Ao sair em busca de um imóvel novo, precisamos levar em consideração uma série de fatores antes de fecharmos negócio. Dentre eles, podemos citar se a região está bem localizada, possui fácil acesso e se é considerada bairro residencial, comercial ou industrial.
Tendo em vista uma maior tranquilidade, muitos paulistanos preferem morar em regiões residenciais, sem a grande agitação dos centros comerciais. A seguir, conheça as principais diferenças entre os três tipos de bairros e confira alguns voltados para moradia em diversas regiões da cidade!
Existem três tipos de bairros: comerciais, residenciais e industriais. São Paulo possui um pouco de cada um e, muitas vezes, eles estão situados em um único distrito. Por exemplo: o distrito da Mooca é formado pelo bairro comercial de mesmo nome e pelo residencial Água Rasa.
Você gostaria de saber as diferenças entre as características principais de cada região e conhecer mais sobre eles? Então, confira abaixo algumas informações importantes sobre esses diferentes tipos de bairros!
Denomina-se bairro residencial todo aquele que possui a maioria de suas construções voltadas para moradia. Nessa região é onde estão localizados muitos apartamentos novos, que prezam pelo conforto e lazer de seus moradores.
Contudo, neles podem existir uma tímida quantidade de comércios cujos produtos vendidos são voltados para o uso cotidiano. Nesse caso, podemos citar pequenas padarias, farmácias, vendas e mercadinhos.
Mesmo a maioria dos residenciais estarem localizados um pouco afastados do centro da cidade, existem alguns muito próximos do centro expandido e, até mesmo, dentro de um distrito comercial. Por exemplo: o Jardim Anália Franco, na Zona Leste, pertence a região da Vila Formosa.
Os bairros comerciais são aqueles cujo ponto forte são a presença de inúmeros prédios empresariais e vias de comércio popular.
Geralmente situados no centro expandido de São Paulo, os distritos com essa característica são atendidos por diversas linhas de ônibus e metrô. Além disso, possuem infraestrutura composta por hipermercados, restaurantes, hamburguerias, shoppings centers, dentre outros lugares.
Um exemplo de bairro comercial em São Paulo é o tradicional Itaim Bibi! Lá, enquanto a rua Joaquim Floriano e avenida Brigadeiro Faria Lima são voltadas para grandes empresas, a rua João Cachoeira possui mais uma pegada de comércio popular.
No século XX, durante o processo de desenvolvimento da capital paulista, existiam diversos bairros industriais ao longo da cidade. Entretanto, a grande maioria sofreu uma transformação ao longo dos anos e, atualmente, possuem poucos vestígios fabris.
Dentre as antigas regiões industriais mais conhecidas é o distrito da Mooca, zona leste. Por mais que hoje em dia a especulação imobiliária tomou conta do pedaço, no século passado o bairro abrigou as instalações da Arno, Lorenzetti, Ford, dentre outras indústrias.
Agora que você já sabe quais as diferenças existentes entre os três tipos de bairro da cidade, chegou o momento de conhecer algumas regiões residenciais situadas nas diversas regiões de São Paulo. Confira!
Pertencente a prefeitura regional da Vila Formosa, o Jardim Anália Franco é um bairro fundado em 1968 e, atualmente, considerado um dos mais valorizados da cidade.
O bairro possui uma completa infraestrutura, com serviços de educação e saúde disponíveis na região. Podemos destacar um campus da Universidade Cruzeiro do Sul e a unidade Tatuapé do hospital e maternidade São Luiz.
Quando o assunto é lazer, a região conta com o CERET (Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador), com cerca de 286 mil m² de área verde, próximo ao condomínio Première Anália Franco. Além disso, o shopping Anália Franco é uma excelente opção de compras no pedaço e está situado ao lado da futura estação da linha 2-Verde do Metrô.
Um dos bairros mais residenciais da Zona Oeste de São Paulo é a Vila Romana! Pertencente ao distrito da Lapa, essa pequena região de apenas 1 km² tem passado por uma intensa valorização ao longo dessa década.
Suas principais vias homenageiam inúmeras personalidades políticas da Roma Antiga. Podemos citar as ruas Aurélia, Coriolano, Fábia e Vespasiano, onde se localiza as futuras instalações do condomínio Clock Vila Romana onde por muitos anos foi a fábrica da Melhoramentos.
Apesar da características residencial, a Vila Romana fica próximo do Sesc Pompeia e do Bourbon Shopping. Além disso, o bairro abriga o teatro Cacilda Becker, na rua Tito; e a casa de shows Olympia, na rua Clélia.
A Vila Nova Conceição é um dos bairros residenciais da cidade com o metro quadrado mais valorizado, segundo levantamento do Exame feito em 2017.
Pertencente a prefeitura regional da Vila Mariana, o bairro fica ao lado do Itaim Bibi, Moema e Jardim Paulista, e fica a poucos minutos do tradicional Parque do Ibirapuera, o maior da América Latina.
Região bastante arborizada, hoje em dia, inúmeros empreendimentos de alto padrão, somados a uma grande variedade de restaurantes chiques, são facilmente encontrados ao longo de sua extensão.
Imortalizado na canção “Trem das Onze”, de Adoniram Barbosa, o Jaçanã pertence a Zona Norte de São Paulo e, por muitos anos ao longo do século XX, era atendido pelo extinto Tramway da Cantareira.
Com mais de 100 anos de história, o Jaçanã só recebeu esse nome em 1930 devido a grande quantidade da ave desse mesmo nome em toda a região.
Fazendo fronteira com o município de Guarulhos, o bairro ainda fica ao lado dos distritos do Tremembé, Vila Medeiros e Tucuruvi.
Morar em um bairro residencial muitas vezes pode ser a melhor opção para quem deseja fugir da movimentação de regiões comerciais e rodeadas de indústrias. Encontre o apartamento perfeito nessas regiões de São Paulo! Acesse já o site do Meu Imóvel!
Comprar um apartamento é o sonho de muitos, mas exige planejamento financeiro, especialmente devido ao…
A vida em espaços compactos e integrados, como os lofts, conquistou cada vez mais adeptos…
Se você está buscando um apartamento acessível, o programa Minha Casa Minha Vida é uma…
Comprar um apartamento na planta é uma ótima opção, tanto para quem quer ter sua…
Iniciar a jornada na conquista do lar dos sonhos nunca foi tão acessível e…
Nos últimos anos as mudanças, inovações e evoluções tecnológicas se expandiram rapidamente por vários segmentos…