Muitos paulistanos desejam morar perto do local de trabalho e ter fácil acesso a diversos pontos da capital por meio de meios de transporte público e importantes vias da cidade.

Por isso, cada vez mais pessoas, ao buscarem um novo lugar para morar, dão preferência a um bairro comercial, que possui infraestrutura completa e a maioria dos empregos.

Para saber mais sobre como são os bairros comerciais, suas vantagens e alguns distritos de São Paulo com esse perfil, confira o que o Meu Imóvel preparou sobre o assunto!

Por que morar em um bairro comercial é vantajoso?

Dentre as principais vantagens dos bairros comerciais, podemos citar sua grande quantidade de estabelecimentos, como supermercados, farmácias, hospitais e demais itens de infraestrutura.

Morando nessas regiões, ao contrário de quem reside em distritos residenciais, você não necessariamente ficará preso no trânsito por muito tempo até chegar ao local de trabalho. Além disso, os principais shoppings, restaurantes e pizzarias da cidade estarão pertinho de sua casa.

Nas zonas comerciais ocorrem anualmente a maioria das exposições, shows e atrações culturais de uma cidade. Um exemplo disso é avenida Paulista, centro financeiro de São Paulo, que abriga inúmeros museus e institutos.

As vantagens se estendem até para o mundo dos negócios! Segundo a América Economia, a capital paulista possui a maior rede de hotéis do Brasil e é a preferida da América Latina no ponto de vista dos grandes empresários.

As desvantagens de morar em regiões comerciais

Mas, como nada é perfeito, os bairros comerciais também possuem algumas desvantagens em relação aos residenciais, principalmente quando o assunto é tranquilidade. Devido o intenso fluxo de pessoas diariamente, o barulho pode incomodar quem deseja descansar, por exemplo.

Alguns apartamentos novos situados nessas regiões costumam ser do tipo studio e, por essa razão, esse pode ser um empecilho para quem deseja se instalar em espaços amplos. A justificativa para isso acontecer é porque muitos jovens universitários de outras cidades optam por morar na capital e dão preferência a ambientes menores.

Conheça alguns bairros comerciais de São Paulo

Percorrendo o centro expandido, é possível encontrar inúmeros bairros de São Paulo com características tipicamente comerciais. Neles, geralmente, o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) costuma ser mais elevado em detrimento das regiões consideradas residenciais.

Para te ajudar a encontrar o apartamento ideal nas zonas comerciais, preparamos uma seleção com quatro lugares muito procurados para comprar imóvel na capital. Confira!

Itaim Bibi

O Itaim Bibi é um dos bairros mais conhecidos da capital pelo fato de abrigar a maioria das grandes empresas no Centro Empresarial das Nações Unidas. Dentre as mais famosas, podemos citar a Samsung, Facebook, Google, HP, Microsoft, Nestlé e P&G.

Com um IDH de 0,953, o Itaim é considerado um dos melhores bairros de São Paulo devido a sua completa infraestrutura e facilidade de acesso por meio de importantes vias da cidade.

Ao longo dos seus 9,9 km², é possível encontrar uma grande quantidade de restaurantes, hamburguerias, bares e casas noturnas que costumam ser muito frequentados aos fins de semana.

Quanto às opções de comércio a céu aberto, merecem destaque as ruas João Cachoeira e Joaquim Floriano – onde se situa a Brascan Open Mall e a livraria Saraiva. Já com relação aos shoppings, o Marketing Place e o Vila Olímpia são os mais conhecidos.

Além disso, as avenidas Brigadeiro Faria Lima e Juscelino Kubitschek, próximas ao condomínio Horizonte JK, completam todo o charme e sofisticação existente nesse pedaço nobre de São Paulo.

Região da avenida Paulista

A avenida mais famosa da cidade não pode ficar de fora na lista das regiões comerciais mais famosas da capital! Fundada em 1891, a Paulista é, hoje, considerada o centro financeiro de São Paulo e, por lá, circulam milhares de pessoas todos os dias.

Atendida pelas estações Brigadeiro, Trianon-Masp e Consolação, da linha 2-Verde do Metrô, nessa famosa avenida dezenas de linhas de ônibus municipais rasgam seus 2,9 km de asfalto.

Shoppings é o que não faltam no pedaço! Situados a uma distância considerável entre si, a via abriga os shoppings Pátio Paulista, Cidade São Paulo, Center 3 e Conjunto Nacional. Todos com inúmeras opções de lojas e ampla variedade na praça de alimentação.

Além de ser fechada para carros aos domingos, na Paulista você encontra inúmeras atrações culturais abertas diariamente. Nesse ponto, destaca-se o Museu de Arte de São Paulo (MASP); Parque Trianon; Instituto Moreira Sales (IMS); Casa das Rosas e a Fundação Cásper Líbero (FCL).

Já nos arredores da avenida, você encontra inúmeras vias comerciais, como as alamedas Santos e Joaquim Eugênio de Lima, as ruas Augusta e Peixoto Gomide, e a avenida Brigadeiro Luís Antônio.

Vila Madalena

Conhecida pela grande quantidade bares e casas noturnas, a Vila Madalena é um dos bairros mais procurados para se morar, principalmente por jovens.

Região de fácil acesso por meio da estação Vila Madalena, da linha 2-Verde do Metrô, o distrito possui fácil ligação com os bairros de Pinheiros, Perdizes e Pompeia, na zona oeste da cidade.

Durante o carnaval, inúmeros blocos dominam suas principais vias, como a Heitor Penteado, em busca de entreter o público gratuitamente e contagiar alegria a todos.

Para quem gosta de apreciar a natureza em meio a cidade grande, a praça Pôr do Sol, próximo ao Altto Vila Madalena, é uma das opções preferidas dos moradores da região.

Brooklin

Sede da Rede Globo em São Paulo, o Brooklin possui um dos monumentos ícones que servem como cartão-postal da cidade: a ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira, na marginal Pinheiros.

Dividido em duas partes, Brooklin Novo e Brooklin Velho, no primeiro estão situadas inúmeras multinacionais; canais de televisão, como a HBO Brasil; além do consulado de diversos países.

Já na parte velha, se encontra a porção residencial do Brooklin, onde ocorre, todos os anos, o Maifest e o Brooklin Fest, em maio e outubro, respectivamente, sendo ambos de tradição alemã.

Quando o assunto é transporte público, o bairro é atendido pela recém-inaugurada estação Brooklin, da linha 5-Lilás, pela estação Berrini, da linha 9-Esmeralda. Além disso, projetos afirmam que o pedaço possa ser atendido pela futura linha 17-Ouro do monotrilho ao longo dos próximos anos.

Agora que você já sabe o que é bairro comercial e suas diferenças em relação aos residenciais e industriais, chegou a hora de escolher um apartamento novo nessas regiões! Por isso, acesse já o site do Meu Imóvel e conheça nossas opções de empreendimentos nos principais distritos comerciais de São Paulo!