O desejo de quem adquire um imóvel é deixá-lo o mais aconchegante possível. Porém, muitos detalhes que devem ser analisados antes da compra, passam despercebidos e atrapalham a realização desse feito. Um caso comum é a escolha do melhor andar para se morar em apartamento.

Essa decisão interfere em diversos pontos que, depois de algum tempo na residência, pode incomodar o morador, como a presença do sol em determinada área ou então, a intensidade do barulho. Confira, a seguir, dicas para definir qual o melhor andar para se morar.

A vista ideal

melhor-andar-para-morar

A vista do apartamento é um fator importante a ser analisado. Não só pela estética, mas pela sensação que ela causará no morador, que terá de conviver com a mesma paisagem todos os dias.

Os andares mais altos proporcionam uma visão panorâmica de avenidas, praças e de toda a redondeza. Outro fator positivo é que, mesmo que haja prédios ao redor, dificilmente a paisagem será comprometida.

Andares baixos são mais indicados para famílias com crianças, uma vez que o posicionamento proporciona uma visão mais ampla de áreas como calçadas e áreas comuns, como playground e piscina.

Altura do barulho

O barulho do local pode ser definitivo na hora de designar qual andar escolher para morar. Nesse quesito, os apartamentos mais altos ganham muitos pontos, já que neles a propagação do som é menor.

Os andares mais baixos sofrem com os ruídos de avenidas, ruas movimentadas, áreas comuns — especialmente em dias de festas, no salão do condomínio — e até mesmo do estacionamento do prédio, dependendo de sua estrutura.

Atualmente, a maioria dos empreendimentos dispõe de um sistema de isolamento acústico, o que oferece maior conforto aos moradores dos primeiros andares. Mas, caso não haja esse serviço, a melhor opção são os apartamentos mais altos.

Janela indiscreta

Esse ponto vai depender da localização do prédio. Quando há outros empreendimentos próximos, ou então sua vista é voltada para a rua, sua privacidade pode estar em risco nos primeiros andares.

É preciso pensar se algum vizinho consegue ter uma visão favorável de seu apartamento ou, então, se algum funcionário da empresa de energia pode tirar sua privacidade no momento de executar algum serviço na rede elétrica, por exemplo.

Os residentes dos andares mais altos, independentemente da posição de seus apartamentos, têm maior liberdade, uma vez que a visibilidade de terceiros é mais limitada. Com isso, é possível manter a janela aberta sem grandes preocupações, por exemplo.

Valor do apartamento

melhor-andar-para-se-morar

Qual o melhor andar para comprar um apartamento pode ser definido por conta de seu valor. Geralmente, os prédios são divididos em três, e o primeiro bloco — com os apartamentos mais próximos ao térreo — costuma ser mais barato.

Dependendo do empreendimento, isso pode ser encarado como uma grande vantagem. Devido à segurança estrutural, os apartamentos dos primeiros andares podem ter o pé direito mais alto, favorecendo a construção de um mezanino, por exemplo.

Mais frescor

Os andares mais altos são os mais indicados para quem mora em regiões muito quentes. Isso porque há correntes de vento mais intensas nessas alturas e, assim, elas proporcionam um lugar mais fresco e arejado.

Agora, para quem vive em locais mais frios, a melhor opção é morar o mais próximo possível do térreo, onde as correntes de vento costumam ser menores, devido as diversas barreiras existentes ao redor.

O mesmo se aplica à luz do sol. Quem deseja luz natural mais intensa, deve escolher os andares mais altos e ao norte. Já quem não é muito fã dos raios solares, a saída é morar mais próximo à base do prédio.

Dica bônus: Locomoção privilegiada

Quem mora nos primeiros andares conta com locomoção privilegiada. Além de depender pouco do elevador, a viagem até o térreo leva menos tempo e, também, menos esforço, uma vez que as escadas são menores.

Esse ponto deve ser levado em consideração na hora de escolher qual melhor andar para se morar em apartamento quando se tem crianças, idosos, ou alguma deficiência que limite a movimentação.

Com todos esses pontos fundamentais, a escolha do andar de seu apartamento fica mais fácil. Com isso, basta encontrar a residência ideal para você. Que tal iniciar suas buscas no Meu Imóvel?