Está cada vez mais frequente encontrar anúncios de novos empreendimentos que possuem o espaço de lavanderia coletiva entre os seus diferenciais. Assim como demais áreas comuns, todos os moradores podem utilizar o maquinário para lavar e secar suas roupas, mas será que as laundries são, realmente, vantajosas?

Para conferir a resposta desta pergunta e saber mais algumas informações sobre este espaço compartilhado, continue a leitura do material exclusivo que o Blog Meu Imóvel preparou sobre o assunto!

Como funciona a lavanderia compartilhada

lavanderia

A lavanderia de condomínio é um espaço compartilhado, totalmente, equipado para lavar e secar as roupas dos condôminos. Geralmente, os moradores utilizam seus próprios produtos de limpeza, mas os itens também estão à disposição nos espaços.

Em alguns residenciais, a taxa de uso da lavanderia está inclusa na de condomínio. Em outros, funciona o sistema pay-per-use, onde o morador paga uma quantia em sistemas acoplados às máquinas para poder utilizá-las.

A lavanderia em condomínio está se popularizando, especialmente, em residenciais com unidades de menores metragens, como studios e kitnets. Assim, os moradores têm mais conforto para higienizar suas peças e, também, secá-las de maneira simplificada.

Outras vantagens da lavanderia em condomínio

Para quem mora em apartamentos menores, a vantagem é clara. Mas para aqueles que moram em unidades maiores, ainda é vantajoso? Confira alguns benefícios oferecidos pela lavanderia coletiva de prédio.

Economia de água

A lavanderia coletiva em condomínio é a responsável pela economia de água e energia elétrica de um residencial. Foi constatada uma contenção de 30% a 72% de água e de 30% de eletricidade. Isso acontece porque o maquinário utilizado é industrial, suportando maiores quantidades de roupa, além de seu ciclo de lavagem ser menor, quando comparado com as lavadoras convencionais.

Economia de gastos com eletrodomésticos

Morar em um apartamento com lavanderia coletiva significa a economia no bolso do morador, uma vez que ele não precisará comprar uma máquina de lavar e, em alguns casos, até uma secadora. Além do fato de o equipamento ter um custo de aquisição elevado, há, ainda, os gastos com possíveis manutenções. Em um residencial com laundry, essas despesas não existirão.

Economia de espaço

Muitos residenciais novos estão apostando em unidades menores, uma vez que a rotina de todos está cada vez mais dinâmica e há mais pessoas morando sozinhas, sem a necessidade de muito espaço. Com isso, se fosse necessário comprar uma máquina de lavar, boa parte dessa pequena metragem teria que ser ocupada, oferecendo pouca, ou nenhuma, praticidade ao morador.

Interação com os vizinhos

Por se tratar de um espaço compartilhado, a lavanderia coletiva permite uma maior interação com os vizinhos, possibilitando que você os conheça melhor e possam partilhar experiências e ideias.

Todos os condomínios podem ter lavanderia compartilhada

Engana-se quem pensa que apenas os novos empreendimentos podem ter lavanderia compartilhada. Prédios mais antigos podem ser reformados para a criação deste espaço. Para isso, é preciso que haja instalação hidráulica adequada, além da aprovação dos moradores em assembleia.

Mantenha-se informado conosco!

lavanderia

Gostou de saber mais sobre lavanderia coletiva de condomínio? Então, fique de olho nas publicações do Blog Meu Imóvel e mantenha-se informado sobre o universo dos residenciais, além de receber dicas de decoração e boa convivência com os demais condôminos.

Se você está a procura de um apartamento, confira as ofertas disponíveis no catálogo do Meu Imóvel. Com certeza, temos a residência ideal para seu estilo de vida e suas necessidades.