A dúvida entre morar em casa ou apartamento é muito comum, especialmente entre as famílias que aumentaram ou aqueles que prezam por mais privacidade. Mas ambas as escolhas apresentam pontos positivos e outros a serem repensados, levando em consideração o estilo de vida e a necessidade das pessoas.

Mas, afinal, o que é melhor: morar em casa ou apartamento? Se você está em dúvida sobre qual tipo de imóvel escolher antes de fechar negócio, confira, neste post, algumas informações sobre as duas opções.

Qual dos dois oferece mais segurança?

Por contar com portaria, além de os sistemas de gaiola dos portões das garagens, é muito comum afirmarmos que morar em apartamento é seguro. Mas, atualmente, há muitas opções de segurança para casas, como câmeras, alarmes e afins.

Dependendo do condomínio, a área de lazer é totalmente equipada com câmeras que identificam quaisquer anormalidades em suas dependências. Geralmente, elas são monitoradas pela portaria e, diante disso, os funcionários do prédio conseguem ter mais facilidade em vigiar os espaços coletivos.

Alguns apartamentos novos são entregues com fechaduras automatizadas abertas apenas quando o morador as aciona. Nesse caso, o proprietário pode tanto digitar alguma senha quanto cadastrar sua impressão digital, obtendo mais segurança e controle de quem entra no imóvel.

Todos esses sistemas de segurança também podem ser instalados nas residências, inclusive nos cômodos internos. Para aumentar a proteção dos moradores de uma casa, é válido investir em automações mais rápidas para os portões, além de sistemas de vigilância que podem ser monitorados pelo smartphone.

Qual é o mais caro: casa ou apartamento?

casa ou apartamento

Geralmente, para considerar se é mais caro morar em casa ou apartamento, é avaliado o valor do IPTU, uma vez que as demais despesas costumam ser as mesmas, como água, energia elétrica e afins.

Dependendo da metragem do apartamento, o valor desse imposto pode ser relativamente menor em relação ao das casas. Além disso, caso a propriedade seja avaliada entre R$ 160 mil e R$ 320 mil, é possível negociar um desconto no total a ser pago.

Como uma casa, muitas vezes, pode ter metragem maior e fatores que influenciam — localização, arredores e afins —, o valor de IPTU tende a ser mais elevado.

Mas, mesmo tendo o imposto como parâmetro de comparação, é válido analisar as demais cobranças que podem ser feitas, como, por exemplo, o condomínio de apartamentos, que é cobrado mensalmente, enquanto os moradores de casas não precisam se preocupar com essa taxa.

Em resumo, é importante colocar na ponta do lápis todos os gastos de cada uma das opções. Só assim será possível analisar, de acordo com seu perfil, se vale mais a pena você morar em casa ou apartamento.

Vantagens de morar em um apartamento

Morar em apartamento proporciona mais comodidade por conta de um total sistema de segurança instalado em suas dependências. Mas existem diversos benefícios de comprar imóveis em condomínios fechados e obter mais conforto e bem-estar.

Caso você tenha crianças, comprar apartamento é muito vantajoso por conta das opções de lazer oferecidas pelo condomínio. Geralmente, os novos empreendimentos são equipados com quadra recreativa, playground e salão de jogos voltados não só aos pequenos, como também aos adultos.

Vantagens de morar em uma casa

Morar em casa oferece maior privacidade e liberdade ao morador. Quando ele quiser fazer uma festa, não será preciso agendar a reserva do espaço gourmet, como acontece nos condomínios. Além disso, seus convidados poderão estacionar seus carros na garagem da sua casa, caso ela comporte. Nem todos os empreendimentos oferecem vaga para visitante.

Quanto às reformas, não é necessário pedir autorização para o síndico ou qualquer outra pessoa para realizá-las. Você tem total autonomia para decidir o que será quebrado e refeito em sua casa. Outra vantagem é não ter a necessidade de pagar taxas condominiais mensalmente.

Escolha o lugar mais adequado para morarcasa ou apartamento

Seja casa ou apartamento, é importante levar em consideração se o local escolhido atenderá suas necessidades e estilo de vida. Ele será confortável para você e sua família? Atenderá às necessidades de todos?

Uma dica para você encontrar o imóvel ideal é conferindo o catálogo do Meu Imóvel. Nele, você confere tanto lançamentos de empreendimentos quanto casas de condomínio fechado. Veja nossas opções e garanta a melhor escolha!