o sono.

Por um lado, não há razão para impedir que alguém produza barulhos dentro de seu próprio apartamento. Por outro, é importante seguir as regras de convivência em condomínio para que, assim, todos possam viver em harmonia. Então, como agir com os vizinhos barulhentos?

A lei do silêncio nos residenciais

Dentre as regras de condomínio, o barulho é uma das que mais são desrespeitadas, especialmente, fora do horário estabelecido pelos residenciais. Geralmente, a questão costuma ser tratada amigavelmente, com conversas entre as partes envolvidas. Quando não é solucionada desta maneira, o síndico pode ser convocado.

barulho

A penalidade para quem produz muitos barulhos que possam incomodar os vizinhos, como arrastar móveis, música alta e afins, pode variar de uma simples multa condominial, até um ano de prisão, quando tratada judicialmente, de acordo com o Artigo 42 da Lei Federal das Contravenções penais.

Para que os moradores pudessem descansar tranquilamente após um dia estressante de trabalho, foi instaurado um horário de silêncio em condomínios, a Lei do Silêncio, onde não se pode fazer barulho a partir das 22h. O horário pode variar de residencial para residencial, uma vez que essa regra, na verdade, não é lei.

Porém, mesmo com este limite constando nas normas do condomínio, é importante ter respeito e bom senso com os vizinhos, levando em conta que, no apartamento ao lado, podem viver pessoas idosas ou com bebês, por exemplo, que necessitam de silêncio.

O que fazer para evitar ou diminuir o barulho

Não se pode esquecer que também podemos ser responsáveis por uma parcela do barulho em condomínio que incomoda outros moradores. Então, para que o seu barulho no condomínio, especificamente, não seja motivo de brigas e discussões, confira algumas dicas para diminuir os ruídos.

Mantas flexíveis e carpetes

Caso você costume usar saltos ou tenha animais de estimação, é recomendável utilizar carpetes e tapetes para que o ruído seja diminuído. Mas, se por alguma razão, você não puder utilizar esses materiais, é possível instalar uma manta flexível sob o piso do apartamento. Assim, seu vizinho de baixo não ficará aborrecido com os seus passos — ou os de seus pets.

Dry wall

Para quem fala mais alto ou gosta de ouvir músicas um volume acima do convencional, é recomendado instalar um revestimento de dry wall nas paredes e teto. Ele ajuda a abafar os sons do apartamento, dando mais conforto ao morador e, também, a seus vizinhos. Cortinas com blackout também são ideais para abafar os ruídos.

Painéis

Os painéis instalados atrás das televisões são mais que apenas um item decorativo. Eles também contribuem na diminuição de barulho em condomínio, uma vez que abafam o som da TV. Além de diminuir os ruídos para o seu vizinho, a peça ainda serve para quem deseja fazer uma decoração que amplie o ambiente.

E quando os vizinhos não diminuem o barulho?

barulho

Se você já tentou resolver a questão do barulho em condomínio amigavelmente com seus vizinhos, mas nada adiantou, a situação pode ser levada até ao síndico e ao zelador. Se, mesmo assim, a pessoa não abaixou o som ou não acabou com a reunião de amigos fora de horário, a polícia pode ser acionada.

Não existe uma lei voltada para essas situações, porém, alguns casos podem ser enquadrados no Artigo 42 da Lei de Contravenções Penais (Contravenção Penal de Perturbação do Sossego). O ideal é que a situação não chegue ao extremo de ser solucionada legalmente e, sim, sempre de maneira cordial e amigável.

Acompanhe o Blog Meu Imóvel

Para mais informações sobre regras dos residenciais, como barulho em condomínio, acompanhe as publicações do Blog Meu Imóvel e fique por dentro das principais novidades sobre o convívio em prédios!