Sabia que é possível morar na cidade grande e, ao mesmo tempo, ter a tranquilidade típica de municípios do interior? Hoje em dia, os bairros residenciais inseridos no contexto urbano conseguem cumprir essa função oferecendo um melhor bem-estar e qualidade de vida.

Na cidade de São Paulo, por exemplo, existem diversas regiões onde predominam empreendimentos em pontos estratégicos. Além disso, existem até redutos residenciais em meio aos centros comerciais. Conheça mais sobre o que é bairro residencial neste post feito pelo Meu Imóvel!

O que é um bairro residencial?

As classificações dos bairros se dão em três categorias: residenciais, comerciais e industriais. No primeiro, a predominância é por moradias em casas ou empreendimentos. No segundo e terceiro, são encontrados majoritariamente estabelecimentos e galpões fabris.

Neles, geralmente é possível encontrar pequenos estabelecimentos comerciais com infraestrutura capaz de atender as necessidades cotidianas dos moradores. Não à toa, nesses bairros estão situadas farmácias, mercearias, minissupermercados e padarias.

Em algumas situações, os bairros residenciais estão inseridos nas porções mais afastadas do centro, como a Penha, na zona leste de São Paulo. Porém, outros podem estar situados dentro de grandes pólos comerciais, como a Vila Nova Conceição pertencente ao Itaim Bibi, na zona oeste.

Benefícios de morar nessas regiões

Uma das principais vantagens de comprar apartamentos novos em bairros residenciais diz respeito à tranquilidade. Geralmente, as ruas onde estão situados os empreendimentos costumam ser pouco movimentadas e plenamente arborizadas, oferecendo melhor qualidade de vida.

Os bairros residenciais costumam abrigar inúmeros empreendimentos residenciais de alto padrão com unidades na cobertura e, até mesmo, duplex. Por esse motivo, alguns podem ter um elevado valor de metro quadrado e são muito procurados quando o assunto é conforto e sofisticação.

Ao estar localizado na região central da cidade, tais empreendimentos costumam ser bem atendidos por transportes públicos. Em alguns casos, inclusive, abrigam estações de metrô contribuindo, assim, em uma redução no tempo de deslocamento.

Redutos residenciais nos bairros comerciais: uma nova tendência

Alguns bairros residenciais estão inseridos em meio a regiões predominantemente comerciais. Nelas, o metro quadrado dos apartamentos costuma ser mais elevado e suas principais ruas e avenidas são compostas por uma maior quantidade de estabelecimentos.

A grande vantagens desses redutos residenciais é justamente a proximidade com os centros comerciais das grandes cidades. Por esse motivo, possuem fácil acesso, contam com total infraestrutura e são atendidas por várias linhas de ônibus e metrô.

Um exemplo de bairro com essas características é a Chácara Santo Antônio, pertencente ao distrito de Santo Amaro. Nele, estão sendo construídos diversos condomínios de alto padrão em meio as ruas movimentadas desta importante região de São Paulo.

Conheça algumas regiões residenciais em São Paulo

As áreas residenciais estão distribuídas nos quatro cantos da cidade de São Paulo e são as melhores quanto o assunto é qualidade de vida. Seja próximo ao centro ou distante, elas são muito procuradas por quem está à procura de um novo lugar para morar. Confira detalhes sobre algumas delas!

Vila Nova Conceição

A Vila Nova Conceição pertence ao distrito do Itaim Bibi e detém um dos maiores valores de metro quadrado em São Paulo. De acordo com levantamento do Exame, atualmente a metragem na região está avaliada em R$ 16.888,67.

Percorrendo suas principais vias, é possível encontrar dezenas de empreendimentos de alto padrão com área superior a 150 m² por unidade. Além disso, a região é predominantemente arborizada e, por isso, proporciona uma melhor qualidade de vida aos seus habitantes.

Freguesia do Ó

Considerado o primeiro bairro a ser fundado em São Paulo no século XVI, a Freguesia do Ó está localizada no coração da zona oeste de São Paulo. Suas características lembram as cidades do interior, com o Largo da Matriz como ponto principal e, em seus arredores, diversos estabelecimentos.

Mesmo com a predominância de residências, o bairro abriga diversos bares e restaurantes tradicionais da capital. O FrangÓ, por exemplo, costuma ser frequentado por pessoas de todos os cantos da cidade, e sua coxinha de frango foi eleita a melhor da capital pela Folha de São Paulo.

Penha

A Penha é um dos distritos mais tradicionais da zona leste de São Paulo, com diversos empreendimentos lançados anualmente. Esse é um nítido exemplo de bairros residenciais da capital atendidos por alguma linha de metrô, proporcionando melhor infraestrutura e facilidade de acesso.

Parte de sua extensão é composta por estabelecimentos comerciais capazes de atender as necessidades cotidianas dos moradores. Um dos destaques é o Mercado Municipal da Penha, uma versão menor do Mercadão de São Paulo, com dezenas de boxes e variados produtos.

Morar nos bairros residenciais de São Paulo só lhe trará benefícios. Por isso, não deixe de acessar o site do Meu Imóvel e conferir diversos lançamentos nessas regiões da capital!