Se está procurando uma solução simples na hora da reforma, investir em um piso vinílico ou laminado pode ser a opção ideal. Esses revestimentos são modernos, aconchegantes, fáceis de limpar e ainda têm uma aparência de madeira.

Além disso, esses pisos costumam ser fáceis de instalar, com tudo podendo ser feito em até um dia, dependendo da sua mão de obra. Porém, antes de tomar uma decisão final, compare essas soluções e descubra mais sobre as principais diferenças para o seu lar.

Piso vinílico ou laminado: a diferença entre eles

sala de estar iluminadaSe está em dúvida entre piso vinílico ou laminado e sua diferença, saiba que o primeiro tipo conta com um excelente funcionamento acústico, principalmente para quem mora em apartamento, tem filhos ou pets em casa. Isso porque ele não deixa os passos barulhentos, conta com uma boa durabilidade, resistência, tem um aspecto macio, não retém poeira, é antialérgico e também antimanchas. 

Com a instalação desse piso na sua sala de jantar e quarto, há possibilidade de usar o acabamento vinílico na cozinha, banheiro e até lavatórios. É importante lembrar que ele não pode ser usado em áreas molhadas constantemente, como o box.

Enquanto o vinílico tem em sua composição o cloreto de vinila, também conhecido como PVC, e tem vários formatos, como placas, mantas e réguas, o piso laminado é feito de materiais vindos da madeira, como o HDF (High Density Fiberboard) e costuma vir da fábrica em formato de réguas. 

O primeiro tipo de piso tem grande preferência em ambientes internos, como  residências e comércios. Entre suas características estão resistência a riscos, facilidade de limpeza e alta duração, por isso, quanto à questão de qual o melhor piso vinílico ou laminado, o vinílico costuma ser o preferido de algumas pessoas.

Principais vantagens desses materiaisquarto confortável

Para escolher entre o piso vinílico ou laminado é importante saber que o primeiro é conhecido por sua alta resistência, além de ser ecologicamente correto, diminuir ruídos e manter a temperatura do cômodo agradável. Por conta disso, ele traz um aspecto mais moderno para o ambiente, sendo uma boa escolha para casas e lojas, por exemplo. 

Se a sua escolha for o piso laminado, saiba que ele também é um material sustentável, com o uso de madeira reflorestada com certificados de fábrica. Fora isso, a superfície tem uma durabilidade maior do que a madeira tradicional, apresentando uma variedade de tipos e cores muito bonitas.

O piso vinílico ou laminado tem um valor considerado bom quando se fala em custo-benefício. Isso porque a primeira opção de revestimento pode ser comprada a partir de R$ 31,90 por m², Já a segunda possibilidade de acabamento é encontrada por R$ 19,99 por m².

Cuidados importantes com esses pisos

Em relação aos cuidados com o piso vinílico ou laminado, a limpeza do primeiro tipo costuma ser bem prática e feita por uma vassoura de cerda macia, aspirador de pó ou pano úmido. Outro ponto a ser considerado é a análise de tráfego no lugar em que o material será instalado, porque isso contribui para aumentar a vida útil e boa aparência do piso.

Caso a sua preferência seja pelo piso laminado, é importante manter o material longe do contato direto do sol e da água. Isso porque mesmo que sua fabricação envolva calor e muita pressão, a peça pode acabar ficando deformada com o passar do tempo.

E quanto à instalação, como eu devo fazer?

A instalação do piso laminado ou vinílico costuma ser fácil, já que o primeiro não faz muita sujeira, mas, para isso, o chão precisa estar nivelado. Assim, a aplicação desse material consegue ser feita por encaixe, através do uso de uma cola especial ou até com modelos autoadesivos, disponíveis em lojas de construção.

O segundo piso tem uma aplicação bem rápida, podendo ser instalado em até 50 m² em um único dia, pois sua instalação não precisa quebrar nenhuma parte do chão. Por conta disso, a aplicação consegue ser feita sobre o piso que já existe — desde que este esteja nivelado e sem buracos —, graças à facilidade do sistema de aplicação com cola e click.

Confira outras dicas de reforma no blog Meu Imóvel

Gostou das dicas de como escolher entre piso vinílico ou laminado para a reforma da sua casa? Então não deixe de conferir outras publicações do blog Meu Imóvel. Aqui, você confere dicas para construir o lar ideal para você e sua família!

Se está à procura de um apartamento para chamar de seu, não deixe de conferir, ainda, as opções disponíveis no catálogo do Meu Imóvel. Com certeza uma delas atenderá perfeitamente às suas necessidades.