Geralmente, ouvimos de pessoas mais experientes que o investimento imobiliário é um dos melhores meios para ter um acúmulo financeiro no futuro. Isso porque esse tipo de aplicação garante estabilidade e segurança, sem contar a possibilidade de construir um patrimônio mais lucrativo.

Porém, algumas dúvidas comuns são: como realizar esse tipo de investimento do jeito certo? Quais são os melhores tipos para investir? Vale mesmo a pena comprar e vender imóveis? Confira tudo isso e muito mais com as informações relevantes que separamos para quem quer começar nesse tipo de negócio.

Imóvel próprio não é investimento

casal de mudançaÉ normal que a maior parte das pessoas acredite que comprar a casa própria seja um tipo de investimento, porém, na verdade, caso esta seja a sua própria moradia, trata-se de um custo. Por isso, considere como investimento tudo aquilo que rende um retorno financeiro para você, como ter uma casa na praia própria para alugar, enquanto você reside em um apartamento na cidade, por exemplo.

Além disso, se você tiver um imóvel desabitado em um local que passe por uma valorização, há a possibilidade de vendê-lo e direcionar esse valor para uma aplicação financeira em fundo imobiliário, por exemplo. Assim, você poderá obter algum lucro com essa movimentação favorável do mercado.

Como ter o seu fundo de investimento imobiliário

O investimento imobiliário é aquele feito pelo setor que cuida de empreendimentos. Seja para comprar casas, apartamentos ou terrenos, você consegue lucrar com aluguel ou uma renda no futuro.

Fora isso, é possível realizar aplicações financeiras no ramo imobiliário por meio de ações, títulos ou fundos de investimentos, por exemplo. Para saber como investir em fundos imobiliários, é essencial entender as opções disponíveis para todos os perfis de investidores.

Melhores opções para investimento imobiliário

Entre os melhores fundos imobiliários para investir, está a compra direta ou na planta do imóvel, assim como títulos e fundos imobiliários que se mostram bons para quem está buscando vantagens ao fazer essas aplicações financeiras.

Os títulos imobiliários são créditos emitidos pelos bancos com a intenção de financiar as operações do setor, sejam empréstimos ou financiamentos, por exemplo. Eles fazem parte da categoria de renda fixa. 

Assim, o investidor pode tê-los e resgatar a aplicação, recebendo o montante somado aos juros, tendo diferenças disponíveis no mercado, como LCI (Letra de Crédito Imobiliário), CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários) e LH (Letras Hipotecárias).

Já os fundos imobiliários reúnem pessoas que realizam aplicações em grupo no setor. Desse modo, cada investidor é um cotista e recebe os rendimentos proporcionais ao número de cotas a que tem direito. Os recursos são direcionados para imóveis físicos ou ativos do mercado, sendo classificados em três grupos: fundos de tijolo, papel e híbridos.

Terrenos

Fazer a compra de um terreno em uma região que ainda não está desenvolvida ou em bairros próximos, que já são habitados e desenvolvidos, trata-se de um lucro quase garantido. Isso ocorre, pois, esse tipo de localização tende a passar por melhorias, como o crescimento de comércios, atraindo quem quer uma nova residência.

Existem várias construtoras que costumam buscar por terrenos em regiões desse tipo para criar condomínios, por exemplo. Assim, elas podem pagar um valor bem acima do preço do seu terreno. Outro ponto vantajoso para quem está interessado em comprar esse tipo de investimento imobiliário é o valor final do imóvel, sendo bem menor que uma casa construída.

Apartamentos na planta

Esta pode ser a escolha mais arriscada na hora de investir em imóveis porque você acaba dependendo mais da construtora que dos proprietários em si. Entretanto, para quem deseja correr esse risco, pode ser um negócio bem lucrativo.

Saiba que é possível revender esse imóvel depois de um ou dois anos do começo da construção. Além disso, o lucro do investimento desse apartamento acontece conforme a utilização da técnica de multiplicar a rentabilidade pelo endividamento, mesmo após a entrega.

Construir para vender/alugar

Esta prática mistura a compra do terreno com o aluguel ou a venda do imóvel. Quando uma casa está pronta e é comprada, estão inclusos o custo da construção e a taxa de lucro, sendo um valor muito alto, na maioria dos casos.

Quando você compra e constrói em um terreno, o lucro da venda é muito maior que o custo do empreendimento. Fora isso, é possível alugar por um período e usar essa renda para finalizar a construção, começar outra ou até investir em fundo imobiliário.

Imóveis usados

Quem está buscando um imóvel para morar, dificilmente vai gostar de uma residência já utilizada. Esse tipo de público acredita que comprar uma casa assim é sinônimo de gastar com mais reformas e reparos.

Desse modo, o dinheiro que for economizado nessa compra pode ser investido em fundos de investimento imobiliário, tornando a renda muito mais lucrativa. Consequentemente, o investidor pode vendê-lo por um preço mais alto e aproveitar para investir em ações, por exemplo.

Aluguel

As alternativas de imóveis que podem ser alugados são bem variadas: flats, lojas, galpões, salas comerciais, casas populares ou de veraneio. Por isso, para ter lucro com essa opção de investimento imobiliário, é preciso avaliar cada tipo de negócio e qual está mais em alta no momento.

Lembre que investir em aluguel de imóveis te garante uma renda extra mensal, porém apenas durante o tempo que a casa estiver locada. Com isso em mente, fique preparado para dar conta dos gastos extras nesses períodos de desocupação.

O Meu Imóvel te ajuda a entender sobre investimento imobiliário

Agora que você já conhece mais sobre investimento imobiliário, fica mais fácil planejarnegociação de imóvel sua vida financeira e dar um destino mais consciente para os seus recursos, não é? Por isso, não esqueça de conferir outros conteúdos informativos desse tipo por meio das nossas publicações aqui, no blog do Meu Imóvel!