Os dias quentes são bastante incômodos e podem, inclusive, atrapalhar nossos afazeres diários. Para isso, a solução mais eficaz é instalar um ar-condicionado a fim de trazer mais conforto e dar aquela refrescada. Mas como escolher ar-condicionado para apartamento?

Devido à grande quantidade de opções no mercado e à dificuldade em escolher o que atende às especificidades de quem mora em apartamento, essa pode parecer uma escolha difícil. Para ajudar na decisão, continue lendo e descubra qual o melhor ar-condicionado para apartamento e como escolher.

Tipos de ares-condicionados

Antes de falar sobre a melhor opção de ar condicionado, é necessário entender o que você busca. Por esse motivo, uma boa ideia é entender os tipos de ares-condicionados para saber qual atende melhor o seu imóvel e sua busca.

ar condicionado para apartamento

Ar-condicionado split

Split significa “separado” e, no caso do ar-condicionado split, essa tecnologia é composta em 

duas partes, sendo uma condensadora e a outra evaporadora. Por isso, esse é o popular aparelho em que parte fica no exterior da casa e parte do lado interno.

O lado externo faz o procedimento de refrigeração e o interno lança o ar gelado. Essa é a melhor opção para quem prefere aparelhos silenciosos, dado que o barulho do aparelho fica do lado de fora.

Se você mora em uma região com bastante oscilação de temperaturas, o ar-condicionado split é o mais indicado. Isso porque tal aparelho se adequa às variações sem prejudicar sua qualidade ou danificá-lo.

Ar-condicionado de janela

Diferentemente do ar-condicionado split, o de janela é composto por apenas um módulo. Indicado principalmente para ambientes pequenos devido ao seu tamanho compacto e à baixa eficiência em locais amplos, essa também é uma boa solução para quem quer economizar.

O ar-condicionado de janela é instalado na janela ou parte dela, sendo parte na área externa e parte na área interna. Por isso, é bom descobrir o que você busca antes de se arriscar no primeiro modelo que vê. A principal desvantagem do aparelho é que, por ser um modelo antigo, faz mais barulhos que os outros.

Ar-condicionado split inverter

O ar-condicionado split inverter é muito parecido com sua outra versão, a split tradicional. Sua maior vantagem é que esse modelo é indicado para locais pequenos e permite maior economia de energia. Isso porque o aparelho desliga e liga sozinho a fim de controlar a temperatura.

Ar-condicionado multisplit

O modelo multisplit é bastante parecido com os outros. No entanto, como é possível ter oito evaporadoras em uma única condensadora, este é ótimo para quem mora em um local bastante espaçoso.

Ar-condicionado portátil

Pode ser que você não consiga instalar os ares-condicionados citados em seu lar, mas nem tudo está perdido. Sendo assim, essa é uma possibilidade para quem procura um ar-condicionado para apartamento que não precisa furar a parede, afinal, não há necessidade de fazer perfurações e você pode locomovê-lo para onde desejar.

A principal vantagem do ar-condicionado portátil para apartamento está no seu ótimo preço quando comparado aos aparelhos já mencionados. No entanto, a principal vantagem é o barulho e sua baixa capacidade de refrigeração, sendo, portanto, indicado principalmente para locais com pouco espaço.

ar condicionado para apartamentoComo escolher o melhor modelo de ar-condicionado

Gostou de um ar condicionado em específico, mas não sabe se ele atende às suas necessidades? Algumas dicas podem te ajudar na escolha do aparelho que mais faça sentido na sua rotina e lar.

Verifique a quantidade correta de BTUs

O principal fator na hora de escolher ar-condicionado para apartamento, é verificar a potência do aparelho. Assim, você garante melhor climatização do espaço e tem mais economia na conta de luz.

O arcondicionado para apartamento pequeno precisa ter em média 30.000 BTUs. Para entender melhor como funciona a quantidade de BTU, saiba que 1 BTU é a quantidade de frio necessária para reduzir a temperatura de meio litro de água em 0,56ºC. 

Portanto, se você mora em um apartamento de, em média, 25 m², o mais indicado é um aparelho com, em média, 22.000 BTUs. No caso de apartamentos com 40 m², a melhor opção é um aparelho com 30.000 BTUs. No caso de locais maiores, como um apartamento de 70 m², opte por um ar-condicionado com 60.000 BTUs.

Preste atenção no local de instalação

Antes de escolher um ar-condicionado para apartamento, pense no melhor local para fazer a instalação. Isso garante maior circulação e climatização do ambiente. Outra sugestão é instalar o aparelho longe de móveis a fim de garantir maior circulação. O mesmo vale para a parte condensadora.

Escolha evaporadoras pequenas

Ao decidir o ar-condicionado ideal para apartamento, tenha em mente a dimensão do espaço de instalação. Demarque o local onde será instalado o novo aparelho. No entanto, caso não seja possível, prefira as evaporadoras pequenas a fim de não pesar na decoração e otimizar o espaço. 

Acompanhe o blog Meu Imóvel

E então, gostou de saber como escolher ar-condicionado para apartamento e a diferença entre cada um deles? Continue acompanhando nossas publicações para ter conteúdos com este em primeira mão! Mantenha-se informado conosco e garanta um lar ainda mais aconchegante para você e sua família.