Categories: Estilo de Vida

A importância de saber a orientação solar dos apartamentos

Fonte de energia para o ser humano, o sol é amado por muitas pessoas e, ao mesmo tempo, odiado por outras. Contudo, o que poucos sabem é que essa estrela do sistema solar proporciona inúmeros benefícios aos apartamentos, principalmente com relação a iluminação de acordo com a orientação solar.

Por isso, mesmo atingindo todos os imóveis em horários distintos, a posição do sol é um ponto importante a ser levado em consideração ao adquirir novos apartamentos. Para te ajudar a escolher o imóvel ideal e sua localização perante os raios solares, conheça algumas informações importantes sobre o assunto a seguir!

Sol de manhã: acorde sentindo essa energia

Logo no amanhecer e ao longo de toda a manhã, a intensidade do sol tende a ser menor, ocasionando uma temperatura menos elevada em todo o apartamento. Mesmo assim, seus cômodos ficam bem iluminados e arejados, sem ser preciso acender as lâmpadas para obter claridade.

Principalmente no verão, apartamentos onde o sol irradia até o meio-dia tendem a ficar mais fresquinhos à noite, quando a maioria das pessoas já estão em casa.

Sol à tarde: ideal para quem curte altas temperaturas

Por outro lado, construções onde essa “bola de fogo” costuma visitar no período da tarde tendem a ficar mais quentes e abafadas principalmente em dias com temperatura acima dos 30ºC.

Além disso, a radiação solar pós meio-dia costuma ser mais intensa e com maior concentração de raios ultravioleta. Isso também colabora para aquecer ainda mais os cômodos do imóvel que estarão quentes à noite.

Os benefícios da energia solar em um apartamento

Como dito anteriormente, a energia proveniente do sol oferece inúmeros benefícios às pessoas e seus apartamentos. Confira a seguir um pouco mais sobre cada benefício de ter luz solar em casa!

  • Economizar eletricidade é o sonho de muitos brasileiros que desejam não pagar altas contas no fim do mês! Abrindo as janelas do apartamento, o sol consegue entrar em todos os cantinhos do lar, deixando-o com as luzes apagadas o máximo de tempo possível, principalmente no horário de verão;
  • Durante o inverno, os apartamentos com incidência solar tendem a ficar mais aconchegantes. Em aspectos econômicos, essa vantagem evita que você use aquecedores para esquentar sua habitação,
  • Fungos e concentração de mofo são duas coisas indesejáveis, pois podem prejudicar e muito a saúde! Permitindo a entrada do sol em seu lar, esses pequenos incômodos não irão existir e problemas respiratórios não afetarão seu organismo.

Como saber o horário que o sol irá bater em determinado cômodo?

Existe uma técnica muito simples de saber a orientação solar em relação ao apartamento novo que você deseja comprar!

Pelo fato do Brasil estar situado no hemisfério sul do planeta, a incidência dos raios solares tende a ser maior nos locais apontados como norte pela bússola. Já nos pontos marcados como leste, oeste ou sul o sol não costuma ser muito forte.

Geralmente, a melhor orientação solar para quartos pode ser aquelas não indicadas como norte, pois, caso contrário, o sol se fará presente nesse cômodo nos doze meses do ano.

É importante lembrar que, salas, dormitórios e varandas, por serem ambientes mais frequentados, precisam receber maior quantidade de energia solar em relação a cozinha e lavanderia.

No entanto, isso não significa que esses dois últimos aposentos mencionados não precisam receber a visita do sol. Afinal, se ele não aparecer na lavanderia, suas roupas terão mais dificuldade em secar, por exemplo.

Sol em excesso pode prejudicar a mobília do imóvel

Apesar de todos os benefícios proporcionados pelo sol em um apartamento, alguns cuidados precisam ser tomados para ele estragar seus móveis.

Mobiliários feitos com madeira, por exemplo, se ficarem muito expostos a energia solar podem acabar ficando desbotados e, consequentemente, perdendo seu charme. Além disso, os cuidados com eles precisam ser redobrados durante o verão, quando os siriris costumam entrar no imóvel e, após virarem cupim, acabam corroendo todo o móvel.

A pintura e revestimento dos cômodos também podem ser danificados caso fiquem muito tempo expostos ao sol. Isso é perceptível quando ambos começam a descolorir e apresentar rachaduras.

Outro cuidado importante diz respeito aos aparelhos eletrônicos, sensíveis a temperaturas externas elevadas. Principalmente no verão, eles esquentam mais do que o normal e, consequentemente, podem pifar em caso de descuido por parte do morador.

Uma das soluções possíveis para evitar ao máximo esses problemas, é instalar cortinas ou persianas nas janelas de modo a inibir o sol sem perder sua luminosidade.

A orientação solar é muito importante no momento de decidir qual é o apartamento mais adequado ao seu estilo de vida. Por isso, agora que você já sabe como escolher o imóvel ideal de acordo com a posição do sol, que tal acessar o site do Meu Imóvel? Lá, você encontra inúmeras opções de empreendimentos no estado de São Paulo!

Rafael Machado

Engenheiro, programador, empreendedor e criador do Meu Imóvel.

Share
Published by
Rafael Machado

Recent Posts

Ferramentas Online na Busca de Imóveis

  Iniciar a jornada na conquista do lar dos sonhos nunca foi tão acessível e…

4 semanas ago

Inovações Transformam Compra de Imóveis

Nos últimos anos as mudanças, inovações e evoluções tecnológicas se expandiram rapidamente por vários segmentos…

2 meses ago

Comprar ou alugar? Investir em imóveis é mais inteligente!

A decisão sobre comprar ou alugar um imóvel sempre gera dúvidas e faz com que…

2 meses ago

Entenda como a redução da taxa Selic impacta positivamente o mercado imobiliário

O cenário para o mercado imobiliário em 2024 pode ser encarado como otimista. E esse…

3 meses ago

Desvendando o segredo do lar perfeito: elementos essenciais na busca por um imóvel

No desafiador universo da busca por um novo lar, cada fase da vida apresenta seus…

5 meses ago

10 dicas para encontrar o imóvel ideal e que atenda às suas necessidades

A procura por um novo lar muitas vezes revela-se uma verdadeira saga, especialmente para aqueles…

5 meses ago