Assim como os automóveis, os empreendimentos também precisam de um seguro predial em caso de alguma ocorrência acontecer e afetar os moradores de imprevisto. Isso envolve questões desde estruturas contra incêndio e, em alguns casos, até situações de roubo e furto das instalações do condomínio.
Desde 2011, o seguro predial é obrigatório em todos os condomínios brasileiros tendo em vista uma maior segurança a todos os moradores. Confira neste post do Meu Imóvel, mais informações sobre a importância desse recurso, suas principais coberturas e suas vantagens!
Existem três tipos de seguro predial existentes no mercado, sendo que cada um possui características distintas entre si. Enquanto alguns cobrem apenas as áreas coletivas do empreendimento, outros atendem os apartamentos individualmente.
Após conhecer o que é seguro predial, chegou o momento de verificar quais coberturas esse recurso atende em nome do bem-estar dos moradores. Como se sabe, sua contratação é obrigatória em todos os apartamentos novos construídos no Brasil. Confira:
Quando falamos em seguro predial condominial, existem dois tipos de coberturas: a básica simples e a básica ampla. Enquanto uma oferece assistência apenas às situações simples envolvendo a segurança do edifício, a outra passa a atender alguns problemas de roubo e furto.
Aprofundando o assunto, as coberturas básicas simples atendem situações de risco de incêndio, queda de aviões e de raios, e explosões. Caso o imóvel esteja localizado em uma região sujeita a outras catástrofes (terremotos, furacões), isso deve ser mencionado nas cláusulas do contrato.
Já no caso das coberturas básicas amplas são abrangidos todos os casos envolvendo roubos, furtos e problemas elétricos, como curto-circuito. Nesse caso, assim como no simples, podem ser contratados serviços adicionais mediante prescrição no contrato.
Mencionado tudo o que cobre um seguro de condomínio, vamos mostrar um pouco mais detalhado como funciona cada tipo de cobertura básica simples e básica ampla. Confira:
Apesar do seguro predial cobrir uma série de itens, alguns danos são de total responsabilidade do condomínio e, principalmente, do síndico. Nesse caso, podem-se citar:
Contratar um seguro predial é essencial para um condomínio se manter protegido contra uma série de incidentes. Se você está a procura de um apartamento novo onde a seguradora é capaz de fazer a cobertura igual, acesse já o site do Meu Imóvel e encontre diversos lançamentos no estado de São Paulo!
Comprar um apartamento é o sonho de muitos, mas exige planejamento financeiro, especialmente devido ao…
A vida em espaços compactos e integrados, como os lofts, conquistou cada vez mais adeptos…
Se você está buscando um apartamento acessível, o programa Minha Casa Minha Vida é uma…
Comprar um apartamento na planta é uma ótima opção, tanto para quem quer ter sua…
Iniciar a jornada na conquista do lar dos sonhos nunca foi tão acessível e…
Nos últimos anos as mudanças, inovações e evoluções tecnológicas se expandiram rapidamente por vários segmentos…