Você sabia que há mais de cinco mil praças em São Paulo? Esses espaços são um dos pontos favoritos de passeio entre os paulistanos e os visitantes da cidade, especialmente, aos finais de semana, quando ocorrem mostras culturais e feirinhas de artesanatos.

Além disso, as praças urbanas de SP são responsáveis por importantes fatos históricos da cidade e, algumas, até do Brasil. Quer conhecer um pouco mais sobre elas? Então, confira o conteúdo exclusivo que o blog Meu Imóvel preparou!

Praças de São Paulo

praças em sao paulo

Seja para fazer passeios ao ar livre, praticar esportes ou conferir alguma mostra cultural, as praças tendem a ser a primeira opção para a realização dessas e demais práticas. Em São Paulo, não é diferente.

Visitar uma praça em São Paulo é fugir da agitação tão característica da metrópole, sem ter que sair da cidade. Uma prova são as milhares de pessoas que visitam esses espaços, especialmente, aos finais de semana.

Por conta da tranquilidade que essas áreas proporcionam a seus visitantes, além das diversas atividades culturais, está cada vez mais comum encontrar pessoas que desejam morar perto de praça. Os empreendimentos dos bairros da Sé e da República são mostras da procura por residenciais próximos a esses ambientes.

Praças mais famosas de São Paulo

Algumas praças em São Paulo podem ganhar o título de “queridinhas” dos paulistanos, uma vez que estão sempre entre as mais lembradas e frequentadas. Algumas delas são:

Praça da Sé

Abrigando o coração da cidade de São Paulo, o marco zero, a Praça da é uma das mais famosas da cidade. O cartão postal da capital abriga diversas esculturas e monumentos, que contam um pouco da história da metrópole. Além da icônica catedral, há uma escultura de José de Anchieta, fundador de SP e apóstolo do Brasil.

Atualmente, é possível encontrar arte moderna entre as mais contemporâneas, como as intervenções abstratas em alguns pontos da região, por exemplo, nos muros próximos à Catedral da Sé.

Praça da República

Outro ponto importante que conta a história da cidade, a Praça da República atrai diversos paulistanos e turistas, sobretudo, aos sábados e domingos, quando acontece a tradicional feirinha de artesanatos.

Em suas dependências, está o Museu da Diversidade Sexual, criado em 2012, com o objetivo de ajudar a difundir a cultura LGBTQI+ brasileira. Por falar em cultura, é possível conferir exposição de obras de artistas independentes aos domingos.

Praça Roosevelt

A praça contemporânea Franklin Roosevelt é o principal ponto de encontro de skatistas em São Paulo, que aproveitam a estrutura renovada do espaço para praticar suas manobras, mas públicos de demais estilos também aproveitam o ambiente.

Pouco visto nas praças em São Paulo, a Roosevelt contém um café coberto, para aqueles que desejam aproveitar a tranquilidade do espaço ou assistir os skatistas e demais praticantes de esporte.

Pateo do Collegio

O Pateo do Collegio é uma das regiões mais ricas na história da cidade, uma vez que marca o ponto de surgimento de São Paulo. Ele foi a primeira construção da metrópole, em 1554, dando início a catequização dos índios da região.

Além de uma escultura dos fundadores de São Paulo, a praça ainda conta com casarões e fundações típicas da época, em taipa de pilão.

Praça da Liberdade

Famosa pela sua tradicional feirinha de comidas e artesanatos típicos orientais, a Praça da Liberdade é o pedacinho do Japão em São Paulo. Além das várias lojas de artigos orientais ao redor, os visitantes do espaço ainda conferem manifestações típicas da cultura japonesa e chinesa.

praças em sao paulo

É na Praça da Liberdade que acontecem as típicas e belas festas de ano novo chinês, que contam com as danças tradicionais e os encantadores dragões chineses. À noite, é possível se divertir em um dos diversos karaokês localizados na praça.

Acompanhe as publicações do blog Meu Imóvel

Se você gostou de saber mais sobre as praças em São Paulo, então, também vai gostar de conferir as demais publicações do blog Meu Imóvel! Além de conhecer um pouco mais sobre a cidade, você encontra dicas de decoração e maior conforto para o seu lar. Confira!