Briga em condomínio, infelizmente, é algo comum nos residenciais. Seja por causa do barulho excessivo, o carro mal estacionado na garagem ou qualquer outro tipo de inconveniência, cria-se uma confusão entre os vizinhos do prédio. Mas, nesses casos, a quem recorrer para a resolução da confusão?
Por se tratar de ambiente residencial, a primeira pessoa que passa na mente para resolver os conflitos entre os vizinhos é o síndico. Porém, mesmo ele sendo o representante legal dos moradores, não é sua responsabilidade apaziguar os ânimos em uma confusão de condomínio.
Contudo, o síndico pode, sim, ser acionado se a briga no condomínio estiver afetando o bem-estar dos demais moradores, como constantes brigas de casais — que podem, inclusive, serem multados por conta do barulho —, ou se houver atos de vandalismo nas áreas do residencial.
O Sindicato Patronal de Condomínios, o Sipces, afirma que o síndico não pode atuar como autoridade em segurança, e qualquer pessoa, em caso de atos de violência, deve acionar a polícia, mesmo que esta aconteça dentro do apartamento do agressor.
Em um condomínio, leis e regras devem ser estabelecidas para uma boa convivência dos moradores. Quando o desentendimento das pessoas está relacionado com o residencial, como o uso das áreas comuns, o síndico pode ser apontado como o mediador da situação, buscando um meio-termo para o problema.
Porém, este é o limite do síndico. Se a briga de condomínio tomar outra dimensão e se transformar em um desentendimento de ordem pessoal, o responsável pela ordem do residencial não terá obrigação de intervir, a não ser que haja a necessidade de acionar a polícia ou demais órgãos.
A maioria das brigas entre os vizinhos tem relação com as regras de condomínio. Muitos dos desentendimentos, inclusive, costumam surgir durante assembleias, ao se discutir o uso devido da garagem e áreas comuns. Os casos mais frequentes são:
Pode-se afirmar que a inadimplência é uma das grandes responsáveis pelas brigas em condomínio, uma vez que interfere diretamente no orçamento do residencial. Nesse caso, é importante que o síndico tente resolver a questão amigavelmente, sem causar constrangimento ao inadimplente durante as assembleias.
Nas regras de um condomínio, geralmente, são permitidos animais de estimação, desde que sejam respeitadas algumas normas, como utilizar o elevador de serviço quando estiver com seu cãozinho ou garantir que seu gato não perturbe os vizinhos.
No entanto, mau cheiro e barulhos, como miados e latidos, são queixas comuns em condomínios. Nesse caso, o síndico pode conversar com os donos de pets amigavelmente, reforçando as normas para os bichinhos e, assim, resolver a questão.
As vagas de garagem também se fazem presentes, com frequência, na lista de brigas em condomínios. A forma de distribuição das vagas e veículos mal estacionados, atrapalhando a circulação na garagem, são alguns dos motivos de discussões entre vizinhos.
Reformas nas áreas comuns, uma festa que passou o horário determinado ou, até mesmo, reuniões privadas nos apartamentos vizinhos são as principais causas de estresse entre os moradores de um condomínio. Para que isso não aconteça, é importante o residencial trabalhar campanhas de conscientização, além de tratar sobre o assunto em assembleias.
É comum que hajam desentendimentos durante as assembleias, uma vez que as ideias e as determinações podem não agradar a todos os moradores. Quando o assunto for a medida anunciada em questão, é possível que o síndico busque soluções que agradem a todos.
Agora, se a confusão consistir em troca de ofensas entre os moradores, o síndico não tem o dever de intervir. Aliás, em casos de discussões mais sérias, o envolvimento do síndico pode piorar a situação e exaltar, ainda mais, os ânimos. Nesses casos, o recomendado é acionar a polícia.
Agora que você sabe como se portar e quem acionar durante uma briga em condomínio, que tal acompanhar os conteúdos do Blog Meu Imóvel para se manter por dentro das novidades e informações sobre o bom convívio e regras de um residencial?
E, se você está à procura de um apartamento, confira o catálogo do Meu Imóvel. De acordo com o seu perfil, oferecemos as melhores opções disponíveis, que prometem atender, perfeitamente, ao seu estilo de vida e às suas necessidades.
Comprar um apartamento é o sonho de muitos, mas exige planejamento financeiro, especialmente devido ao…
A vida em espaços compactos e integrados, como os lofts, conquistou cada vez mais adeptos…
Se você está buscando um apartamento acessível, o programa Minha Casa Minha Vida é uma…
Comprar um apartamento na planta é uma ótima opção, tanto para quem quer ter sua…
Iniciar a jornada na conquista do lar dos sonhos nunca foi tão acessível e…
Nos últimos anos as mudanças, inovações e evoluções tecnológicas se expandiram rapidamente por vários segmentos…