Além de toda a parte burocrática e o tempo que uma pessoa espera para ter o imóvel, ainda resta reformar o apartamento novo, podendo ser uma parte complicada para alguns proprietários. Mesmo assim, não tem como ignorar a importância dessa fase, que garante o sucesso da obra.
Para que você não tenha muitas preocupações com isso, o recomendado seja organizado, siga um planejamento e conte com o suporte de profissionais especializados. Além disso, você consegue otimizar tempo e dinheiro conforme a obra for acontecendo.
Saiba que toda reforma pode virar algo complexo, dependendo do tamanho ou do que você pretende fazer no apartamento novo. Que tal criar uma lista separando todas as etapas? Assim, fica mais fácil entender e acompanhar o processo de cada uma das partes que interessam.
A contratação de um arquiteto ou engenheiro é definitiva para o planejamento da obra, pois ele consegue analisar a estrutura do apartamento, normas e regulamentos. O direcionamento desse profissional determina se tem ou não possibilidade da reforma em apartamento ser feita, por conta da experiência com projetos e burocracias, como acompanhamento e aprovação do condomínio.
Depois que as medidas do imóvel são tiradas, você e o profissional passam a definir o projeto de execuções. Essa fase conta com os detalhes que envolvem os materiais, componentes e orçamento de toda a obra, tendo um planejamento de todos os custos com compras desses itens.
Além da aprovação do proprietário, essa parte de reformar o apartamento precisa ser passada para a administração do condomínio. Quando ela for aprovada, é recomendado também pedir a ligação da energia elétrica e água encanada para as empresas responsáveis.
Essa etapa costuma ser bem importante para a mudança que você quer no imóvel, precisando ter cuidado na escolha de colaboradores qualificados. Procurar recomendações de amigos ou parentes pode ser uma boa decisão antes de fechar negócio com trabalhadores desconhecidos.
Junto com a equipe da reforma, façam a cotação dos preços de materiais que devem ser comprados, assim como o cálculo das quantidades necessárias. Essa parte é importante porque acaba evitando desperdícios, além de definir a qualidade dos itens comprados.
Nesse cronograma, as tarefas e fases da obra são decididas com antecedência, assim a reforma de apartamento consegue ser feita do jeito certo. Com a ajuda desse cronograma de execuções, toda a reforma acaba seguindo um fluxo adequado, evitando que conduítes e caixas de parede sejam feitos antes dos acabamentos de tomadas ou interruptores, por exemplo.
Essa acaba sendo a sua principal responsabilidade como dono do apartamento, checando a qualidade do trabalho feito, cumprimento do projeto e prazos na execução da reforma. Além desse gerenciamento, é importante verificar se os materiais são usados da maneira correta pelo pessoal contratado.
Depois de saber como reformar um apartamento novo, veja outras publicações sobre o mercado imobiliário em nosso blog. Tire suas dúvidas sobre financiamento e todos os processos de compra e venda de uma propriedade, além de dicas de decoração que deixarão seu lar ainda mais aconchegante!
Comprar um apartamento é o sonho de muitos, mas exige planejamento financeiro, especialmente devido ao…
A vida em espaços compactos e integrados, como os lofts, conquistou cada vez mais adeptos…
Se você está buscando um apartamento acessível, o programa Minha Casa Minha Vida é uma…
Comprar um apartamento na planta é uma ótima opção, tanto para quem quer ter sua…
Iniciar a jornada na conquista do lar dos sonhos nunca foi tão acessível e…
Nos últimos anos as mudanças, inovações e evoluções tecnológicas se expandiram rapidamente por vários segmentos…