Um novo conceito de moradia está ganhando espaço no Brasil: a townhouse. Esse tipo de planta, muito comum no exterior, consiste em casas geminadas de três ou quatro andares, em que, cada um desses é uma unidade residencial.

Em outras palavras, a townhouse são pequenos prédios, compostos por três ou quatro apartamentos. Você sabe qual é o diferencial apresentado por essas estruturas? Confira o conteúdo a seguir e entenda melhor o conceito.

Origem das townhouses

As townhouses surgiram na Inglaterra, quando as famílias mais abastadas da região rural construíram essas estruturas nas grandes cidades, para terem hospedagem durante o período de férias.

No Brasil, esse conceito é muito conhecido como geminado. A diferença é que esses sobrados não costumam ser compostos por um apartamento em cada andar — o que está mudando, atualmente.

Características da estrutura

townhouse

Como mencionado a pouco, a estrutura da townhouse é igual a de um sobrado geminado, na qual a parede que as divide pode ser a mesma, assim como o telhado. Contudo, a sua característica principal é a arquitetura igual.

Apesar de poder ser um sobrado de três andares, essa estrutura é muito relacionada a apartamentos em cada um de seus módulos. Por conta disso, a townhouse é muito associada à praticidade e à capacidade de atender a diferentes estilos de vida.

No Brasil, elas são encontradas em condomínios fechados, assim como os apartamentos tradicionais, em torres de 18 ou 22 andares. Esse, inclusive, pode ser o principal diferencial desse estilo de moradia: ter o conforto de uma casa térrea e a segurança, o lazer e os serviços de um condomínio residencial.

Diferença entre townhouse e casas unifamiliares

Enquanto a townhouse é uma espécie de pequeno prédio, com três ou quatro apartamentos, as casas unifamiliares são propriedades que, geralmente, não têm compartilhamento de paredes ou demais espaços com os vizinhos. Por conta disso, há maior privacidade.

Vantagens de uma townhouse

Entre as vantagens de morar em uma townhouse, está a economia. Ao contrário das residências unifamiliares, essa planta costuma ter um valor mais acessível. Por ter um custo-benefício maior, ela também se torna uma ótima opção de investimento, para quem deseja ter uma renda extra com o segmento.

Outro ponto positivo é o espaço oferecido por essas unidades. Elas costumam ser mais espaçosas do que um apartamento padrão, além de terem uma divisão mais uniforme dos cômodos. Assim, é possível fazer um melhor planejamento de cada um dos seus ambientes.

É muito comum, ainda, que as townhouses estejam localizadas em locais estratégicos, assim como os prédios residenciais. Por terem o objetivo de simplificar o dia a dia e melhorar a qualidade de vida de seus moradores, essas casas estão próximas de, ou em, grandes centros.

Finalizando, há as opções oferecidas pelo condomínio, que vão desde a segurança, até a comodidade das áreas comuns e a possibilidade de alguns serviços extras. Essa vantagem pode ser ainda maior para famílias com crianças, em que os pequenos podem se divertir sem que os pais fiquem preocupados, além de fazerem novos amigos.

Por falar em condomínio, é importante ressaltar que a limpeza e a manutenção das áreas externas costumam ser de responsabilidade do residencial, mas isso pode ser alterado em assembleia, com o acordo de todos os moradores.

Saiba mais no blog Meu Imóvel

townhouse

Se, além da townhouse, você deseja conhecer um pouco melhor os demais estilos de moradias disponíveis atualmente, confira as publicações do blog Meu Imóvel. Aqui, você se mantém informado sobre as principais notícias e dicas do segmento, que te ajudam a encontrar a residência perfeita para você.

Clique aqui e confira as principais diferenças entre os vários tipos de apartamento, como lofts, kitnets, studios e padrão. Não se prenda apenas aos estilos de moradia! Em nosso blog, você também encontra informações sobre alguns bairros e cidades de São Paulo, indicados para quem deseja qualidade de vida, tranquilidade e infraestrutura completa.