Um dos principais pontos a ser levado em consideração antes de comprar um imóvel diz respeito à sua vizinhança. Hoje, mais de 75% das pessoas consideram indispensável conhecer quem serão seus companheiros de porta, os arredores do empreendimento e sua facilidade de acesso.

Deseja saber como o impacto de vizinhança pode interferir no fechamento de um bom negócio? Então, confira, aqui no Meu Imóvel, mais informações sobre o assunto e qual vizinhança é ideal de acordo com seu perfil!

A importância de conhecer a vizinhança antes de se mudar

Conhecer melhor a vizinhança do seu futuro apartamento irá ajudar – e muito – a verificar se o imóvel atende suas necessidades. Isso porque, nessa análise, está inclusa fatores determinantes, como infraestrutura do bairro, proximidade com o local de trabalho, perfil dos vizinhos e demais itens.

Hoje em dia, muitas pessoas dão preferência por informações na internet sobre determinada região, se baseando em comentários de quem já reside nela há algum tempo. Contudo, visitar pessoalmente o local também é essencial para tirar suas próprias conclusões.

Verificar o valor do imóvel antes de financiá-lo é outro fator fundamental antes de fechar negócio. Dessa forma, será possível analisar se sua renda mensal é capaz de quitar as parcelas do crédito imobiliário sem prejudicar seu orçamento e investimentos.

Dicas de como escolher uma boa vizinhança

Após saber a importância da vizinhança antes de comprar um novo apartamento, chegou o momento de conferir algumas dicas sobre como deve ser feita a sua escolha. Confira!

Visite o apartamento em diferentes horários

Muitas regiões possuem diferentes tipos de características dependendo do horário em que você irá visitá-las. Prova disso são os bairros com intenso movimento durante o dia e tranquilo à noite, ou vice-versa. Por esse motivo, é fundamental visitar o futuro apartamento em diferentes horários e dias da semana.

Por exemplo: o bairro da Vila Nova Conceição, na zona oeste da capital, possui características tipicamente residenciais com a predominância de empreendimentos de alto padrão. Contudo, no período noturno, a região é muito agitada por conta de diversos bares e restaurantes presentes em suas ruas.

Pessoas que preferem mais tranquilidade, principalmente à noite, uma dica é adquirir apartamentos novos em zonas tipicamente residenciais. Contudo, nesse caso, o cuidado deve ser redobrado pois, as ruas são menos movimentadas.

Faça amizade com seus futuros vizinhos

Conhecer seus futuros vizinhos antes de adquirir algum dos apartamentos novos é fundamental para manter uma boa relação com quem irá morar ao seu lado. Por isso, sempre que possível, procure ser gentil, seja prestativo e evite possíveis atritos.

Verifique a infraestrutura dos arredores do imóvel

Por fim, se você quer saber quais são as melhores regiões para comprar apartamento em São Paulo, uma dica é conhecer a infraestrutura presente nos arredores do condomínio. Nesse caso, podemos considerar itens como facilidade de acesso, ampla de saúde e educação, dentre outros. Confira!

  • Facilidade de acesso: verifique se o bairro onde pretende morar é cortado por importantes vias da cidade. A Vila Mariana, por exemplo, possui fácil acesso por meio da avenida Conselheiro Rodrigues Alves e das ruas Vergueiro, Domingos de Morais e Sena Madureira;
  • Opções de transporte público: quanto mais linhas de ônibus e metrô atenderem o bairro, mais valorizado ele tende a ser. Um exemplo disso é a Vila Prudente, na zona leste, cortada pelas linhas 2-Verde e 15-Prata do Metrô e por três terminais urbanos administrados pela SPTrans;
  • Escolas e hospitais: considerados itens primordiais de infraestrutura, um bairro ideal para morar precisa contar com diversas instituições de ensino e complexos hospitalares. Na Bela Vista, região sul da capital, está situado o Hospital Santa Catarina e a Faculdade Cásper Líbero, ambos na avenida Paulista;
  • Comércios: pense que quanto mais supermercados, padarias e outros estabelecimentos estiverem ao seu alcance, melhor o bairro atenderá suas necessidades. Situado na zona sul da capital, o Ipiranga reúne um amplo comércio, principalmente na rua Silva Bueno,
  • Opções de lazer: muitos dos bairros mais valorizados de São Paulo abrigam uma grande quantidade de museus, parques, shoppings e demais centros de lazer. Não à toa, Moema é considerada a região com melhor qualidade de vida da capital por  situar o Parque Ibirapuera e demais espaços de entretenimento.

Conhecer a vizinhança é fundamental para você fechar um bom negócio e ter uma excelente qualidade de vida. Por isso, se você está à procura de apartamentos novos nas melhores regiões da capital, não deixe de conferir no Meu Imóvel diversos lançamentos na maior cidade da América Latina.