Um misto de ansiedade e preocupação são alguns dos sentimentos que resumem a chegada de um bebê, afinal, seu planejamento deve ser pensado com muita cautela.

Enxoval, chá de fraldas… Tudo é feito com muito amor e carinho até a data de nascimento do pequeno. Dentre os preparativos mais importantes, está a criação de um quarto de bebê em apartamento agradável e aconchegante.

A seguir, saiba tudo sobre como decorar um quarto de bebê e quais os móveis essenciais para esse ambiente ficar perfeito!

O que precisa ter em um quarto de bebê?

A primeira coisa a se pensar antes de iniciar a montagem do quarto infantil diz respeito aos móveis a serem usados para que o bebê se sinta amparado, protegido e querido por todos.

Geralmente, as pessoas preferem um mobiliário na cor branca, pois a mesma transmite paz e tranquilidade ao ambiente. Conheça abaixo alguns móveis indispensáveis para montar um quartinho de bebê!

Berço

Um dos principais itens do quartinho de bebê, ao comprar um berço , o ideal é escolher um tamanho que seja um pouco maior em relação ao tamanho padrão. Assim, o pequeno conseguirá usá-lo até os dois anos de vida sem grandes preocupações, como ficar com o pezinho pra fora das grades.

Alguns móveis possuem rodinhas, pensadas principalmente para facilitar sua movimentação quando precisar fazer a limpeza do quarto. Contudo, antes de colocar o bebê neles, é importante checar se suas rodinhas estão travadas para evitar o mesmo de andar e provocar um acidente.

Seu colchão precisa ser macio e, de preferência, produzido com um tecido antialérgico. Para completar, coloque uma capa impermeável que irá proporcionar uma maior durabilidade e higiene.

Cômoda e guarda-roupa

Geralmente, para guardar o enxoval, as fraldas e roupinhas da criança, é preciso instalar uma cômoda e, se sobrar espaço, um guarda-roupa de duas portas.

Muitas pessoas aproveitam a cômoda como forma de trocador, com o objetivo de economizar espaço no quarto. Mas, ao limpar o bebê, é importante forrá-la para evitar sujeira em sua extensão.

Uma dica para deixar esses móveis em perfeita combinação com a decoração do quartinho é pintá-los com a mesma cor, de preferência branco ou tons claros, para deixar o ambiente mais discreto.

Cadeira de amamentação

Para ter um quarto de bebê completo, uma cadeira de amamentação precisa fazer parte da lista dos móveis fundamentais que irão compor esse ambiente.

Ao comprar uma, todavia, é preciso estar atento e constatar se ela irá oferecer todo o conforto necessário para a mãe poder relaxar enquanto estiver amamentando seu filho.

Uma recomendação é não optar por  aqueles que formam um ângulo de 90º entre o assento e o encosto, pois isso pode ser muito prejudicial para a coluna.

Na maioria das vezes, as cadeiras com molas são as ideais para serem usadas, pois oferecem um maior conforto. Para completar, coloque um apoiador de pés embaixo, tendo em vista um melhor relaxamento.  

Dicas de decoração para os quartos de bebê

Ao montar um quarto de bebê em apartamento, é preciso pensar na decoração de modo a deixá-lo aconchegante e com o máximo de conforto possível.

Existem diversas maneiras de preparar o quartinho e decorá-lo com acessórios e tons de tinta a serem aplicados na parede. Confira a seguir, algumas sugestões de como fazer os melhores adornos para esse cômodo!

  • Paredes verdes, com um leve tom de branco e leve, deixam o quarto bonito, alegre e bastante vivo. Como complemento, adote umas listras como um charme a mais;
  • Papéis de parede representando animais são uma excelente opção para distrair o bebê enquanto a mãe o troca;
  • Uma decoração remetendo uma floresta, com árvores, bichos e mamíferos também é uma excelente opção para quarto de bebê masculino e feminino;
  • Bichinhos de pelúcia em cima do berço são excelentes para distrair e animar ainda mais a criança;
  • Tapetes com ilustrações são apetrechos que podem deixar o quarto mais quentinho;
  • O amarelo também é uma cor inspiradora para ser aplicada em um quarto de bebê. Para quem não sabe, esse tom transmite energia e alegria;
  • Cortinas de seda com uma cor que entra em contraste com a das paredes, são um excelente arranjo para o quarto,
  • Almofadas decorativas, feitas com tecido antialérgico, podem ser colocadas sobre o berço, deixando-o mais bonito ainda.

O quarto de bebê com certeza será o cantinho preferido do seu lar. Mas, se você ainda não encontrou um ideal para seu filho receber todo o aconchego e carinho, não deixe de acessar o site do Meu Imóvel e conferir nossas opções de apartamentos novos