O Bom Retiro é um bairro situado no centro da cidade de São Paulo, povoado por descendentes de diversos países europeus e asiáticos. Hoje, a região é muito frequentada pelos paulistanos por conta de diversas lojas populares de roupas e calçados distribuídas em suas principais ruas.

Sua área total corresponde a 4 km², onde moram cerca de 33 mil pessoas com renda média per capita de, aproximadamente, R$ 1.350. Se você deseja conhecer mais sobre esse distrito e alguns lançamentos na região, confira o post preparado pelo Meu Imóvel!

História do Bom Retiro

O bairro do Bom Retiro tem sua origem datada do século XIX, quando a predominância da região era de sítios e chácaras. Seu nome faz total referência a esses pedaços de terra, considerados retiros em meio à cidade que estava se desenvolvendo.

Logo no início do século passado, em 1901, o bairro começou a se urbanizar com a construção da Estação da Luz e do jardim de mesmo nome, anexo ao prédio centenário. Duas década depois, o Bom Retiro abrigou as instalações da Ford — a primeira montadora de veículos a ter uma fábrica montada em São Paulo.

Assim como no Brás, na segunda metade do século XX, imigrantes sul-coreanos começaram a migrar para a região e ali começaram a instalar suas primeiras lojas de roupas e tecidos. Vale lembrar que, até hoje, boa parte do comércio popular do pedaço possui como proprietários desse país asiático.

Atualmente, assim como muitos distritos da capital, o Bom Retiro vem passando por uma intensa mudança, deixando de lado os antigos galpões fabris e investindo cada vez mais no setor comercial.

Infraestrutura desse famoso bairro da capital

A região do Bom Retiro possui uma infraestrutura completa que atende às necessidades dos seus moradores. Seu fácil acesso se dá por meio de importantes avenidas, como a Tiradentes, Santos Dumont, Cruzeiro do Sul, Marquês de São Vicente e a Marginal Tietê.

Na área dos transportes, o bairro é atendido por linhas municipais da SPTrans com destino às regiões leste, norte e sul da cidade. Quando o assunto é trilhos, a região é servida pelas linhas 1-Azul, 4-Amarela, 7-Rubi, 11-Coral e pelo serviço Airport-Express da 13-Jade do Metrô e da CPTM.

O bairro ainda abriga diversas instituições religiosas, sendo as Igrejas de Santo Expedito e de Frei Galvão as mais conhecidas do pedaço. Nas proximidades desses prédios, está o 2º Batalhão de Polícia de Choque (PMESP) e o quartel da Polícia Militar do Estado de São Paulo.  

Rua José Paulino: bolsas e calçados é aqui

Uma das ruas de comércio popular mais conhecidas da região é a José Paulino. Nela, diversas lojas de roupas, calçados e bolsas são muito procuradas pelo público feminino, principalmente nos fins de ano.

Além disso, percorrendo suas vitrine, há diversas especializadas na venda de uniformes executivos e vestidos de festa. Tudo isso, no coração do bairro, ao lado da estação Luz do Metrô e CPTM e com fácil acesso pela avenida Tiradentes e a rua Ribeiro de Lima.

Rua São Caetano: a terra das noivas

A rua São Caetano concentra diversas lojas no Bom Retiro, especialmente para quem irá se casar e está à procura de um lindo vestido para a ocasião. Batizada como rua das noivas, nela, diversas lojas desse segmento são encontradas com preços acessíveis e também com opções de aluguel.

Conheça diversas opções de lazer na região

Diversas opções de lazer e entretenimento completam o melhor do Bom Retiro na capital. Localizada na alameda Nothmann, 185, a unidade do Sesc no bairro foi inaugurada em 2011 e é composta por um auditório de mais de 250 lugares, ginásio esportivo, dentre outros espaços.

Anexo ao Mosteiro da Luz, o Museu de Arte Sacra de São Paulo é um dos principais atrativos do bairro. Sua construção é datada no fim do século XVIII, quando o Frei Galvão — cujos restos mortais estão enterrados no local — solicitou a construção de um dos primeiros conventos da cidade. Hoje, o local reúne diversas esculturas e obras religiosas brasileiras e de outros países.

Estação da Luz: o charme inglês do bairro

Com arquitetura inglesa, a Estação da Luz foi inaugurada em 1901 pela então companhia ferroviária São Paulo Railway (SPR). Por muitos anos, foi considerada a principal estação da capital e atendia diversos trens regionais com destino ao interior do estado.

Hoje, o prédio tombado pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico) é o terminal das linhas 7-Rubi, 11-Coral e do Airport-Express da 13-Jade da CPTM. Além disso, parte da construção é a sede do Museu da Língua Portuguesa, atualmente em fase de restauração por conta de um incêndio ocorrido em 2015.

Pinacoteca: mais cultura no pedaço

Ao lado da Estação da Luz, está situado o prédio da Pinacoteca do Estado de São Paulo, inaugurado em 1905. Logo na entrada, é possível se deparar com um grande jardim projetado por Ramos de Azevedo, o que contribui para deixar o espaço mais verde e um ar puro.

Seus acervo conta com milhões de livros e obras de arte produzidas em diferentes épocas,  o que nos remetem a uma viagem no tempo. Ainda, é disponibilizado um serviço de empréstimo, mediante inscrição prévia no site oficial do local.

Confira lançamentos imobiliários no Bom Retiro

Diversos apartamentos novos são encontrados no Bom Retiro para oferecer todo o conforto e comodidade que você e sua família merecem. Ao todo, são vários lançamentos desde studios até empreendimentos de alto padrão com localização privilegiada no coração da cidade. Confira!

Aquarela Paulistana

O Aquarela Paulistana é um empreendimento residencial com unidades de 67 m² formadas por dois dormitórios (uma suíte). Sua área de lazer é composta por diversos ambientes, como quadra recreativa e salão de festas gourmet, que proporcionam diversão a todas as idades.

Sua localização privilegiada, na rua Jaraguá, 723, faz o empreendimento ter fácil acesso pela avenida Rudge e marginal Tietê. Ainda, nos seus arredores, há diversas lojas no Bom Retiro que completam a infraestrutura do pedaço.

Vita Bom Retiro

Localizado na rua Anhaia, 871, o Vita Bom Retiro fica ao lado da marginal Tietê do Sambódromo do Anhembi. Suas unidades do tipo studio possuem entre 14 e 60 m², e sua área de lazer é equipada com piscina, lavanderia coletiva, coworking, dentre outros espaços.

Agora que você já conhece tudo sobre o Bom Retiro, não deixe de conferir diversos empreendimentos novos aqui no Meu Imóvel. São lançamentos voltados para todos os estilos de vida com localização privilegiada nas principais ruas da região. Por isso, não perca mais tempo e acesse já nosso site!