Durante o processo de compra de um apartamento é preciso saber avaliar diversos itens fundamentais para um bom negócio ser fechado.

Fatores internos e externos, como localização do empreendimento e quantidade de espaços comuns que ele possui, são alguns dos inúmeros pontos a serem avaliados. Além disso, valores de financiamento, condomínio e demais questões econômicas, também são importantes para o sonho da casa própria não se tornar um pesadelo.

Para te ajudar na escolha do apartamento ideal, o Meu Imóvel preparou um checklist com os principais pontos a serem analisados antes de comprar uma nova propriedade.

Localização do empreendimento

A região onde os apartamentos novos estão situados é um dos principais pontos a serem levados em consideração ao escolher qual é o mais apropriado para ser comprado.

Mas, como deve ser feita a avaliação da região onde pretendo morar? A resposta para essa pergunta é muito simples, basta seguir algumas dicas abaixo:

  • Verifique se o local possui acesso por meio de importantes ruas e avenidas da cidade;
  • Saiba se há opções de ônibus na região ou, ainda melhor, se ela é atendida por alguma estação do metrô ou da CPTM;
  • Fique atento: bairros situados em regiões baixas possuem grandes chances de sofrer com enchentes na época das chuvas;
  • A infraestrutura dos entornos também precisa ser analisada com calma: pesquise se eles são atendidos por hospitais, supermercados, padarias e demais locais frequentados diariamente,
  • Conheça sua vizinhança e aproveite para perguntar se na rua há feira livre semanal, pois esse fator pode lhe causar transtornos com barulho.

Escolha um tamanho de imóvel adequado ao seu estilo de vida

Aos que moram sozinhos, uma dica é comprar apartamentos compactos, pois o conforto e a praticidade em organizá-lo será maior em relação aos maiores. Nesse caso, os lofts e studios são excelentes opções de imóveis individuais, pois ambos possuem os cômodos integrados em um único espaço.

Quando o assunto é comodidade e acessibilidade, os apartamentos situados no térreo do prédio são a melhor opção. Muitas vezes, pessoas idosas com mobilidade reduzida podem sentir dificuldade em subir muitas escadas em situações de emergência e, por isso, morar embaixo pode ser um bom negócio.

Já para quem preza por uma melhor distribuição dos cômodos, o modelo de apartamento mais adequado é aqueles do tipo padrão. Composto por dormitórios, cozinha, sala e varanda, tais habitações possuem todos os ambientes delimitados por paredes e, geralmente, costumam ter tamanho acima de 50 m².

Ainda, em busca de conforto e sofisticação, muitos optam por morar nas coberturas, onde é possível ter uma vista única da cidade. Além disso, esses habitações podem ser maiores em relação às demais, podendo comportar até piscinas.  

Posição do apartamento em relação ao sol

Esse tópico é muito importante para quem não gosta muito de calor e, principalmente, não morrem de amores pelos dias de verão.

Dependendo da localização, alguns apartamentos costumam receber a visita do sol diariamente. Contudo, enquanto alguns ficam aquecidos durante a manhã, outros podem ficar bem abafados no período da tarde.

Dentre as duas opções, a mais recomendada é aquela cujas radiações solares acontecem no início do dia, fazendo com que o ambiente não fique muito quente até à noite. Por outro lado, imóveis onde o sol aparece depois do meio-dia, costumam ficar aquecidos por um período maior, gerando transtornos para quem não gosta do verão.

Quantidade de espaços comuns na área de lazer

Muitos não sabem, mas a quantidade de espaços na área de lazer também é algo  muito importante na lista sobre o que considerar ao fazer a avaliação de imóveis.

Geralmente, empreendimentos compostos por piscinas, quadras poliesportivas e churrasqueiras, costumam ser mais valorizados em relação aos compostos apenas por salão de festas, por exemplo.

Vale ressaltar que, quanto mais espaços comuns dentro do condomínio, mais comodidade o morador terá sem precisar sair de casa. Por exemplo: caso no prédio há academia, a pessoa poderá economizar com mensalidade de alguma particular.

Valor mensal do financiamento e do condomínio

Apesar do item acima contribuir para a valorização dos imóveis, muitas vezes, quanto mais espaços de lazer haver no conjunto residencial, maior será o valor do condomínio a ser dividido entre todos os moradores.

Entretanto, quanto mais famílias estiverem morando na construção, menor será a quantia a ser paga por seus habitantes. Suponhamos que há 100 famílias morando no prédio e o valor total do condomínio seja de R$ 100 mil mensais, cada um terá que desembolsar R$ 1 mil.

Somada a essa mensalidade, muitas pessoas possuem o carnê de financiamento da propriedade, cujas parcelas vencem mensalmente. Por isso, ao pensar na compra de um apartamento, uma dica é verificar se o valor total dessas duas contas poderão ser quitadas tranquilamente sem pesar no seu bolso.

Agora que você já conhece quais os fatores considerados na avaliação de um imóvel, que tal comprar um apartamento novo? Para isso, basta acessar o site do Meu Imóvel e conferir nossas opções de empreendimentos em São Paulo e cidades próximas!