Na hora de montar o detalhamento do seu Imposto de Renda anual, não basta saber quais propriedades entram nessa lista, também é preciso entender a forma adequada de fazer esse documento. Nesse caso, você sabe como declarar imóvel financiado do jeito correto?
Se a sua resposta for ‘‘não’’, fique tranquilo. A equipe do blog do Meu Imóvel separou um material completo sobre como declarar imóvel financiado no seu Imposto de Renda e, assim, ficar em dia com as suas contas.
Como em outras aquisições feitas por você durante o ano, é relevante ter todos os comprovantes
Além disso, é preciso ter atenção com alguns critérios para ter como declarar no Imposto de Renda o financiamento de imóvel. Por exemplo, entrando na guia de ‘‘bens/direitos’’, serão pedidos dados como: data de compra, valor pago, nome do vendedor, endereço do imóvel, etc.
Já a diferença de como declarar apartamento financiado tem a ver com a descrição da forma pela qual ele foi adquirido, seja à vista ou a prazo. Em alguns casos, é necessário relatar o valor que já foi pago para a construtora, o número de parcelas pagas e a quantidade de prestações restantes.
O imóvel quitado antes do ano passado deve ser incluído na declaração de imposto de renda, com o valor repetido nas colunas de ‘’Situação em 31/12/2019’’ e ‘’Situação em 31/12/2020’’.
Essa quantia precisa ser igual a da escritura e só pode ser alterada se tiverem despesas com reformas no imóvel, gastos com imobiliária, juros de financiamento e Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).
Caso o imóvel já tenha sido declarado antes de 2020, mas você só se lembrou de fazer a declaração do ITBI e corretagem esse ano, esses custos devem ser incluídos na declaração referente ao ano em que os gastos ocorreram por meio de uma declaração retificadora.
Entender que imóvel financiado precisa declarar é tão importante quanto conhecer os outros tipos de propriedades que também devem estar no detalhamento, como declarar um empreendimento financiado por um casal, por exemplo.
A declaração de uma propriedade em financiamento ou que ainda não foi totalmente paga deve se basear no valor pago no ano anterior. Assim, no Imposto de Renda de 2021, é preciso descrever o total pago de janeiro a dezembro de 2020. Por exemplo, se forem 12 parcelas de R$ 4 mil, deve constar a quantia de R$ 48 mil no seu IR.
No momento em que for fazer a declaração do imóvel financiado, é relevante ter atenção com a descrição do valor pago até o momento. Como se trata de uma propriedade parcelada, fica subentendido que ela ainda pertence a uma instituição financeira e não ao seu declarante, e o mesmo ocorre com os consórcios.
Também é necessário saber como declarar imóvel financiado com composição de renda, porque certos detalhes são diferentes da declaração de uma propriedade financiada somente por uma única pessoa. Esse mesmo critério serve para declarar o imóvel na planta.
No caso da composição de renda, é necessário que os compradores façam a descrição da porcentagem paga por cada um separadamente. Se essa informação não constar no contrato de compra da propriedade, é possível declarar uma quantia dividida em partes iguais.
Os contribuintes que eram tidos como ‘‘dependentes’’ ou que não eram obrigados a entregar sua declaração em 2020 passarão a realizar sua própria declaração neste ano. Para isso, devem informar os imóveis que compunham o seu patrimônio antes do ano anterior.
O procedimento não é diferente dos anteriores, porém, como o imóvel já fazia parte do patrimônio do contribuinte anteriormente, a coluna ‘‘Situação em 31/12/2019’’ deve ser preenchida. Ao fazer isso, lembre-se de acrescentar os valores pagos até o momento ou a quantia total do empreendimento, dependendo do caso.
Se você já tem planos de comprar um novo apartamento, nossa recomendação é conferir as novidades do catálogo do Meu Imóvel. Com algumas informações, nossos especialistas oferecem empreendimentos que mais correspondem com seu sonho da casa própria. Para isso, preencha esse formulário e conte com a nossa ajuda na busca pelo imóvel ideal!
Comprar um apartamento é o sonho de muitos, mas exige planejamento financeiro, especialmente devido ao…
A vida em espaços compactos e integrados, como os lofts, conquistou cada vez mais adeptos…
Se você está buscando um apartamento acessível, o programa Minha Casa Minha Vida é uma…
Comprar um apartamento na planta é uma ótima opção, tanto para quem quer ter sua…
Iniciar a jornada na conquista do lar dos sonhos nunca foi tão acessível e…
Nos últimos anos as mudanças, inovações e evoluções tecnológicas se expandiram rapidamente por vários segmentos…