É cada vez mais comum encontrar pessoas que trabalham em casa, seja porque sua empresa concede esse benefício ou porque são autônomas. Fazer home office pode soar muito confortável, mas, se o ambiente não for favorável, pode se tornar um desastre.

Confira a seguir algumas dicas para montar um escritório em seus apartamento, independente da área disponível. Dessa maneira, seu trabalho renderá muito mais, além de se tornar mais confortável e aconchegante.

Escritório no apartamento: é possível?

Quando falamos em “escritório em casa”, a maioria das pessoas já imagina um quarto destinado à prática. Para quem mora em apartamento ou studio, parece impossível montar um ambiente destinado ao trabalho.

Entretanto, é possível montar o espaço do home office independente do tamanho de sua residência. A dica é apostar nos itens decorativos, móveis e cores do ambiente. O conjunto oferece maior conforto para o trabalho, além de beleza.

Como escolher o lugar

home-office-imovel

Seja no escritório ou em casa, para trabalhar é preciso concentração. Por isso, o mais comum é encontrarmos home office no quarto, uma vez que o ambiente oferece mais privacidade, concentração e produtividade.

Para aqueles que moram em ambientes que não têm um quarto sobrando, é possível montar o escritório em um canto da sala, por exemplo. Analise, ainda, se o ambiente comporta seus instrumentos de trabalho, como notebook, impressora e afins.

O mais importante: veja se o ambiente vai proporcionar o silêncio necessário para a execução de suas atividades. Estude o barulho da rua, ou então, para quem mora com outras pessoas, se a circulação no local é intensa.

Iluminação

A iluminação do ambiente de home office interfere na disposição das pessoas. As luzes artificiais ou muito diretas podem cansar devido à sua intensidade. O mais indicado são as luzes naturais ou as luminárias de mesa.

Se no ambiente do seu escritório tiver uma janela com uma vista agradável, explore-a. Tanto a visão quanto a luminosidade natural serão favoráveis para os momentos de descompressão.

Decoração

Trabalhar em um local bonito é ainda mais inspirador, não é mesmo? No entanto, é necessário se preocupar também com o conforto das peças, especialmente no trabalho home office.

Escolha peças bonitas e ergonômicas. Pense que você passará um bom tempo sentado em uma cadeira, digitando em seu computador. Com isso, escolha peças confortáveis, que atendam às suas necessidades.

Cores

Procure utilizar móveis com cores neutras. Além de darem sensação de amplitude ao espaço, elas permitem brincar com outras cores em detalhes, como quadros, papéis de parede e demais itens de decoração.

Mesas com tampo de vidro também contribuem para o aumento visual do ambiente, além de serem modernas e atenderem aos mais variados estilos. A superfície pode ser tanto transparente quanto colorida.

Móveis

O mais indicado para aqueles que não têm muito espaço para montar o home office é apostar em móveis planejados e multifuncionais. Aquela sua penteadeira pode se transformar em uma escrivaninha, por exemplo.

Além de se encaixar perfeitamente no espaço destinado ao escritório, as peças ainda poderão contar com um estilo próprio e um design único que fará toda a diferença no seu apartamento.

home-office-imovel

O que não pode faltar em um home office

A organização vai além da questão de como trabalhar com home office. Uma mesa bagunçada ou papéis desorganizados prejudicarão o seu desempenho. Tenha em mente que outros cômodos irão interferir do escritório.

Gostou das dicas? Então não deixe de acompanhar o blog do Meu Imóvel! E se estiver procurando por apartamentos, fique ligado em nosso catálogo. Com certeza temos a residência ideal para você!