Neste fim de ano, inúmeras perspectivas são feitas para a economia brasileira, afirmando se a mesma irá apresentar uma melhora ou não no próximo ano. Cada vez mais próximo, a expectativa é que 2018 ofereça uma maior segurança para se investir no mercado imobiliário.

Entretanto, a situação ainda requer cuidado, pois o cenário econômico ainda está fragilizado e, aos poucos, vem apresentando uma pequena reerguida neste 2º semestre de 2017. Por isso, antes de dar entrada em um apartamento novo, confira algumas informações que o Meu Imóvel preparou perante o mercado imobiliário atual!

A situação do mercado imobiliário na atualidade

A recessão econômica que o Brasil está enfrentando nesses últimos anos tem afetado bastante o mercado de imóveis, que viu o índice de compra e venda de apartamentos novos despencar devido ao medo dos investidores em fazer um negócio de alto valor.

Entretanto, ao longo do 2º semestre deste ano, com a queda da taxa inflacionária e o aumento dos investimentos nas cadernetas de poupança, o mercado imobiliário apresentou um leve crescimento, segundo reportagem do portal Terra.

Além disso, o cenário é perfeito para negociações, uma vez que, com a queda no número de vendas nos últimos tempos, o consumidor pode conseguir pagar um menor valor por um imóvel, por meio de uma conversa amigável com a construtora ou equipe de vendas em questão.

Previsões para 2018: haverá um crescimento no mercado? 

Para o próximo ano, o setor imobiliário espera um retorno nos investimentos, por meio da diminuição da taxa anual de juros Selic para 7% e do aumento no número de depósitos realizados nas cadernetas de poupança, que proporcionam uma ampliação na concessão de créditos para a compra e venda de imóveis.

A elevação do limite de renda proposto para dar entrada em um apartamento pelo programa Minha Casa, Minha Vida para R$ 9 mil – ante 6,5 mil -, ampliou ainda mais as condições das pessoas em realizar o sonho da casa própria.

Como se sabe, o mercado de imóveis é um dos últimos a se reerguer em situações de crise econômica, pois a tendência é estabilizar primeiro o setor de bens de consumo leves e duráveis, cujo valor é inferior ao de um apartamento recém-construído.

Inovações no mercado para o próximo ano

Devido a recessão econômica, o mercado imobiliário hoje está passando por uma reinvenção com o intuito de atrair novos consumidores e se reerguer. Por isso, as construtoras e empreiteiras apresentam inúmeras inovações todos os dias para o público.

Uma das grandes apostas do setor quando o assunto é inovação e tecnologia, são os apartamentos inteligentes, que proporcionam uma automatização de todo o imóvel por meio de um controle remoto. Graças a eles, é possível economizar energia elétrica em grande quantidade e deixar o ambiente com a temperatura ideal com apenas um clique.

Com o intuito de chamar ainda mais a atenção do consumidor, muitas construtoras investem em painéis digitais no momento de apresentarem um empreendimento novo. Assim, é possível utilizar recursos de Photoshop e em 3D para ilustrar o imóvel no meio da publicidade e marketing.

Sabia que é possível fazer um tour 360º em um imóvel novo pelo celular? Sim, algumas construtoras oferecem esse serviço sem cobrar nada. Para acessá-lo, é só baixar o leitor do QR Code em seu smartphone, entrar no site da empresa responsável pelo apartamento e conferi-lo de ponta a ponta sem perder nenhum detalhe.

Drones são muito utilizados na filmagem de shows e eventos em geral, mas também podem ser muito úteis na hora de fazer uma vista aérea das obras de um novo prédio e mostrá-la ao consumidor que adquiriu um apartamento naquela torre e está esperando a mesma ficar pronta.

Por fim, cada vez mais as assinaturas digitais estão ganhando espaço no ramo imobiliário, em substituição às tradicionais documentações de papel que ficam meses enroladas no cartório até serem aprovadas. Esse recurso faz uso da criptografia e de um certificado digital armazenado facilmente em um computador ou dispositivo móvel.

O mercado imobiliário em São Paulo

Na cidade de São Paulo, o mercado imobiliário está investindo cada vez mais em apartamentos com varanda gourmet e uma área de lazer completa, com o intuito de atender as necessidades do paulistano.

Tais empreendimentos são construídos em todas as regiões de São Paulo, com destaque para a zona sul, onde se localiza os bairros com melhor qualidade de vida e IDH do município. Lá, os valores dos imóveis costumam ser mais elevados em detrimentos daqueles situados em regiões um pouco mais afastadas do centro.

Em contrapartida, apartamentos compactos, como os lofts e studios, também estão ganhando espaço em meio ao concreto da cidade que nunca dorme. Geralmente, são voltados para empresários em viagens de negócios e estudantes universitários.

O mercado imobiliário está favorável para adquirir um apartamento novo após uma pequena recuperação da economia no último semestre. Por isso, acesse o site do Meu Imóvel e conheça algumas opções na cidade de São Paulo.