Mesmo apresentando um valor de aquisição elevado, é possível dar entrada em um novo apartamento antes mesmo de completar 30 anos. Hoje em dia, por conta das diversas facilidades envolvendo financiamento, diversos brasileiros conseguem atingir esse objetivo de forma mais rápida.

Para isso, é preciso planejar-se financeiramente, ter um maior controle de suas economias e aplicá-las em investimentos de renda fixa ou variável. Confira essas e outras dicas sobre o que precisa para comprar um apartamento antes dos 30 neste post preparado pelo Meu Imóvel!

Por que muitos preferem comprar apartamento cedo

Atualmente, está cada vez mais comum brasileiros que ainda não possuem 30 anos morar na casa dos pais. Com isso, fica mais fácil juntar dinheiro pois, querendo ou não, em algumas situações, a pessoa não precisará arcar com todas as despesas de um lar.

Contudo, ao comprar um bem de elevado valor como um apartamento novo, pessoas com menos de 30 anos precisam ter uma instabilidade financeira para quitar as parcelas do financiamento. Tudo isso sem comprometer o orçamento e dívidas desnecessárias serem criadas.

Dicas para comprar um apartamento antes dos 30

Como mencionado anteriormente, uma das dicas para comprar imóvel antes dos 30 é fazer um planejamento financeiro e poupar um pouco de dinheiro todo mês. Contudo, antes de mais nada, verifique qual imóvel atenderá suas necessidades e até quanto poderá pagar por uma nova propriedade. Confira!

 

1- Faça um planejamento financeiro desde cedo

Começar a poupar um pouco do salário todo mês desde o primeiro emprego ajudará você a comprar apartamentos novos antes de completar 30 anos. Para isso, procure investir, no mínimo, 10% de sua renda mensal em aplicações, como o CDB (Certificado de Depósito Bancário) e o LCI (Letra de Crédito Imobiliário).

A nutricionista Giovanna Maia, por exemplo, conta que, mesmo quando não tinha intenção de comprar um apartamento, já guardava dinheiro todo mês como reserva. “Eu já poupava uma certa quantia todo mês há mais de 5 anos, mesmo sem ter planos concretos. Todo o dinheiro que sobrava eu aplicava pensando sempre em obter o melhor rendimento possível”, afirma.

2- Verifique sua renda mensal e o valor de cada parcela do financiamento

Como se sabe, o valor das parcelas de um financiamento não pode ultrapassar 30% do seu rendimento mensal. Por exemplo: caso seu salário seja de R$ 6 mil, o máximo a ser pago em cada prestação deve ser de R$ 1,8 mil. Dessa forma, seu orçamento não fica comprometido e dívidas não são criadas.

3- Tenha uma instabilidade financeira e estabeleça prioridades

Antes dos 30 anos, é possível resolver com mais facilidade a questão sobre como comprar um imóvel caso a pessoa já tenha uma instabilidade financeira. Normalmente, quem estabelece metas e possui uma reserva financeira aplicada consegue financiar um apartamento mais fácil.

“Acredito que o importante, acima de tudo, é ter planejamento e prioridades. E você não precisa necessariamente ser um profissional bem-sucedido para isso. Se sua meta é financiar um apartamento próprio, o que vale é o esforço para conquistá-lo”, diz Maia.

Além disso, segundo ela, “empenho e muita paciência são essenciais para quem deseja realizar um sonho como esse, e vale muito a pena abdicar de outros desejos para essa realização. Se comprar um apartamento é uma das metas de sua vida, todo esforço será compensado quando você estiver com as chaves em mãos.”.

4- A princípio, invista em apartamentos menores

Uma das dicas sobre o que saber na compra de um imóvel diz respeito ao tipo de apartamento a ser adquirido e seu valor de mercado. Como você estará adquirindo a propriedade antes dos 30 anos, as chances dela se valorizar ao longo dos anos é muito alta, podendo revendê-la por um valor mais alto, posteriormente.

Diante disso, uma recomendação é adquirir apartamentos novos menores, com localização estratégica em regiões com tendência a valorização. Assim, muitos consideram essa compra um excelente investimento pois o mercado imobiliário apresenta diversos períodos em alta e de aumento da oferta e demanda.

Se você possui um planejamento financeiro e um maior controle de suas economias antes dos 30 anos, adquirir uma nova propriedade pode ser muito fácil. No site do Meu Imóvel, diversos tipos de apartamentos no estado de São Paulo estão à sua espera. Por isso, acesse já e descubra quais melhor atendem suas necessidades!