Com a recuperação do setor imobiliário em 2020, o mercado da construção civil tem apresentado resultados otimistas desde o final do segundo semestre de 2019. A expectativa para este ano é de que o mercado cresça 3% e gere até 150 mil oportunidades de emprego.

Com o fim da crise imobiliária, que perdurou até metade de 2019, muitos empreendimentos foram vendidos, acabando, assim, com o estoque de imóveis, e fazendo com que as construtoras iniciassem novas obras para o ano de 2020.

Odair Sena, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), afirma que o setor deve sua recuperação aos juros baixos, estabilidade da economia e inflação controlada.

Geração de emprego

mercado-da-construcao-civil

Com a recuperação do setor, o mercado da construção civil também tem grandes e otimistas expectativas para o ano de 2020. Isso, graças ao aumento das obras de empreendimentos e, também, às reformas e reparos em geral.

Enquanto em 2019 foram gerados 100 mil empregos — um aumento de 2%, se comparado com o mesmo período de 2018 —, em 2020, até o mês de dezembro, serão geradas 150 mil vagas no mercado de construção, de acordo com José Carlos Martins, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

Por conta das facilidades no financiamento de imóveis em 2020, somada à baixa das taxas de juros e aumento de competitividade entre os bancos, acredita-se que o número de vagas de emprego do setor possa ser até mesmo superior ao esperado.

O que as empresas buscam

Especialistas apontam que o mercado da construção civil 2020 têm buscado profissionais multifuncionais, especialmente em cargos mais altos do setor. Mesmo com as empresas buscando funcionários de alto nível hierárquico, as gestões foram otimizadas, com redução de diretores, por exemplo.

Profissionais como especialistas e analistas de engenharia e operação têm sido os mais procurados, uma vez que eles apresentam maior interesse para novos investimentos — outro ponto muito buscado entre os empregadores.

Essas oportunidades de emprego estão concentradas especialmente no Estado de São Paulo, onde há o maior número de bases de incorporadoras. Com isso, a recuperação do mercado será mais acelerada no Sudeste do que nas demais regiões do país.

Segmentos com maior destaque

mercado-construcao-civil

O mercado da construção civil de 2019 começou a apresentar sua recuperação através de alguns setores específicos, que prometem continuar ganhando destaque em 2020.

As reformas, junto com a autoconstrução, foi o que mais contribuiu para os resultados otimistas gerados, ainda, em 2019. O segmento foi alimentado principalmente pelo aumento de vendas de materiais de construção pelas famílias.

Apenas esse segmento aumentou em 3% o PIB nacional de 2019, contando com a companhia de projetos e arquiteturas, com acréscimo de 2,5%, e infraestrutura com aumento de 1% nos números.

Já em 2020 a projeção é de aumento de 3% no PIB, sendo um acréscimo de 4,5% no segmento de autoconstrução e reformas, 2,5% em serviços especializados, 2,3% em edificações e 1% em infraestrutura.

Momento favorece a compra de imóveis

A queda dos juros e facilidade de financiamento de imóveis não apenas favoreceu o mercado da construção civil, mas também as chances de realizar o sonho da casa própria. Se você está buscando por uma nova residência, não deixe de conferir o catálogo do Meu Imóvel.