Apartamento com cozinha americana é uma tendência cada vez mais utilizada  nos imóveis novos, principalmente por conta de sua praticidade e economia de espaço. Separada da sala por apenas um balcão, esse modelo oferece uma maior amplitude e melhor aproveitamento desse cômodo.  

Para uma cozinha americana ser perfeita e atender suas necessidades, é preciso organizá-la corretamente para aproveitá-la ao máximo. Confira tudo isso e muito mais com as dicas  que o Meu Imóvel preparou para você!

Os tipos de cozinha americana

Existem dois modelos de cozinha americana, sendo que cada uma delas possui um projeto arquitetônico diferente. Entretanto, para construir esse ambiente, é preciso ficar atento com o projeto estrutural do apartamento e averiguar se o mesmo permite a abertura de uma parede para fazer a divisa entre os cômodos.

Conheça a seguir, um pouco mais sobre cada um e entenda qual é o mais adequado para o seu imóvel:

  • Integrada: nesse caso, não existe parede separando um cômodo da cozinha. Tal divisão é feita por meio de uma mesa, utilizada comumente durante as refeições,
  • Parcialmente integrada: modelo mais adotado no Brasil, nele, há apenas um balcão, feito de alvenaria com granito ou madeira, separando dois ambientes. Geralmente, sob eles são colocados banquinhos muito usados em refeições rotineiras.

Vantagens de ter uma cozinha americana

Além de toda a praticidade e modernidade de uma cozinha americana, existem outras inúmeras vantagens de ter um ambiente assim em seu apartamento. A seguir, confira alguns benefícios que ela pode oferecer:

  • Possui uma fácil integração entre todos os aposentos do apartamento; dela é possível ter uma visão geral do imóvel devido a falta de paredes;
  • A bancada de cozinha americana pode servir como uma extensão da pia a ponto de ser usada para apoiar os alimentos enquanto os prepara;
  • Enquanto estiver fazendo a refeição no balcão, você pode perfeitamente assistir a televisão instalada na sala e conversar com quem está sentado no sofá;
  • A ausência de paredes no interior permite com que a luz natural atinja os outros ambientes com maior intensidade,
  • Por ser um espaço integrado, é perfeito para apartamentos com cozinhas pequenas.

Algumas desvantagens de uma cozinha americana

Apesar de todas essas inúmeras vantagens, um apartamento com cozinha americana também possui algumas desvantagens a serem consideradas antes de adotar esse modelo no seu imóvel:

  • Devido a emissão de gordura pelo fogão ou cooktop, em casos onde não há exaustor, um odor não muito agradável pode afetar outros cômodos do imóvel, pois os mesmos não são divididos por paredes;
  • O barulho proveniente da sala, por exemplo, pode acabar atrapalhando algumas situações em que você deseja fazer uma refeição sozinho e em silêncio;
  • Um balcão de cozinha americana pode ser um empecilho para a instalação de armários, pois o mesmo está substituindo uma parede,
  • A organização do ambiente precisa ser feita com maior frequência, pois, caso contrário, as visitas podem avistar toda a bagunça mesmo quando não se estão nele.

Como organizar uma cozinha americana e aproveitar melhor o espaço

Para aproveitar o espaço de uma cozinha americana pequena, é preciso organizá-la corretamente e evitar que as coisas fiquem espalhadas por toda sua extensão.

Dentre as dicas de organização, podemos citar a limpeza da bancada. Muitas vezes, instalamos um cooktop sobre esse móvel e, por isso, ele precisa ser limpo constantemente para eliminar as prováveis sujeiras de alimentos.

Para aproveitar ao máximo as gavetas embutidas no balcão, recomenda-se a instalação de divisórias, principalmente naquelas em que os talheres são guardados.

Um dos itens de decoração para bancadas é o porta-temperos, ideal para reunir todas as especiarias utilizadas constantemente em um único suporte, facilitando a organização do móvel.

Em muitos balcões feitos sob medida é possível instalar armários na parte inferior, para guardar alguns utensílios de cozinha. Uma das vantagens dos móveis planejados é a possibilidade de colocar prateleiras, criando assim um novo lugar para o micro-ondas.

Dicas de decoração de cozinha americana

Existem inúmeras formas de criar uma decoração de cozinha americana, deixando-a moderna e, ao mesmo tempo, simples e aconchegante. Além disso, dependendo do design, você consegue obter uma maior ampliação desse cômodo.

Bancadas de mármore e granito são as mais usadas na atualidade, combinam perfeitamente com o mobiliário do ambiente, e possuem maior durabilidade devido a sua fácil limpeza.

Na parte superior desse móvel, que tal instalar um cooktop? Os famosos fogões de bancada, feitos geralmente com vidro preto, são limpos facilmente com esponja e água, além de economizarem espaço. Para completar, coloque um forno elétrico na parede e pronto!

Além disso, para deixá-lo ainda mais bonito, uma dica é instalar algumas lâmpadas de LED na parte inferior e acendê-las durante a noite. Assim, você consegue obter ainda mais sotisticação no ambiente.

Ter alguns pequenos vasos de plantas sobre o balcão também é uma excelente opção de decoração. Com eles, você obtém um pouco de verde para esse ambiente e ainda o deixa mais alegre e bonito.

Uma nova tendência que está cada vez mais ganhando destaque nos apartamentos novos são os armários aéreos, instalados no teto em cima do balcão. Geralmente abertos, eles são ideais para colocar potes de mantimentos e itens decorativos.

Lâmpadas de LED são uma boa opção para quem deseja deixar a cozinha mais iluminada, sem consumir muita energia. Ao instalá-las, opte pelas luminárias suspensas que combinam com qualquer decoração.

Na parte superior da bancada, juntamente com a iluminação, você consegue instalar um porta-taças, deixando-as penduradas com a boca para baixo. Assim, quando quiser beber algum drink, basta pegá-las facilmente.

Diversos apartamentos onde é possível instalar uma cozinha americana moderna e estilosa estão à venda no Meu Imóvel. Por isso, antes de fechar negócio, acesse nosso site e confira algumas opções em São Paulo e cidades próximas!