Considerada a maior cidade do Brasil, São Paulo possui diversos bairros com inúmeras facilidades para quem deseja praticidade e inúmeras opções de lazer no dia a dia.

Município com grande especulação imobiliária, a capital paulista possui diversos tipos de apartamentos à venda para atender as necessidades de toda a população. No entanto, antes de fechar negócio, é preciso avaliar onde morar em São Paulo levando em consideração diversos pontos importantes.

Se você deseja saber algumas dicas sobre como escolher um distrito para morar, confira a seleção de informações preparadas pelo Meu Imóvel que vão te ajudar a encontrar o apartamento ideal.

1- Verifique se o bairro atende suas necessidades cotidianas

Morar próximo ao local de trabalho e evitar trânsito e transporte público lotado todos os dias é o objetivo de vida de muitas pessoas que prezam mais qualidade de vida e tranquilidade.

Aos jovens universitários, residir próximo à faculdade, principalmente a quem estuda à noite, é um privilégio é tanto. Quando o assunto é segurança e tempo de deslocamento, esse é um dos principais itens avaliados pelos estudantes que, muitas vezes, trabalham na manhã seguinte.

2- A região possui fácil acesso? Conta com eficiente rede de transporte?

Regiões com diversas opções de transporte coletivo tendem a ser mais valorizadas em São Paulo devido à facilidade de acesso. Dentres os meios de deslocamentos favoritos da população, podemos citar o metrô, responsável por diminuir consideravelmente o tempo perdido no trânsito.

Aos que fazem uso de automóveis diariamente, residir em bairros de São Paulo com facilidades de acesso é a melhor opção. No entanto, é preciso ficar atento se a região escolhida é de cunho residencial ou comercial.

Um exemplo de bairro com todas essas características é a Vila Mariana, na zona sul da cidade. Atendida pela linha 1-Azul do Metrô e por linhas da SPTrans com destino à avenida Paulista, a região é cortada pela avenida Conselheiro Rodrigues Alves e pelas ruas Domingos de Morais e Vergueiro.

3- Conheça a  infraestrutura oferecida pelo bairro

Quanto mais completa for a infraestrutura de um bairro, melhor será a qualidade de vida de sua população. Isso acontece pois regiões desenvolvidas possuem supermercados, farmácias, padarias, ruas de comércio popular e muito mais ao alcance dos moradores.

Mas, para a região ser completa, é preciso haver alguns lugares de lazer e entretenimento, como parques, museus e shoppings de fácil acesso com diversão a todas as idades.

O Itaim Bibi, considerado um dos melhores bairros de São Paulo, por exemplo, possui infraestrutura completa com o comércio da rua João Cachoeira e prédios comerciais na avenida Brigadeiro Faria Lima. Além disso, nele está situado o parque do Ibirapuera, o museu Afro Brasil e o shopping Iguatemi.  

4- Segurança: item importante levado em consideração

Hoje em dia, segurança é um dos principais fatores levados em consideração ao escolher um novo apartamento para morar. Principalmente à noite, residir em regiões movimentadas com grande fluxo de pessoas e carros é uma das dicas ao escolher um bom imóvel.

Verificar se a rua onde está situada o empreendimento é bem iluminada também colabora por uma maior segurança. Mesmo havendo porteiros na entrada dos condomínios, vias escuras podem aumentar o número de assaltos, vitimando principalmente aqueles que andam a pé tarde da noite.

5- Visite o pedaço em diversos horários

Para conhecer melhor a região onde você pretende morar, uma das sugestões é visitar o pedaço em diversos horários e dias da semana com o intuito de observar a movimentação do bairro.

Caso você tenha optado por algum distrito comercial, devido a facilidade de acesso e eficiente infraestrutura, a avaliação precisa ser mais intensa. Durante à noite, por exemplo, muitas pessoas não trocam o silêncio pelo barulho vindo dos ônibus e dos bares.

Entretanto, apesar dos ruídos incômodos, morar em regiões movimentadas à noite é uma opção em nome da segurança. Por isso, existem aqueles bairros para morar em São Paulo que mesclam características residenciais e comerciais.

Nessa situação, um bom exemplo é a Vila Prudente, na região sudeste da capital, cujas principais ruas ficam próximas às estações das linhas 2-Verde 15-Prata do Metrô e a um Campus da Uninove. Ao mesmo tempo, a menos de 1 km desses pontos, encontra-se muitas vias somente com residências onde o movimento de carros à noite é quase nulo.

Depois de todas essas dicas, se você já escolheu onde morar em São Paulo, mas ainda não encontrou o apartamento ideal ao seu estilo de vida, acesse já o site do Meu Imóvel! Lá, você encontra inúmeras opções de empreendimentos novos situados nos quatro cantos da cidade.