Você, que está a procura de um novo apartamento, uma das formas de fechar um bom negócio é financiar uma nova construção, seja na planta, em obras ou pronto para morar.

Contudo, existem diversos tipos de financiamento no mercado de imóveis e cada um possui suas particularidades e vantagens ao bolso do comprador.

Se deseja saber quais os benefícios de fazer um financiamento imobiliário e como escolher o melhor de acordo com suas economias, confira o que o Meu Imóvel preparou sobre esse assunto!

Dicas de como fazer um financiamento imobiliário

Se você está em dúvida sobre como financiar um apartamento de maneira a fazer as prestações caberem no seu bolso, conheça algumas dicas que te ajudarão a comprar um imóvel novo no momento certo!

  • Dependendo da situação, é possível solicitar um crédito imobiliário antes de encontrar o apartamento dos sonhos. Para isso, consulte uma instituição bancária e obtenha mais informações sobre esse processo;
  • Pesquise e verifique qual é o banco com as melhores taxas de juros durante o pagamento das prestações mensais;
  • Saiba como e quando usar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para dar entrada em uma nova construção;
  • Verifique qual é o tipo de financiamento mais adequado ao seu perfil. Se possível, opte por amortizar a quitação das prestações;
  • Faça as contas e veja o quanto será possível economizar no término do pagamento das parcelas se fechar negócio com determinada instituição financeira. A diferença entre algumas podem chegar até 30% no valor total da propriedade;
  • Enquanto alguns bancos solicitam o pagamento imediato de 30% do apartamento novo, outros exigem índices maiores ou menores em relação ao primeiro. Por isso, atente-se e veja quais instituições permitem oferecem as melhores condições de entrada de acordo com suas necessidades;
  • Conheça desde o início qual é o prazo para o término do financiamento. Enquanto é possível parcelar uma nova construção em 120 parcelas (10 anos), existem situações cujo pagamento leva até 360 meses (30 anos) para ser quitado;
  • Muitos não sabem, mas uma pessoa só pode pagar prestações de um financiamento até completar 80 anos e meio. Por essa razão, caso você tenha 70 anos, o máximo que poderá fazer é pagar seu novo bem em 126 parcelas.

Os modelos de financiamento mais comuns no mercado

Existem três tipos de financiamento imobiliário no mercado: os sistemas Price, SAC  (Sistema de Amortizações Constantes) (SAC) e Sacre (Sistema de Amortização Crescente).

Confira abaixo mais informações sobre as principais características de cada um desses modelos:

Sistema Price

Um dos modelos de financiamento mais usados em todo o mundo, o sistema Price originalmente fazia as prestações mensais terem um valor fixado, redução de juros e aumento das amortizações.

Entretanto, para se adaptar ao contexto econômico brasileiro, esse sistema sofreu leves alterações fazendo o valor das parcelas se alterarem mensalmente de acordo com a TR (Taxa Referencial).

Isso significa que o montante a ser pago todo mês considera a inflação acumulada no período, fazendo o mesmo variar consideravelmente em períodos de instabilidade econômica.

O grande risco do sistema Price é as altas taxas de juros de financiamento seguirem desproporcionais a renda do comprador. Consequentemente, ele pode sentir dificuldades para conseguir quitar as prestações e acabar comprometendo seu planejamento financeiro.

Sistema de Amortizações Constantes (SAC)

Como o próprio nome já diz, nesse modelo de financiamento o valor das amortizações irão se manter estáveis ao longo do pagamento de todas as prestações. Nesse caso, o que pode variar são as taxas de juros cobradas mensalmente pelas instituições.

No SAC, o valor de cada prestação vai sofrendo uma redução conforte o tempo for passando. Por isso, como as parcelas mais altas foram quitadas inicialmente, as taxas de juros cobradas sobre elas todo mês, consequentemente, irão diminuir.

Dentre as maiores vantagens do Sistema de Amortizações Constantes podemos citar a segurança tida pelo comprador ao quitar as montantes mais grossos no início. Assim, caso surja algum imprevisto financeiro no decorrer dos anos, a chance de se endividar para pagar o restante do financiamento tende a ser menor.

Sistema de Amortização Crescente (Sacre)

Nesse modelo de financiamento ocorre uma mistura entre os dois citados anteriormente, ou seja, o valor das parcelas crescem todos os meses até chegar um momento em que começam a diminuir.

Para isso, o valor das prestações também é reajustado com base na TR, cujas amortizações crescem e o montante de juros sofre uma queda ao longo do tempo. Seu grande benefício consiste na diminuição do valor das prestações conforme vão sendo quitadas.

Agora que você já sabe quais são os principais tipos de financiamento existentes no mercado, que tal aproveitar e acessar o site do Meu Imóvel? Lá, você encontra diversas opções de empreendimentos na cidade de São Paulo e regiões próximas para todos os bolsos!