Investir em imóveis se tornou uma opção de renda extra para os investidores. Seja na locação de residências ou na compra e venda das propriedades, a prática chamou a atenção pelos lucros gerados.
No entanto, para que esse tipo de investimento gere o retorno esperado pelo investidor, é preciso analisar uma série de fatores, como a economia nacional, como está o mercado imobiliário e quais os riscos oferecidos pelo setor.
Para te ajudar, o blog Meu Imóvel separou uma série de informações que você precisa conhecer antes de começar a investir em imóveis. Confira a seguir tudo o que você precisa saber antes de fazer o seu dinheiro render no setor imobiliário!
Há alguns meses o mundo foi surpreendido com o surgimento do novo coronavírus, que acabou provocando uma pandemia. Como medida inicial, foi instaurado o isolamento social e, com isso, diversos segmentos sofreram as consequências de uma economia estagnada — inclusive o imobiliário.
No entanto, contrariando todas as expectativas, o mercado imobiliário se recuperou rapidamente e, adaptando-se à nova realidade, em que tudo precisa ser resolvido de maneira on-line, voltou a aquecer o setor, com diversos lançamentos de empreendimentos.
Apesar de o cenário imobiliário estar muito positivo, é preciso acompanhar de perto as mudanças, uma vez que a economia e os demais impactos que o novo coronavírus podem causar ainda são incertos.
Em casos de aluguéis, por exemplo, é preciso analisar se realmente vale a pena ou não. Isso porque, por conta do cenário atual, muitas pessoas estão sem renda ou acabaram perdendo seus empregos. Com isso, esse formato de investimento imobiliário pode ser arriscado.
Mas o que fazer quando o apartamento está difícil de ser locado? Nessa situação, não resta outra opção a não ser arcar com as despesas ou colocá-lo à venda. Uma das soluções para reverter esse problema é alugar o imóvel por um preço mais baixo até a economia se restabelecer completamente.
Para quem deseja investir em imóveis, é recomendado pesquisar qual é o mais vantajoso a ser comprado: na planta, em fase de construção ou pronto. Conheça quais as principais vantagens de comprar um novo imóvel em cada um desses momentos!
Nesse caso, a dica é fechar negócio logo nos primeiros dias de lançamento pois, assim, é possível pagar um valor mais baixo pela propriedade. Com isso, quando o mesmo estiver pronto, você pode vendê-lo por um preço mais elevado e obter grande lucratividade. Por exemplo: se o apartamento custar R$ 600 mil na planta; quando estiver com as obras concluídas, possivelmente não valerá menos de R$ 900 mil.
Se deseja lucrar com o novo imóvel o quanto antes, o ideal é investir em imóveis prontos para morar. Na maioria das vezes, o período correspondido entre o fechamento do negócio e a entrega das chaves não costuma durar mais de 60 dias.
Ao comprar um imóvel nessas condições, não será preciso se preocupar com possíveis atrasos nas obras e o descumprimento do prazo de entrega por parte da construtora. Além disso, um financiamento também é possível, desde que seja dado um valor como entrada.
Para saber como investir em imóveis e o que deve ser feito para conseguir obter o retorno esperado com eles, é preciso manter-se informado sobre a atual situação do país (econômica e política) e, também, do mercado imobiliário. Para isso, acompanhe os conteúdos publicados aqui, no blog Meu Imóvel, e saiba tudo sobre esse segmento!
Comprar um apartamento é o sonho de muitos, mas exige planejamento financeiro, especialmente devido ao…
A vida em espaços compactos e integrados, como os lofts, conquistou cada vez mais adeptos…
Se você está buscando um apartamento acessível, o programa Minha Casa Minha Vida é uma…
Comprar um apartamento na planta é uma ótima opção, tanto para quem quer ter sua…
Iniciar a jornada na conquista do lar dos sonhos nunca foi tão acessível e…
Nos últimos anos as mudanças, inovações e evoluções tecnológicas se expandiram rapidamente por vários segmentos…