O bairro da Barra Funda é um dos principais da zona oeste da capital por estar em uma localização estratégica da cidade, próximo a diversos pontos de interesse. Sua área total corresponde a 5,6 km² e, nela, habitam cerca de 13 mil pessoas com renda per capita média de R$ 2.360, aproximadamente.

Seu IDH de 0,917 é considerado muito elevado pelos padrões do IBGE e é reflexo da total infraestrutura e opções de lazer presentes no pedaço. Percorrendo suas principais vias, é possível encontrar diversos lançamentos imobiliários capazes de atender a diferentes estilos de vida. Conheça mais detalhes sobre esse tradicional distrito de São Paulo!

Infraestrutura deste tradicional bairro de São Paulo

A Barra Funda faz fronteira com os distritos do Bom Retiro, Perdizes, Casa Verde, Lapa, Freguesia do Ó, Limão e Santa Cecília nas regiões norte, oeste e central da cidade. Suas principais vias de acesso são as avenidas Francisco Matarazzo, Marquês de São Vicente, Pacaembu, Rudge e Doutor Abrahão Ribeiro, além da rua Brigadeiro Galvão.

O bairro é atendido pelas linhas 3-Vermelha, 7-Rubi e 8-Diamante do Metrô e da CPTM na estação Palmeiras-Barra Funda e por diversas linhas de ônibus municipais da SPTrans. Além disso, o distrito abriga um dos principais terminais rodoviários da cidade, por onde passam cerca de 40 mil pessoas por dia, de acordo com o site oficial.

Na região também está situado os estúdios da Record TV — uma das principais emissoras de televisão do Brasil. Neles, todos os dias são gravados os principais programas e telejornais nacionais.

Opções de lazer na região

Existem diversas opções de lazer e diversão na Barra Funda voltadas para públicos de todas as idades. A título de curiosidade, nesse bairro foi criado o primeiro cordão de carnaval da cidade, o Grupo Carnavalesco Barra Funda. Hoje, duas escolas de samba possuem sede na região: Mancha Verde e Camisa Verde e Branco.

Se você deseja respirar ar puro, o Parque da Água Branca é uma excelente opção para relaxar e aproveitar o melhor da natureza. Construído em uma área de mais de 135 mil m², o espaço conta com dois lagos artificiais, playground, biblioteca, observatório de pássaros e muito mais!

A região concentra diversas casas noturnas nas avenidas Francisco Matarazzo, Marquês de São Vicente e demais vias importantes. No destaque estão o Espaço das Américas, a Audio Club, o Villa Country e a Eazy Club.

Quando o assunto é compras, o bairro abriga os shoppings Bourbon e West Plaza, com centenas de lojas âncoras e grifes nacionais e internacionais. Neles, é possível encontrar uma praça de alimentação com restaurantes capazes de agradar a diferentes tipos de paladares.  

Allianz Parque: mais do que um estádio, uma arena de shows

O Allianz Parque é o estádio oficial da Sociedade Esportiva Palmeiras com capacidade para mais de 40 mil pessoas em dias de jogo. No dia 2 de dezembro de 2018, o local bateu recorde de público com 41.256 pessoas acompanhando a final do Campeonato Brasileiro.

O local ainda é palco de diversos shows musicais periodicamente e, ao longo destes quatro anos, já recebeu diversos artistas, como Paul McCartney, Guns N’ Roses, Iron Maiden, dentre outros.

Memorial da América Latina: cultura na região

Fundado em 1989 próximo ao terminal rodoviário, o Memorial da América Latina é um dos principais centros culturais da cidade de São Paulo. O espaço foi totalmente planejado por Oscar Niemeyer, autor da escultura Mão, que representa o mapa da América Latina com manchas de sangue decorrentes de meados do século passado.

No espaço de 84.482 m², é possível encontrar uma biblioteca com acervo de mais de 30 mil livros, periódicos, fotografias e música. Já o auditório Simón Bolívar possui capacidade para mais de 1.600 pessoas sentadas e, periodicamente, são realizados concertos musicais e peças teatrais no local.

Lançamentos imobiliários no pedaço

Diversos apartamentos novos são encontrados no bairro da Barra Funda, oferecendo comodidade e praticidade aos seus moradores. Confira, a seguir, detalhes sobre dois lançamentos na região disponíveis aqui no Meu Imóvel!

West Side

O West Side é um empreendimento residencial situado na rua Anhanguera, 426, ao lado da estação Palmeiras-Barra Funda. Seu fácil acesso se dá pela Marginal Tietê, as avenidas Rudge, Abrahão Ribeiro e ruas do Bosque e Norma Pieruccini Giannotti.

Seus apartamentos possuem metragens entre 67 e 90 m² e são compostos por dois ou três dormitórios (uma suíte). Na área de lazer, é possível encontrar diversos ambientes coletivos, como churrasqueira, piscina adulto e infantil, salão de festas e bike station.

Living Privilège

Localizado na rua Iporanga, 250, o Living Privilège possui apartamentos entre 61 e 93 m², formados por dois ou três dormitórios (uma suíte). Nos arredores desse condomínio residencial, estão as estações Lapa e Água Branca (linhas 7-Rubi e 8-Diamante da CPTM) e o Nacional Atlético Clube.

Agora que você já conheceu as vantagens e a total infraestrutura proporcionadas pela Barra Funda, chegou o momento de adquirir seu novo apartamento. No site do Meu Imóvel, esses e outros lançamentos na região estão à sua espera. Não perca mais tempo e confira nossas opções!