Categories: Decoração e Design

Os tipos de madeira mais utilizados em uma casa

Os diversos tipos de madeira estão há muito tempo presentes na decoração e, até mesmo, na estrutura de nossas casas, proporcionando conforto, beleza e segurança esperados.

Com o passar do tempo, as várias tonalidades e a resistência começaram a ser levadas ainda mais em consideração no momento de criar o design das residências, indo desde o telhado até decks e pisos.

Pensando nisso, o Blog Meu Imóvel separou algumas opções de tipos de madeira para casa que são ideais para cada finalidade: decoração, suporte ou demais locais em que pode ser aplicado. Confira alguns deles a seguir.

Madeiras para piso

Os pisos de madeira nunca saem de moda, pelo contrário! Estão sendo cada vez mais buscados, especialmente, em composições mais modernas, como o taco. Porém, é preciso saber escolher bem a madeira para essa finalidade, uma vez que ela terá que ser resistente a impactos e umidade.

Os tipos de madeiras mais adequados para piso são cumaru, ipê, jatobá, carvalho, peroba, cabreúva, tuari e teca. Esses materiais tendem a ser bem resistentes a impactos e, com o tratamento correto, não sofrerão com manchas ou demais danos causados por respingos de água, por exemplo.

Madeiras para painéis

Um dos melhores tipos de madeira para compor um painel interno, que pode ir desde a base para a televisão até uma parede inteira, dando um ar mais confortável e diferenciado para a residência, é o freijó — que também pode ser utilizado em áreas externas.

Por ter um tom mais claro e ser de alta durabilidade e resistência, essa madeira tende a combinar, perfeitamente, com várias tonalidades, inclusive, com a de outras madeiras. O freijó costuma ser muito utilizado, ainda, para fazer escadas externas ou bancos e coberturas de jardins.

Para quem deseja fazer uma decoração com madeiras mais escuras, o ipê pode ser uma boa escolha. Esse tipo de madeira, inclusive, é muito utilizado em áreas externas, como pergolado, decks e fachadas compostas por madeira e vidro. Sua tonalidade combina perfeitamente com locais com maior incidência de luz e tons claros, como branco e azul.

Teto de madeira

Os tetos de madeira voltaram a ser tendência, apresentando-se de diversas maneiras. Esse tipo de estrutura oferece maior sensação de conforto em dormitórios e, principalmente, em áreas externas, como varandas.

Para essa finalidade, os tipos de madeira mais indicados são peroba, paraju, cambará, maçaranduba, sucupira e garapeira. O eucalipto também pode ser utilizado em tetos, porém exige alguns tipos de cuidados, por ser mais propenso a sofrer com pragas e rachaduras.

Madeira para móveis

Mesas, cadeiras, bancos, bancadas e armários comumente são de madeiras. Além de oferecerem maior resistência que demais materiais, dão um toque especial na decoração da casa.

Atualmente, as madeiras de demolição, madeiras naturais que foram utilizadas em construções, têm sido muito usadas para a confecção de mesas e bancadas, tanto para área interna, quanto para a externa.

Já para quem prefere acabamentos mais delicados, o carvalho é um dos tipos de madeira para móveis mais utilizados, podendo ser encontrado nas cores branca e vermelha.

Já o ipê rosa tem sido muito utilizado em móveis como aparadores, mesas decorativas ou cômodas. Sua cor oferece um diferencial agradável para o ambiente, além de sua durabilidade e resistência. Este tipo de madeira também pode ser utilizado para confeccionar armários.

Outros tipos de madeira para móveis

A cerejeira também é um dos tipos de madeira mais utilizados para a confecção de móveis, em particular, os mais sofisticados. Sua tonalidade castanho-claro tende a combinar com diversos tons e oferece uma sensação maior de conforto ao ambiente.

Há, ainda, a possibilidade de trabalhar madeiras industriais nestes casos, como os móveis em MDF. São facilmente achados e costumam ter um valor mais acessível, sobretudo, quando comparados com os de madeira maciça, por exemplo.

Acompanhe o blog Meu Imóvel

Se você gostou dessas dicas, com certeza, também gostará das demais que estão no blog Meu Imóvel! Confira nossos conteúdos de decoração e design, deixando a sua casa ainda mais aconchegante e moderna com as informações de nossas publicações.

Rafael Machado

Engenheiro, programador, empreendedor e criador do Meu Imóvel.

Share
Published by
Rafael Machado

Recent Posts

Quanto é preciso para dar entrada em um apartamento?

Comprar um apartamento é o sonho de muitos, mas exige planejamento financeiro, especialmente devido ao…

3 semanas ago

O que é um loft? Descubra as diferenças para flats e kitnets

A vida em espaços compactos e integrados, como os lofts, conquistou cada vez mais adeptos…

2 meses ago

Apartamentos Minha Casa Minha Vida 2024: Guia Completo

Se você está buscando um apartamento acessível, o programa Minha Casa Minha Vida é uma…

2 meses ago

5 benefícios em comprar apartamento na planta

Comprar um apartamento na planta é uma ótima opção, tanto para quem quer ter sua…

3 meses ago

Ferramentas Online na Busca de Imóveis

  Iniciar a jornada na conquista do lar dos sonhos nunca foi tão acessível e…

8 meses ago

Inovações Transformam Compra de Imóveis

Nos últimos anos as mudanças, inovações e evoluções tecnológicas se expandiram rapidamente por vários segmentos…

9 meses ago