Hoje em dia, muitos brasileiros procuram praticidade nos apartamentos, com o intuito de aproveitar ao máximo cada espaço disponível, principalmente se os mesmos forem compactos.

Por isso, muitos móveis funcionais contemporâneos possuem mecanismos e tamanho suficiente para terem uma dupla função. Cozinha, sala, dormitório: todos os cômodos podem ser mobiliados perfeitamente sem deixar o ambiente entupido de coisas que só ocupam espaço.

Pensando em uma vida mais prática, o Meu Imóvel preparou uma lista com alguns móveis que irão deixar seu apartamento com o máximo de conforto. Confira!

O que são móveis funcionais?

Denomina-se funcional todo móvel com mais de uma função em determinado ambiente do imóvel. Muito usado em apartamentos novos, esse tipo de mobiliário é ideal para espaços compactos onde qualquer área livre é lucro.

Existem diversos modelos de móveis funcionais para apartamentos pequenos, voltados para todos os ambientes do imóvel sem exceção. Conheça alguns a seguir!

Móveis funcionais para dormitório

O dormitório deve ser um dos ambientes mais aconchegantes dentro do imóvel,Nele, é possível instalar diversos móveis práticos e economizar espaço, deixando o cômodo mais arejado e ventilado.

Se optar por cama de solteiro, um beliche substitui perfeitamente as tradicionais bicamas; já a de casal, a cama box permitirá o armazenamento de inúmeros apetrechos debaixo do colchão.

Cama box com baú

Se antigamente as camas tinham gavetas na lateral na qual era possível guardar toalhas e tapetes de banho, hoje, as mesmas possuem um baú na parte inferior para  armazenar inúmeras coisas.

Substituindo parte dos guarda-roupas e os clássicos criado-mudos, a cama box com baú permite com que você guarde tapetes, travesseiros, edredons, mantas, cobertores, lençóis e fronhas.

Muitos desses móveis possuem válvulas hidráulicas que permitem seu levantamento sem ser preciso fazer muito esforço, colaborando com o bem-estar da sua coluna. Para efeitos de comparação, essa mesma tecnologia se faz presente nos porta-malas de automóveis.

Beliche com escrivaninha

Nos dormitórios infantis e de solteiros, é normal encontrarmos uma cama menor acompanhada da bicama. Entretanto, ao montar esse complemento do móvel, pode não haver espaço suficiente para permitir a livre circulação de pessoas.

Por isso, uma excelente dica é instalar uma beliche de dois andares no dormitório com o intuito de ter um móvel com a mesma função da bicama – com a diferença de não ocupar tamanho espaço.

Muitas beliches, inclusive, já vem com uma pequena escrivaninha embutida, que serve de apoio ao computador, a impressora, teclado e mouse. Além disso, ela pode ser uma boa opção para escrever e apoiar um livro enquanto o mesmo está sendo lido.

Móveis para economizar espaço na sala

Ambiente perfeito para reunir a família, os amigos, assistir televisão e apreciar um drink durante confraternizações, a sala também possui alguns móveis funcionais característicos desse ambiente. Saiba mais!

Sofá-cama

Existem diversos modelos de sofá, desde os tradicionais de dois e três lugares até aqueles reclináveis com chaise. Entretanto, em apartamentos compactos, como um studio, cuja sala é integrada com o quarto, o sofá-cama é uma das melhores opções quando o assunto é economizar espaço.

Com tamanho de um estofado normal, o sofá-cama serve para sentar durante o dia enquanto estiver assistindo televisão e, ao mesmo tempo, deitar e dormir na calada da noite.

Essa dupla função só é possível devido a presença de molas individuais presentes no móvel, que faz com ele ficar regulado.

Prateleiras e nichos

Substituindo as tradicionais estantes e racks, que tal instalar prateleiras suspensas na parede da sala? Nelas, é possível colocar estátuas e demais artefatos de decoração que irão deixar o ambiente mais bonito.

Um modelo muito usado na atualidade é o nicho. Semelhantes às prateleiras, eles são mais robustos e podem ser vazados ou não. Caso você queira, é possível fechar sua frente com vidro e evitar do móvel ficar empoeirado em excesso.

Móveis que se transformam na cozinha

Muitos apartamentos novos não possuem uma cozinha ampla pelo fato desse ambiente ser integrado a sala por meio do modelo americano. Por essa razão, cada vez menos móveis são instalados nesse cômodo.

Geralmente, a mobília das cozinhas modernas se resume em praticidade e comodidade para as pessoas exercerem seus dotes culinários sem se preocupar com muita bagunça.

Mesa com ajuste de tamanho

Apesar de existir desde o século passado, as mesas reguláveis ganharam uma sobrevida nessa década por serem mais práticas no dia a dia em detrimento das fixas.

Mesas de seis lugares podem ser facilmente transformadas em um tamanho apropriado para quatro cadeiras. Assim, quando você não estiver com visitas em casa, não será preciso ficar com um transtorno grande no meio do aposento.

Balcões dobráveis

Caso sua cozinha não comporte uma mesa, uma dica é instalar outros móveis para espaços pequenos, como os bancadas para realizar as refeições de maneira prática.

As bancadas podem ser fixas ou dobráveis, sendo que, nesse último caso, as mesmas possuem molas e válvulas amortecedoras que ajudam a preservar suas dobradiças ao abrir e fechar o móvel.

Além disso, esses balcões podem ser feitos com MDF, madeira, fórmica ou até mesmo granito, dependendo da decoração adotada no cômodo. Vale ressaltar que esses materiais são fáceis de limpar e possuem todo o charme presente nos ambientes modernos.

Móveis funcionais são uma das melhores opções para quem deseja praticidade e economia de espaço na atualidade. Se você ainda não encontrou o apartamento ideal para instalá-los e criar seu estilo de decoração, acesse já o site do Meu Imóvel e confira nossas opções de empreendimentos em São Paulo e cidades próximas.