Diante do fato de muitos estudantes deixarem sua cidade natal para cursarem o ensino universitário na capital, uma tendência está cada vez mais em uso no cenário imobiliário: o apartamento compartilhado.

Geralmente ocupados por grupos de amigos, os imóveis para dividir se localizam muitas vezes na porção central de uma cidade grande. Além disso, a maioria não possui grandes metragens e são compostos por cômodos integrados em um único ambiente.

Pensando na situação de muitos jovens, o Meu Imóvel preparou algumas informações sobre como é dividir apartamento e o que levar em consideração para tudo dar certo.

Como escolher o apartamento ideal para dividir?

Antes de comprar um apartamento para dividir, é preciso conhecer algumas informações importantes para um excelente negócio ser fechado por você e seus companheiros.

Um dos maiores objetivos das pessoas que compartilham um imóvel é conter os gastos, pois os mesmos deixam de ser individuais e passam a ser divididos entre todos. Contudo, caso os futuros moradores sejam universitários, uma dica é dar entrada em um próximo a instituição de ensino e com muitas opções de transporte e comércio.

Apesar dos apartamentos novos situados na região central da cidade possuírem um custo de aquisição maior, a grande vantagem de morar próximo de onde trabalha ou estuda é o fato de economizar tempo. Afinal, cada segundo a mais pelos jovens é lucro!

Os tipos de apartamentos voltados para quem deseja compartilhar

O tamanho do imóvel é outro ponto a se considerar ao escolher um apartamento compartilhado. Hoje, muitos apartamentos são do tipo studio, ou seja, possuem todos os cômodos integrados em um único espaço. Mas, caso as pessoas queiram maior privacidade, uma sugestão é fechar negócio em um do tipo padrão.

  • Loft: criado a partir do reaproveitamento dos antigos galpões industriais, os apartamentos de estilo loft possuem todos os cômodos integrados em um único ambiente. Sua principal característica é a presença de um pé-direito duplo, semelhante a um mezanino;
  • Studio: semelhante ao loft, os apartamentos studio estão ganhando cada vez mais destaque no centro expandido das grandes cidades. Compostos por áreas de até 50 m², seus cômodos também costumam a ser conjugados,
  • Padrão: presente em diversos tamanhos no mercado imobiliário, o apartamento padrão, geralmente, possui mais de um dormitório e todos os seus ambientes são delimitados por paredes.

Vantagens de dividir um apartamento

Vantagens não faltam ao compartilhar apartamento, pois, além de uma relação custo-benefício, é possível obter o privilégio de morar acompanhado de uma ou mais pessoas. A seguir, conheça os principais benefícios de dividir imóveis:

  • As despesas mensais, como contas de luz, água e condomínio, não serão pagas por uma única pessoa. Quanto mais cidadãos morarem juntos, mais barato sairá para cada um,
  • Para algumas pessoas, não existe nada pior do que chegar em casa após um dia exaustivo no trabalho e na faculdade e precisar fazer atividades domésticas. Entretanto, dividindo o imóvel com mais pessoas, é possível estabelecer uma divisão de tarefas sem sobrecarregar ninguém.

O que levar em conta ao planejar a decoração?

Escolhido o apartamento ideal ao seu estilo de vida, chegou o momento de escolher quais serão os móveis para compor esse ambiente, deixando-o aconchegante. Pelo fato de cada um ter suas preferências de estilo, recomenda-se seguir algumas dicas para todos se sentirem à vontade. Confira:

  • Escolha o mínimo de móveis possíveis, pois, assim, é gerado economia de espaço. Isso ajudará também a obter maiores facilidades ao limpar e organizar o ambiente;
  • Ao escolher algo para colocar no apartamento, converse com todos que dividem o imóvel com você. Assim, fica fácil de chegar a um consenso sobre qual é o melhor para o bem estar geral,
  • Caso você queira aplicar seu estilo de decoração preferido em um cantinho da habitação, o melhor cômodo para fazer isso é o quarto.

Para agradar a todos, invista em alguns truques de decoração

Alguns truques de decoração para imóveis compartilhados são imperdíveis e irão deixar um apartamento toda a comodidade e conforto que as pessoas fazem questão de adotar.

A seguir, conheça algumas maneiras de decorar sua residência de modo a agradar a todos!

  • Escolha cores neutras: se você prefere azul, mas seu companheiro gosta de amarelo, a melhor forma de agradar a todos é estabelecer um padrão neutro ao escolher a pintura do apartamento;
  • Móveis práticos são a melhor opção: investir em mobílias funcionais é uma ótima opção para quem preza por economia de espaço. Hoje em dia, ao dividir apartamentos, cada vez mais pessoas eliminam quaisquer itens que só causam transtornos e servem apenas como meros adornos,
  • Aposte em uma iluminação agradável: pensando em reduzir ao máximo o valor mensal da conta de luz, muitos escolhem lâmpadas de LED para iluminar o apartamento, deixando-o mais claro durante à noite.

Acessando o site do Meu Imóvel, você encontra inúmeros apartamentos de diversos tamanhos e situados em regiões estratégicas para dividir com mais pessoas. Por isso, se você ainda não adquiriu o seu, não deixe de dar uma olhada nas nossas opções!