Marcado pela forte cultura italiana, o bairro da Mooca possui mais de 450 anos e é um dos distritos mais conhecidos da Zona Leste de São Paulo, tanto pela história, quanto pela infraestrutura.
Ocupando uma área de 7,7 km², na divisa entre a zona leste e o centro velho da capital, a Mooca possui, atualmente, uma população de 63.133 habitantes com renda per capita de R$ 4.098,75.
Seu IDH é de 0,909 e, por isso, é considerado uma das melhores regiões para se viver na capital paulista graças a inúmeros bares, restaurantes, clubes, museus e pizzarias presentes no pedaço.
Se você deseja conhecer os porquês de morar na Mooca e aproveitar todo o bem-estar e comodidade oferecidos por ela, confira um guia completo preparado pelo Meu Imóvel sobre a região.
Fundada em 17 de agosto de 1556, apenas dois anos depois do nascimento de São Paulo, a Mooca é um dos bairros mais antigos da capital e, inicialmente, fora habitado por indígenas. Após a chegada dos colonizadores na região, começaram a ser erguidas as primeiras moradias, indagadas pela expressão nativa Moo-oca! – eles estão fazendo casas.
Contudo, foi apenas no século XIX, quando a ferrovia e os primeiros imigrantes italianos chegaram na região, que seu desenvolvimento urbano começou com o aparecimento das primeiras fábricas. O Cotonifício Crespi, fundado em 1896 e considerado por muitos anos como a maior tecelagem da cidade
Já no século XX, o crescimento industrial se intensificou a ponto de, por um tempo, o distrito ser classificado como operário. Dentre as grandes empresas que ocuparam o território mooquense, merecem destaque a Lorenzetti, a Arno, a cervejaria Antárctica e a montadora Ford, gerando emprego para pessoas de todos os cantos de São Paulo.
Atualmente, a Mooca vem cada vez mais perdendo as características industriais, passando a ser considerada uma região comercial e, ao mesmo tempo, residencial. Prova disso é a quantidade de apartamentos novos construídos nos antigos galpões fabris e a alta gastronomia presente em suas pizzarias, bares e restaurantes.
A Mooca hoje é dividida por seus moradores em duas sub-regiões: Alto da Mooca e Parque da Mooca. A diferença entre ambos é simples: enquanto um está situado na porção da avenida Paes de Barros, outro é cortado pelas ruas da Mooca e Tobias Barreto.
No campo da saúde, a região abriga os hospitais Dr. Ignácio Proença de Gouvêa (João XXIII) Sancta Maggiore, São Cristóvão, Cema, Villa-Lobos e Salvalus. Já na área da educação, os destaques vão para as universidades São Judas Tadeu e Anhembi-Morumbi.
A região possui fácil acesso para quem vem dos bairros Brás, Belém, Vila Prudente, Água Rasa, Ipiranga e Cambuci por meio da rua da Mooca, avenida Paes de Barros e a Radial Leste.
Quando o assunto é mobilidade urbana, a Mooca é atendida pelo corredor de ônibus Paes de Barros da SPTrans e diversas linhas de trólebus interligando o centro a zona leste da capital. Nos trilhos, o pedaço é atendido pelas estações Bresser-Mooca (linha 3-Vermelha do Metrô) e Juventus-Mooca (linha 10-Turquesa da CPTM).
Considerado um dos bairros mais italianos de São Paulo, a Mooca possui diversos atrativos que vão desde patrimònios históricos e centros de compras até pizzarias e restaurantes de alta gastronomia.
Conheça a seguir, os principais pontos turísticos da região mooquense e saiba todas as vantagens que você terá ao morar nesse bairro de São Paulo.
Uma das maiores tradições da Mooca é o Clube Atlético Juventus, fundado em 1924 e que, todos os dias, recebe centenas de sócios que vão aproveitar sua piscina e demais espaços de lazer.
Situado na rua Juventus, 690, travessa da avenida Paes de Barros, o salão nobre do espaço abriga diversos eventos e shows musicais ao longo do ano abertos para todos os públicos.
Além disso, o clube integra a modalidade futebolística com o Juventus Futebol Clube, um dos mais conhecidos da cidade. Seu estádio, denominado Conde Rodolfo Crespi, também se localiza na Mooca, na rua Javari, atrás do hipermercado Extra.
Construído no fim do século XIX e, desde 1982, tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado (Condephaat), o Museu da Imigração do Estado de São Paulo é um dos pontos históricos mais famosos da Mooca.
Entre 1882 e 1978, em suas instalações funcionou a Hospedaria dos Imigrantes no qual milhões de pessoas de mais de 60 países passavam alguns dias até serem direcionadas às fazendas cafeeiras.
Reaberto desde 2014, na rua Visconde de Parnaíba, 1316, após passar por uma profunda restauração, o prédio abriga, hoje, um acervo digital e exemplares da antiga hospedaria. Seu grande destaque fica por conta de um grande painel instalado próximo à entrada com o nome de todos os imigrantes que ali passaram em 96 anos.
Aos fins de semana, para fazer uma viagem ainda mais profunda ao passado, a ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) oferece passeios de Maria Fumaça nos antigos trilhos ingleses.
Inaugurado em 2011 nas instalações da antiga fábrica da Ford, o Mooca Plaza Shopping – ou Shopping Mooca – é um dos caçulas da zona leste no setor de compras.
Situado na rua Capitão Pacheco e Chaves, 313, ao lado do viaduto de mesmo nome, o empreendimento conta com dois andares repletos de lojas, como a Brooksfield, Renner, Lacoste e Hering.
Na praça de alimentação do andar superior, reúnem-se diversos restaurantes de alta gastronomia, como o The Fifties, Madero Steak House e uma filial do Hocca Bar – presente no Mercado Municipal.
Assim como os italianos, os mooquenses adoram uma bela fatia de pizza acompanhada de um bom vinho. Por isso, lá é possível encontrar inúmeras pizzarias que oferecem diversos sabores e formatos da redonda mais amada no mundo.
Para acompanhar as pizzas, que tal apreciar os diversos pratos do sul da Europa? Para isso, é só visitar os vários restaurantes na Mooca com massas saborosas em ambientes com decoração tipicamente napolitana.
Hoje em dia, é difícil encontrar alguém que não seja apaixonado por hambúrgueres. Confira abaixo uma seleção das principais casas de lanches presentes em terras mooquenses:
Padarias é o que não faltam nesse tradicional bairro da zona leste paulistana! Desde buffets matutinos até jantares: tudo é oferecido por elas pensando em oferecer o melhor serviço aos seus clientes.
Aos amantes da vida noturna, a Mooca reúne inúmeros bares no qual é possível apreciar aperitivos enquanto músicas ao vivo são tocadas para o público. Conheça os principais do bairro:
Comprando um apartamento na Mooca, você irá morar em um bairro com total infraestrutura, facilidade de acesso e diversos atrativos para todos os gostos e idades. Por isso, não perca mais tempo e acesse já o site do Meu Imóvel para conferir nossas opções de empreendimentos nesse tradicional distrito da capital paulista!
Comprar um apartamento é o sonho de muitos, mas exige planejamento financeiro, especialmente devido ao…
A vida em espaços compactos e integrados, como os lofts, conquistou cada vez mais adeptos…
Se você está buscando um apartamento acessível, o programa Minha Casa Minha Vida é uma…
Comprar um apartamento na planta é uma ótima opção, tanto para quem quer ter sua…
Iniciar a jornada na conquista do lar dos sonhos nunca foi tão acessível e…
Nos últimos anos as mudanças, inovações e evoluções tecnológicas se expandiram rapidamente por vários segmentos…