Se você está a procura de um novo apartamento, saiba que, além dos gastos com financiamento, é preciso ter em mente o quanto está disposto a pagar ao mobiliar casa. Afinal, exceto quando um modelo decorado é adquirido, de nada adianta fechar negócio em um novo imóvel sem ter como mobiliá-lo.

Enquanto existem os móveis básicos para apartamentos em todos os cômodos, existem outros considerados superficiais e não-prioritários. Pensando em oferecer-lhe a melhor assistência, preparamos este post com seis dicas importantes sobre como mobiliar apartamentos novos e, ao mesmo tempo, economizar dinheiro.

1- Verifique o tamanho de cada cômodo do seu apartamento

Antes de comprar algum móvel para o seu apartamento, tenha em mente a área interna de cada cômodo. Isso porque, nada adianta comprar um conjunto de sofás com dois e três lugares, se na sua sala de estar cabe apenas um estofado.

Portanto, verifique quantos móveis pretende instalar em cada cômodo e tenha em mente o tamanho de cada um. Dessa forma, será possível instalar todos sem trancar muito o espaço, oferecendo mais comodidade a todos.

No caso de mobiliar casas pequenas, a sugestão é investir em móveis funcionais, ou seja, portadores de dupla função. Como exemplo, podem-se citar o sofá-cama, o balcão de cozinha americana, a cama-baú, dentre outros.

2- Consulte o valor do frete da transportadora e da montagem de alguns móveis

Comprar móveis em grandes lojas de departamentos tem sido um hábito cada vez mais comum na rotina dos brasileiros quando o assunto é mudança. Além de oferecem preços mais acessíveis, elas são capazes de atender as necessidades de todos os consumidores.

No entanto, ao fechar negócio, o cliente precisa se atentar quanto ao valor cobrado de frete e de montagem da mobília no apartamento. Em algumas situações, é possível obter um desconto a ser pago por esse acréscimo quando são comprados dois ou mais itens em um mesmo lugar.

3- Invista na iluminação e pintura de todos os cômodos

Investir na pintura e na iluminação do seu lar é uma excelente opção para deixá-lo aconchegante sem precisar gastar muito. Hoje em dia, existem diversos tons de tinta capazes de combinar perfeitamente com o estilo de decoração de sua preferência em todos os cômodos.

Já na área de iluminação, a dica é instalar lâmpadas de LED que são mais econômicas, oferecem maior luminosidade e costumam durar mais. Como complemento, uma dica é instalar espelhos em uma das paredes da sala e dos dormitórios, proporcionando a sensação de uma maior amplitude de espaço.

4- Defina o quanto do seu orçamento será comprometido com a decoração

Faça uma lista dos móveis julgados prioridade ao serem adquiridos de forma a não comprometer o seu orçamento mensal. Nesse ponto, é importante lembrar que você já está dispondo de, no máximo, 30% de sua renda ao quitar o financiamento e, por isso, os gastos com decoração não podem ser muito elevados.

Segundo a designer de interiores, Letícia Laurin Almeida, uma dica é ir mobiliando seu novo lar aos poucos sem criar dívidas julgadas desnecessárias. Evite fazer todas as compras de uma só vez, pois isso pode acabar prejudicando seu orçamento. Outra sugestão é criar uma planilha para mobiliar apartamento onde serão citados todos os gastos envolvendo a decoração.  

5- Antes de comprar algum item, pesquise preços em diversas lojas

Isso vale para todas as compras a serem feitas ao longo da vida! Antes de fechar negócio em algum móvel ou item de decoração, procure fazer uma pesquisa de preços em diversas lojas com o intuito de verificar qual possui as melhores condições.

Nesse caso, não se esqueça de levar em consideração os gastos com frete e montagem já listados acima. Uma outra dica é dar preferência por comprar eletrodomésticos diretamente pelo site, pois assim é possível obter alguns descontos exclusivos e melhores condições de pagamento.

6- Faça um checklist de todos os itens essenciais a serem adquiridos

Por fim, a última dica sobre como mobiliar casa sem gastar muito dinheiro sugere a criação de uma lista com todos os móveis julgados necessários no seu lar. Independentemente do cômodo, dê preferência por adquirir aqueles usados no dia a dia capazes de atender perfeitamente suas necessidades. Confira:

  • cama box ou colchão, dependendo do gosto do morador;
  • lençóis, travesseiros, fronhas e demais itens de cama, mesa e banho;
  • guarda-roupa ou closet — caso o ambiente permita;  
  • gabinete de banheiro com cuba de pia embutida ou sobreposta;
  • porta-toalhas, papel higiênico e demais itens;
  • box;
  • armário de banheiro com espelho e, caso queira, luminária;
  • sofá ou sofá-cama;
  • rack ou estante de acordo com sua preferência;
  • painel de TV para instalar na parede;
  • mesa de jantar com, no mínimo, quatro lugares;
  • máquina de lavar;
  • geladeira;
  • fogão ou cooktop;
  • armários de cozinha;
  • micro-ondas e eletrodomésticos em geral,
  • pia de cozinha com cuba embutida.

Pensar na mobília do seu novo lar é muito importante enquanto se está a procura de apartamentos novos. Por isso, acesse já o site do Meu Imóvel e conheça diversos lançamentos residenciais espalhados por todo o estado de São paulo e verifique qual melhor atende seu perfil!