Nos apartamentos compactos, cada vez mais pessoas prezam pela economia de espaço com o intuito de aproveitarem ao máximo qualquer cantinho do imóvel. Por esse motivo, o conceito de cozinha integrada com os demais cômodos está sendo muito usado nos lares brasileiros contemporâneos.

Dependendo do projeto do imóvel, é possível conjugar a cozinha com as salas de jantar, de estar e até com a varanda gourmet. Mas, para executar essa junção, uma sugestão é conferir algumas dicas de decoração, com o intuito de combinar o mesmo estilo em todos os aposentos.

Pensando na praticidade e conforto que as pessoas desejam ter no dia a dia, o Meu Imóvel preparou algumas informações a respeito desse novo conceito aberto. Confira!

As vantagens de ter sala e cozinha conjugada

Se você é aquela pessoa que gosta de ambientes modernos, o projeto de cozinha conjugada é ideal para seu estilo de vida! Além de vantajosos, ambientes integrados ajudam a aproveitar melhor o espaço de um apartamento, tornando-o mais amplo.

Devido a inexistência de paredes para dividir a sala da cozinha, é possível facilitar a comunicação com as pessoas que estão em aposentos diferentes. Enquanto você estiver cozinhando, por exemplo, é possível ver o que está passando na TV da sala e conversar com as pessoas sentadas no sofá.

Se o projeto do apartamento permitir, é possível obter uma maior iluminação natural na cozinha aberta, por meio das janelas dos demais aposentos. Assim, é possível deixar o ambiente mais claro sem ser preciso gastar muita energia elétrica.

A facilidade ao limpar também é uma das vantagens de ter a sala integrada com a cozinha, pois, devido a inexistência de paredes, é possível lavar tudo de modo mais simples e fácil.

Como criar a decoração perfeita para esse ambiente?

Existem diferentes maneiras de decorar apartamentos cuja cozinha é integrada com algum outro cômodo. Mas, antes de mais nada, é preciso pensar em qual estilo mais combina com você e qual é a combinação perfeita para todo o imóvel.

A seguir, conheça algumas sugestões de como criar uma decoração ideal para ambientes integrados. Confira!

Escolha um único piso para os ambientes integrados

Devido a remoção das paredes, dois aposentos ficaram integrados em um único e, por essa razão, uma dica é padronizar o revestimento de todo o espaço, deixando-os com um acabamento comum entre si.

Caso você escolha um revestimento em mármore ou granito, você pode aproveitar e instalar um balcão entre a cozinha e sala feito com esse mesmo material.

Revestimentos em porcelanato também são excelentes opções para dar aquele acabamento no ambiente e deixá-lo como se fosse um único cômodo. Por existirem diversos tipos desse tipo, você pode mesclar um rústico na cozinha e outro acetinado na sala, por exemplo.

Para conjugar a sala e a cozinha, que tal um balcão planejado?

O balcão planejado vem sendo muito usado como móvel de integração entre a sala e a cozinha de um apartamento. Usado para compor a cozinha americana, ele possui múltiplas funções e ainda te ajuda a economizar espaço.

Dentre as funcionalidades de um balcão é que o mesmo serve para apoiar os ingredientes de um prato enquanto estiver cozinhando, sem fazer muita sujeira. Ainda, o cooktop é uma boa opção para colocar sobre o móvel.

Além disso, esse mobiliário pode servir como dispensa em sua parte inferior. Por haver uma grande quantidade de gavetas e portas, na maioria das vezes, uma dica é armazenar todos os talheres, panos e louças sem ser preciso instalar muitos armários nas paredes.

Adote o mesmo estilo de móveis em todo o apartamento

Assim como o revestimento, o ideal é que os móveis de todo o apartamento precisam seguir  sigam uma linha de estilo, para padronizá-lo e deixar o ambiente mais harmônico.

Por exemplo: caso o armário da cozinha siga a linha de um estilo minimalista, o rack da sala também pode seguir essa tendência. Entretanto, combinações de designers também são uma boa opção para quem prefere um ambiente bem diversificado.

Cozinha integrada com diversos cômodos da casa é uma excelente tendência, principalmente se você mora em um imóvel compacto. Se você está a procura de apartamentos novos desse tamanho, acesse já o site do Meu Imóvel e confira nossos empreendimentos em São Paulo ou regiões próximas!